A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Confira os ambientes internos da CASACOR São Paulo 2023

Confira os ambientes internos da CASACOR São Paulo 2023


36ª edição da mostra vai até dia 06 de agosto no Conjunto Nacional

A CASACOR São Paulo, principal evento da mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, começa nesta terça-feira, 30 de maio, e segue até 06 de agosto, no Conjunto Nacional, com o tema Corpo&Morada. A proposta da 36ª edição é a de trazer novas leituras e abordagens para tratar de grandes questões do nosso tempo como inclusão, diversidade e sustentabilidade. Os profissionais do elenco 2023 apresentam projetos em referência à pele em que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta.

AD VP CASACOR23 RafaelRenzo 10

Este ano, a mostra está num espaço ampliado, com mais de 11.000m² de área construída, e ocupa o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes, que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do icônico edifício, ao longo do circuito com 73 ambientes. A implantação vai surpreender ao abrigar 22 estúdios e lofts, 11 casas, 14 jardins, praças e ilhas de bem-estar, 6 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex com espaço família, 6 lojas e operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria/chapelaria e lounge), 5 áreas de exposições e instalações artísticas, além de espaços variados. Confira os ambientes internos da mostra:

Adriana Valle e Patricia Carvalho | Casa que Abraça

Diretamente do Rio de Janeiro, a dupla à frente da MIGS Arquitetura traz um pouco de mar e floresta para seu primeiro projeto na CASACOR paulistana (após sete na mostra carioca). A referência à paisagem vem da tela bordada com miçangas pela artista Mucki Skowronski. Exuberante, a obra orientou a distribuição de pontos de cor sobre a base neutra do ambiente, no qual a madeira predomina. Outras texturas surgem com o uso de cobogós cerâmicos, desenhados pelas profissionais. O nome do espaço entrega o desejo de valorizar o convívio e o aconchego.

AD VP CASACOR23 RafaelRenzo 10

Altera Arquitetura | Ninho & Aspargos 

Galhos secos de jabuticabeira adornam a estrutura de madeira à entrada do restaurante Badebec e remetem ao conceito primordial de lar: o ninho. O trabalho do arquiteto Renan Altera causa impacto devido aos muitos cenários de luz, que ajudam também a delimitar o canto de espera, o bar e o salão principal. Olhos atentos para o inusitado forro do teto, feito de ramos de aspargos desidratados, a paleta viva e as muitas obras de arte que se espalham pelos 320 m² do ambiente.

alteraarquitetura andremortatti 7

Andressa Danielli e Vanessa Pasqual | Bilheteria Elemento 

Conforto, brasilidade e uma releitura da cúpula do Conjunto Nacional – em tela tensionada iluminada, de material sustentável – são os principais atrativos no ambiente criado pela dupla que comanda a AD|VP Arquitetura. Em sua estreia na CASACOR, as profissionais apresentam bilheteria, chapelaria e lounge de entrada, distribuídos numa área de 120 m². O mobiliário e o tapete de formas orgânicas, as obras da artista Gabriela Schattan e o paisagismo com espécies nativas, como jabuticabeira, pacová e filodentro-brasil, realçam o clima de acolhimento na chegada à mostra.

Andressa Danielli e Vanessa Pasqual

Anna Yuri e Jefferson Anthero | Loja Perigo 

As linhas sinuosas da paisagem do Rio de Janeiro versus os traços retos do skyline paulistano: esse e outros contrastes desenham o projeto com o qual a marca carioca de streetwear Perigo desembarca em São Paulo. Na primeira participação de Anna Yuri e Jefferson Anthero na CASACOR, a dupla também aposta na junção de concreto e latão. A parede curva reforça a identidade da loja e o revestimento feito de resíduos têxteis traz o tema da sustentabilidade. Entre as obras de arte espalhadas pelo ambiente de 73 m², há uma instalação de Nara Ota.

Anna Yuri e Jefferson Anthero

ARQTAB - Maycon Fogliene  | A Casa do Ser

O desenho universal inspira o loft de 67 m², no qual o arquiteto Maycon Fogliene e as arquitetas Thamires Mendes e Audrey Carolini, sócias no ARQTAB, propõem uma reflexão sobre a democratização do uso dos espaços. A ideia é que diferentes tipos de corpos tenham autonomia para circular entre quintal, cozinha, salas de jantar e estar, quarto, home office e banheiro, projetados com soluções de acessibilidade. Nos acabamentos, destacam-se elementos que remetem à estética das casas de vila paulistanas dos anos 1980 para trazer a sensação de pertencimento e despertar memórias afetivas nos visitantes.  

ArqTab e Maycon Fogliene

Augusta Pastor e Santiago Roose | Planeta Fitocêntrico

Como serão os espaços que habitaremos no futuro? A reflexão serviu de base ao projeto dos peruanos do Studio Allá, estreantes na mostra brasileira. A arquiteta e o paisagista e designer adotam uma visão fitocêntrica em sua instalação de 70 m², abordagem segundo a qual as plantas são protagonistas na criação dos ambientes. O pátio reúne mandacarus e bromélias gigantes do Brasil, dispostos em duas grandes caixas de vidro. Ao centro, a bancada de espelhos, projetada pelo estúdio, faz companhia à mesa desenhada por Ettore Sottsass.

Augusta Pastor e Santiago Roose

Barbara Dundes Arquitetura | Casa Morada

Usar, de fato, cada canto da casa e mantê-la recheada de histórias é uma das premissas da arquiteta Barbara Dundes em seu espaço de 82 m²: a profissional tomou emprestado o poema “Casa Arrumada”, de Carlos Drummond de Andrade, para guiá-la na criação. Piso de pedra, iluminação sutil, filtrada por telas tensionadas, forro de madeira e um bom punhado de memórias afetivas preenchem o ambiente, que também investe no paisagismo em pontos estratégicos, como se o morador abrisse uma janela para o jardim.

Barbara Dundes Arquitetura

BC Arquitetos | Casa LG

Bruno Carvalho e Camila Avelar propõem, no espaço de 300 m², um olhar para a ancestralidade com o objetivo de expor soluções que promovem uma conexão profunda entre o ser humano e a casa. A dupla de arquitetos escolheu materiais naturais, como a terra, e a cor magenta como elementos de destaque para criar uma atmosfera afetiva e sensorial. Em contraponto, os produtos com tecnologia de ponta da LG equipam os ambientes ao lado de peças de arte e design brasileiras.

BC Arquitetos

Brunete Fraccaroli Arquitetura & Interiores  | O Reverso do Metaverso 

A maneira como os espaços são projetados para acomodar o corpo humano - tanto no mundo real quanto no digital - cai na rede da desbravadora Brunete Fraccaroli, que trata dos dois universos nesta edição da mostra. Ao longo dos 180 m² de seu ambiente, que abriga sala, cozinha, quarto, closet e banheiro, as intervenções artísticas merecem olhar atento, como os pássaros banhados a ouro de Pedro Yossef. No Metaverso, também contemplado, o estúdio tem um morador ilustre: o apresentador Amaury Jr.

Brunete Fraccaroli Arquitetura Interiores

Bruno Moraes | Cozinha Funcional

Em sua estreia na mostra, o arquiteto Bruno Moraes assina um espaço de 75 m² com atmosfera aconchegante e permeado por elementos rústicos. Logo na entrada, os visitantes podem interagir com a fachada de brises de madeira, que abrem e fecham para promover a renovação do ar e ajustar a temperatura e a luminosidade do ambiente. Formas orgânicas na arquitetura e no mobiliário reforçam a sensação de acolhimento, enquanto os elementos brasileiros, como as fotografias feitas por Rogério Fernandes em comunidades indígenas, trazem identidade à decoração.    

Bruno Moraes Cozinha Funcional Ambiente 69 Fotos Guilherme Pucci

Cacau Ribeiro Interiores | Minha morada, meu canto

Três áreas de bem-estar oferecem conforto para o corpo, a mente e a alma no living de 70 m² assinado pela designer de interiores Cacau Ribeiro: os cantos de spa, ioga e tecelagem (com peças de Juliana Maia). A profissional, estreante na mostra paulistana após três participações em Ribeirão Preto, cuidou pessoalmente da curadoria de obras de arte do ambiente, que inclui trabalhos de Laura Gorski e Will Sampaio. Móveis desenhados por Alfio Lisi, Fernando Prado e John Graz, entre outros, complementam a marcenaria exclusiva, projetada pelo escritório.

Cacau Ribeiro Interiores

Caio Bandeira e Tiago Martins | Futuro Urbano By Peugeot

A defesa do projeto dos profissionais à frente do escritório Architects + CO é filosófica. “A cidade é corpo e morada para nossas casas”, acreditam Caio e Tiago, que se dividem entre São Paulo e Bahia. Com a mostra situada num dos lugares mais ruidosos da capital paulista, o loft assinado por eles propõe um oásis de conforto sonoro, térmico e visual. Isso acontece graças ao sistema construtivo, que tira partido de painéis termodinâmicos, e ao intrincado trabalho de iluminação, responsável por destacar os jardins ao redor. Símbolo de silêncio e sustentabilidade, o carro elétrico e-2008, lançamento da Peugeot, se integra totalmente à proposta do ambiente.

CAIO BANDEIRA FOTO RENATO NAVARRO 001

Carla Felippi | Casa em Mykonos 

Com atmosfera mediterrânea, o espaço de 345 m² oferece uma experiência sensorial por meio de aromas, sabores e estímulos audiovisuais. A proposta é fazer com que o visitante se sinta em casa e escolha onde deseja apreciar a saborosa culinária grega do restaurante MYK — nas mesas de jantar, no home theater, na sala de estar ou no terraço. A arquiteta Carla Felippi apostou numa decoração com materiais naturais, como madeira e pedra, que evocam o visual da ilha de Mykonos, conhecida por ter uma paisagem repleta de casinhas brancas.

CAIO BANDEIRA FOTO RENATO NAVARRO 001

Carlos Navero Arquitetura e Interiores | Hall do colecionador

Concebido para um apaixonado por arte e design, o ambiente de 35 m² do arquiteto Carlos Navero ganha sofisticação graças a um cuidadoso garimpo de obras, que inclui o vaso de Gaetano Pesce, a escultura de Sônia Menna Barreto e a pintura de Luiz Martins. O acervo fica exposto num ambiente definido pelas composições marcantes: mix de texturas, mobiliário assinado e revestimentos com personalidade, em especial o piso de pastilha cerâmica hexagonal e o papel de parede geométrico aplicado ao teto.

Carlos Navero

Caru Cunha, Nana Cunha e Silvia Camargo | Livraria Com Arte 

Na livraria projetada pelas arquitetas Caru Cunha e Silvia Camargo junto com a artista plástica Nana Cunha, o fundo escuro das paredes foi pensado para destacar as publicações como se elas estivessem exibidas num palco. Telas coloridas distribuídas pelo ambientes enriquecem o cenário, assim como as muitas referências à brasilidade. O layout  convida os visitantes a explorar esse espaço repleto de formas de arte - estejam elas publicadas ou emolduradas.

Caru Cunha Nana Cunha e Silvia Camargo Foto carolinamossin 06

Cilene Lupi | Um lar para apertar o pause 

Criado para uma jovem da geração Z, que precisa de um lugar para recarregar as energias e se divertir, o apartamento de 88 m² é dividido em sala, cozinha, quarto e espaço gamer — ponto alto do projeto de Cilene Lupi. O ambiente dedicado aos jogos eletrônicos foi concebido como um casulo, demarcado pela cor preta e preenchido com equipamentos potentes, mobiliário confortável, detalhes curvilíneos e iluminação especial. Personagens de desenhos animados também figuram no décor e representam a infância da moradora idealizada pela arquiteta.

CileneLupiCASACOR23 RafaelRenzo 72

Cristiane Pepe, Maria Clara Marback e Ecatherina Brasileiro | Ares da Terra 

Um casal paulista apaixonado pelo nordeste: assim são os personagens imaginados pelas arquitetas Cristiane Pepe, Maria Clara Marback e Ecatherina Brasileiro para habitar o loft de 124 m². Inspiradas pela natureza, elas utilizaram madeiras, fibras e tons terrosos a fim de criar um visual despojado em todo o ambiente. Há também a influência da biofilia, representada por um pórtico coberto de musgo do deserto. A decoração valoriza os móveis assinados por designers brasileiros, as esculturas da artista baiana Nádia Taquary e as peças de macramê do artesanato regional. 

Cristiane Pepe

Da Hora Arquitetura | Loft Vastu 

Após várias participações na CASACOR Rio de Janeiro, a arquiteta Bianca da Hora estreia na mostra paulistana com um loft de 120 m² inspirado na essência do carioca e na busca pela harmonia entre os elementos naturais e a arquitetura – uma referência à técnica milenar indiana do vastu shastra (ou “ciência da arquitetura”). Dividido em living, cozinha, varanda e lavabo, o espaço combina diferentes tons e texturas, ora da madeira, ora das pedras e seus acabamentos, além de acervo rico em arte, design e mobiliário brasileiro.

www.biancadahora.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @dahoraarquitetura | +55 21 2486-0426

Da Hora Arquitetur

Dani Vit Arquitetura | Rest Room  

A área de descanso para os visitantes da mostra, com fraldário e banheiros unissex, soma 30 m². Segundo a arquiteta Dani Vit, o ambiente é um convite à pausa, iluminado de modo a garantir o clima intimista e a privacidade. No canto reservado a cuidar dos bebês, a profissional escolheu uma paleta clara e instalou um espelho no teto para os pequenos se olharem enquanto os pais os trocam. Protagonistas do ambiente, as cortinas de veludo bordô envolvem a bancada e criam uma atmosfera sensorial graças às ondulações suaves e ao toque macio.      

www.danivitarquitetura.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @danivitarquitetura | +55 11 98688-5000

Dani Vit Arquitetura

Daniel Szego e Fredy Terzian | Banheiro da Família 

Materiais resistentes, que toleram repetidos usos, dão forma ao ambiente de 54 m², projetado pelos arquitetos à frente do escritório Geração Arquitetura em sua primeira participação na CASACOR. Entre eles, estão as telas de aço pré-fabricadas, que serão reaproveitadas ao fim do evento, e o concreto modular, utilizado no balcão multifuncional, onde foi instalado um filtro de água. O tema central da mostra se revela no espaço acolhedor, com vista para o terrário, planejado para que as mães possam amamentar seus pequenos perto do verde. 

www.geracaoarquitetura.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @geracaooarquitetura | +55 11 99914-1673

Daniel Szego e Fredy Terzian

Eduardo Baldelomar | UYUNI Lounge The — Bar

Inspirado na paisagem e na cultura do Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo, o projeto de Eduardo Baldelomar resgata traços da arte, da natureza e da arquitetura vernacular dessa região andina. Na loja conceito criada para a Diageo, o arquiteto boliviano – veterano da CASACOR em seu país e estreante na mostra paulistana – ocupou metade dos 60 m² do ambiente com um grande balcão, cujo revestimento remete à rusticidade das pedras de sal usadas nas construções locais.

www.eduardobaldelomar.com | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @eduardobaldelomar_designer | +55 11 91550 2941

Eduardobaldelomar FotEvelynMuller

Érica Salguero Arquitetura | Espaço Solitude 

A arquiteta e designer de interiores Érica Salguero convida os visitantes do seu loft de 66 m² a se desligarem do mundo, num exercício de introspecção e contemplação. Mármore, couro e madeira aparecem entre as muitas texturas do ambiente e ganham relevo devido ao rico projeto de luminotécnica. “O nome Solitude simboliza um período de autoconhecimento, reflexão e conexão com a natureza. É um estado mental em que o indivíduo está em paz consigo mesmo, inclusive quando está sozinho”, diz Érica, em sua sexta participação na mostra.

ericasalguero.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @ericasalgueroarquitetura | +55 11 2093-8658

Erica Salguero Arquitetura

Ester Carro | Espaço Motirõ 

Moradora e ativista da comunidade do Jardim Colombo, na Zona Oeste de São Paulo, a arquiteta Ester Carro enxergou a participação na mostra como uma possibilidade de expor essa realidade. Por isso, elaborou um projeto com alternativas para espaços pequenos que precisam acomodar famílias inteiras e muitas atividades. O ambiente de 34 m² contempla hall de trabalho, banheiro com lavanderia, sala integrada à cozinha e quarto. A cama de casal vem com beliche de solteiro. No mobiliário, destacam-se ainda peças desenhadas pelo escritório de Claudia Moreira Salles com intervenções do artista Waxamani Mehinako.

www.fazendinhando.org | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @ster.carro | +55 11 98308-3044

estercarro andremortatti casacor2023 1

Felipe de Almeida | Casa Memórias Essenciais 

Objetos de decoração, obras de arte e mobiliário do acervo pessoal e familiar do designer de interiores Felipe de Almeida ajudam a compor a história do ambiente de 125 m², no qual o profissional defende uma conectividade mais afetuosa. Revestimentos especiais - como a cerâmica fabricada com lama das barragens de Mariana, MG - ganham peso ao lado das texturas de madeira e tecidos. “No lar, compartilhamos os sonhos e a mesa. Os pertences têm vida própria e as paredes contam histórias”, diz o estreante na mostra. 

felipedealmeida.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @felipedealmeida_designer | +55 11 99911-1641

Felipe de Almeida fotEvelynMuller

Felipe Fichberg e Eloy Fichberg  | Pluralidade 

Projetado para acolher a diversidade de gêneros com respeito e gentileza, o banheiro unissex de 35 m² marca a primeira participação na CASACOR dos arquitetos Felipe Fichberg e Eloy Fichberg (filho e pai). Revestido de madeira, o ambiente reúne bancada central com espelhos que descem do teto, permitindo o uso das cubas com privacidade, três cabines, um fraldário com área de amamentação e um banheiro PNE. Obras das artistas Silvana Mendes e Carin Kulb e do próprio Felipe arrematam o espaço. 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @treesarquitetura | +55 11 98109-9640

Felipe Fichberg e Eloy Fichberg

Fernanda Rubatino Arquitetura | Savoir-faire Café 

A pausa para o café ganhou sotaque mineiro e não é de estranhar, uma vez que a arquiteta Fernanda Rubatino se divide entre a capital paulista e a cidade de Juiz de Fora, MG. Quem fizer uma parada no local ao fim do percurso da CASACOR terá a oportunidade de provar os doces da chef Isabela Akkari, reconhecida por valorizar ingredientes saudáveis. Itens de mobiliário criados especialmente para o projeto fazem a conexão com o tema Corpo & Morada: as poltronas de couro se moldam às curvas de cada usuário. Paleta neutra e elegante, paisagismo com espécies nativas e perfume acolhedor completam o ambiente.

rubatinoarquitetura.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @fernandarubatino | +55 32 98422-7615  

Fernanda Rubatino Arquitetura

Figueiredo Fischer Arquitetos | Casa Lider 

Gustavo Figueiredo e Lívia Fischer projetaram um loft de 150 m² repleto de cores e texturas que remetem à natureza. Tudo pensado para criar uma atmosfera de bem-estar em torno do mobiliário da Lider Interiores, com destaque para a mesa de jantar Polimorfa e o sofá Curvo. Segundo os arquitetos, as peças de desenho orgânico dialogam com a decoração de caráter rústico proposta por eles. O espaço exibe, ainda, paredes com acabamento feito de terra, piso de cacos de granito, além de painéis e forro de madeira. Na entrada, brises verticais recebem os visitantes e dão um spoiler do clima aconchegante que está por vir.

www.figueiredofischer.com.br | @figueiredo_fischer | +55 11 98473-7015

Figueiredo Fischer Arquitetos 041 Ricardo Bassetti 4097

Flávia Burin e Bruna Moretti | Pó e Glória 

Conectado ao tema do ano, o ateliê da ceramista projetado pelas arquitetas do Studio HA coloca a argila dos tijolos e das peças artesanais no papel de matéria-prima que conforta o corpo e a alma. Inspirado na versão bíblica da criação do ser humano a partir do pó da terra, o ambiente de 55 m², composto de estar, área de trabalho, copa e bar, evidencia a suavidade das cores claras e o aconchego do piso de madeira. O mobiliário foi produzido pelo escritório e as obras de arte levam a assinatura de Arthur Grangeia e Carlos Araújo.

www.studioha.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @studio.h.a | +55 11 98247-6842

FLAVIA BURIN FOTO RENATONAVARRO 001

Gabriel Ramires, José Carrari Filho e Stephanie Ribeiro | KU'YA

A palavra "ku’ya" vem do tupi-guarani e se aproxima do que nós, em português, chamamos de abrigo. “Criamos um ambiente acolhedor e inclusivo, que celebra a diversidade e a cultura brasileira”, resumem os arquitetos Gabriel Ramires, José Carrari Filho e Stephanie Ribeiro. No espaço de 53 m², o trio usou materiais como madeira, cerâmica e sisal e adotou uma paleta que remete a tons de pele. A curadoria de obras de arte valoriza a produção feminina, com trabalhos de Gretta Sarfaty e Georgia Gabry.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

@gsramires | @carrarifilho | @ste_rib | +55 11 94812-6727

Gabriel Ramires

GDL Arquitetos Arquitetura | Galeria Origami CASACOR 

Na galeria criada por Gabriel de Lucca, a escada metálica escultural - inspiração para o nome do projeto - oferece um ponto de vista surpreendente do entorno e desponta como um dos chamarizes do ambiente de 192 m². O percurso pelo espaço expositivo, que tem Cézar Prestes como curador convidado, deixa o visitante mais próximo das obras de arte. “Exploramos a área de forma a provocar a percepção de caminhar dentro de um quadro”, explica o arquiteto. O acervo reúne nomes de peso, como Glauco Rodrigues, Irmãos Campana, Rubem Valentim e Tomie Ohtake.

www.gdlarquitetura.com.br |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @gdlarq_ | +55 11 98442-0346

GDL Arquitetos Arquitetura

Gleuse Ferreira Arquitetura | Pelos Caminhos do Sertão 

Bisneta de Lampião e Maria Bonita, Gleuse Ferreira projetou um ambiente que enaltece a influência de seus antepassados em diversos setores da cultura brasileira, como arte, moda, cinema e arquitetura. Na área de circulação de 107 m², a profissional resgata com orgulho a história do casal de cangaceiros por meio de um papel de parede ilustrado pela designer Jade Marangolo. No piso, o tijolo cimentício terracota foi escolhido por lembrar o solo nordestino. O mobiliário é assinado por Jader Almeida. 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @gleuse.arquitetura | +55 79 988282905

Gleuse Ferreira

Gustavo Martins Arquitetos | Odoiá 

Em sua sexta participação na CASACOR, o arquiteto Gustavo Martins adotou tons claros e elementos que relacionam homem e natureza para saudar Iemanjá, a divindade que representa o feminino e simboliza as águas, a proteção e o equilíbrio entre força e calmaria. Os 72 m² do ambiente, distribuídos entre estar, cozinha, quarto e banheiro, ressaltam a casa como lugar de pertencimento e preenchimento emocional. Destaque para a luminária pendente de Juliana Nagle, desenvolvida especialmente para o projeto, e a cama Broa, lançamento de Roberta Banqueri.

www.gustavomartinsarquitetura.com.br |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @arq_gustavomartins | +55 12 98852-0234

GUSTAVO MARTINS FOTO RENATO NAVARRO 082

Hellen Pacheco Arquitetura e Design | Mediterrâneo em Mim 

A procura por um lugar tranquilo, capaz de induzir ao recolhimento, fez a imaginação da designer de interiores Hellen Pacheco voar até as praias do Mar Mediterrâneo, inspiração para seu espaço de 47 m². Porém a referência ganhou uma interpretação cheia de brasilidade graças ao piso de porcelanato criado pela estilista carioca Isabela Capeto, que mistura diversos padrões geométricos. Louças e metais na cor ébano trazem o contraponto moderno. Nomes importantes do design nacional, como Roberta Banqueri e Zanini de Zanine, assinam o mobiliário. É a primeira participação da profissional na CASACOR.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @hp.arquitetura.construcao | +55 12 99205-7661 

Hellen pacheco andremortatti casacor2023 2

Isabella Nalon Arquitetura e Interiores | Refúgio Conexão

Com o propósito de ressaltar a textura dos materiais e a beleza dos objetos feitos a mão, a arquiteta Isabella Nalon imaginou uma caixa monocromática, no tom areia, projetada para estimular uma vida mais tranquila e saudável. O ambiente de 76 m² abriga um canto de leitura onde também é possível meditar, ouvir música e curtir os amigos. Essas atividades são cercadas de muito aconchego graças à composição do décor, que inclui painel de fibras naturais e sementes, de Monica Carvalho, e folhas tecidas com lã de ovelha por Inês Schertel.

www.isabellanalon.com |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @isabellanalon | + 55 11 3045-5500

Isabella Nalon CASACOR23 RafaelRenzo 28

Juarez Cruz Interiores + | Casa Wenge

Árvore nobre, escura e rara, a wenge (ou wenguê) norteia o conceito do projeto do designer de interiores Juarez Cruz. A começar pelo armário com mais de 12 m de comprimento, no qual os nichos valorizam o tom forte dessa madeira. O material aparece ainda no painel de marcenaria localizado na entrada do ambiente e no mobiliário solto. Em contraste, o paisagismo composto de espécies nativas brasileiras traz o verde para perto, junto a obras de arte assinadas por Amilcar de Castro, Felipe Cohen, Mira Schendel e Túlio Pinto.

www.juarezcruz.com | @_juarezcruz | +55 51 3239-6145 

Juarez Cruz Interiores

Juliana Cascaes | Living Alma Brasileira 

A brasilidade é exaltada de várias formas no ambiente de 126 m² criado por Juliana Cascaes. Está na cortina de organza translúcida do estilista Lino Villaventura, no teto retroiluminado, inspirado no desenho de Mirthes dos Santos Pinto para as calçadas paulistanas, no mobiliário de José Zanine Caldas e Ricardo Fasanello e na arte de Abraham Palatnik, Amélia Toledo e Amilcar de Castro. Para evocar o tema Corpo & Morada e trazer um tom afetuoso, a arquiteta incorporou ao projeto o piano que pertence à sua mãe.

www.julianacascaes.com | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @julianacascaes.arq | +55 11 98033-9999

Juliana Cascaes Favaro JR 15

Léo Shehtman | Memórias 

Recordista de participações na CASACOR, o arquiteto Léo Shehtman celebra seus 35 anos de mostra com uma espécie de bunker de memórias. Trata-se de uma casa criada para reter experiências que, no futuro, serão retransmitidas por meio de diferentes símbolos. Na área de 140 m², composta de living integrado, cozinha, suíte, sala de banho, lounge-bar e jardim, os materiais estão alinhados com o conceito do projeto: foram escolhidos acabamentos capazes de sinalizar as marcas do tempo, a exemplo do aço corten.

www.leoshehtman.com |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @leoshehtman | +55 11 3022-6822

Leo Shehtman

Letícia Nannetti | Olhar Essencial 

Formas arredondadas, executadas em marcenaria artesanal, dominam a cena no projeto de Leticia Nannetti para o espaço da ótica Gustavo Eyewear. Até os nichos, os puxadores e as molduras seguem essa proposta. Em 56 m², a arquiteta buscou traduzir o tema do ano no cuidado necessário à escolha dos itens que usamos para cobrir o corpo e expressar nossa personalidade. A combinação de cores claras e tons terrosos e a presença da vegetação reforçam a sensação de acolhimento na estreia da profissional na CASACOR.

www.leticianannetti.com.br |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @leticianannettiarquitetura | +55 11 91032-1717

Leticia Nannetti CASACOR23 RafaelRenzo 1

Luiz Otávio Debeus | Pied-à-Terre São Paulo 

Projetado para um personagem que não vive em São Paulo, mas precisa de um recanto na cidade, o estúdio de 83 m² revela o estilo eclético do morador imaginário. O designer de interiores Luiz Otávio Debeus criou uma junção de estampas, cores e peças de mobiliário de diversas origens e escolas, além de misturar padrões no revestimento de pisos e paredes. Unidos, esses elementos reforçam a ligação entre corpo e morada ao delinear um espaço intimista e aconchegante - composto de living, jantar, cozinha, home office e banheiro. 

luizotaviodebeus.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @ludebeusinteriores | +55 11 3294-6233

Luiz Otavio Debeus

Marcela Penteado Arquitetos | Loft 011 

O estilo cosmopolita associado à cidade de São Paulo ganha foco no projeto assinado pela arquiteta Marcela Penteado, em sua primeira participação solo na CASACOR. A paleta combina tons de branco, cinza e rosa para criar uma linguagem ao mesmo tempo urbana e relaxante no loft de 88 m². Preste atenção no desenho da bancada utilitária do living e no mix de pedras naturais cuidadosamente selecionado, aplicado em diferentes pontos do ambiente.

www.marcelapenteadoarquitetos.com | @marcelapenteado.arquitetos | +55 11 2925-8303 

Marcela Penteado Arquitetos

Marcelo Salum | Morada do Samba 

Embalado pela energia contagiante da música que povoa suas memórias de infância, o arquiteto Marcelo Salum homenageia a cultura africana neste projeto. “É um ritmo que mexe comigo”, diz. Do colorido das fantasias de Carnaval à alegria das rodas de samba - retratadas numa pintura de Luiz Pasqualini - o ambiente de 200 m² incorpora diversas referências. Painéis de madeira reproduzem símbolos Adinkra, criados pelo povo Ashanti, da África Ocidental, e móveis desenhados por Marcelo e Frederico Cruz remetem aos emblemas presentes na obra do artista Rubem Valentim.

marcelosalum.com.br | @marcelosalum | +55 11 97587-4822

Marcelo Salum

Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr.  | O primeiro loft

Colecionadores de participações na CASACOR em diferentes estados - Santa Catarina, Paraná e São Paulo - os designers de interiores Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. se debruçam desta vez sobre uma base pouco convencional. “Nosso ambiente segue o formato circular original do espaço no Conjunto Nacional. Essa configuração inspirou todo o projeto"", explicam. O clima modernista reverbera com muita luz natural e um imponente anteparo de vidro ao longo de 117 m², nos quais sala, cozinha, quarto e banheiro funcionam como áreas de bem-estar.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @studio_casadesign | +55 47 99948-8672

Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr

Navarro Arquitetura | Casa Araxá 

O conceito do projeto está ligado às origens do arquiteto José Navarro, em Araxá, Minas Gerais. Assim surgiu a versão contemporânea de uma casa mineira, com ambientes fluidos, distribuídos em 110 m², e clima aconchegante. No mobiliário, além das peças desenhadas pelo escritório, destacam-se a poltrona MP-131, criada pelo designer Percival Lafer nos anos 1970, e a cadeira de balanço, que integram o acervo do profissional. Entre as obras de arte, preste atenção nas esculturas de Franz Weissmann e Amilcar de Castro.

www.navarroarquitetura.com | josé@navarroarquitetura.com | @navarroarquitetura | +55 11 3079-4007

Navarro Arquitetura

Paola Ribeiro | Casa Essência Duratex 

O espaço assinado pela arquiteta Paola Ribeiro coloca em evidência grandes painéis de madeira Nogueira Flórida, lançamento da Duratex, apresentados em boiseries modernas, bem como em estantes e no teto vazado. Generoso, o ambiente é composto de living, cozinha, adega, sala de jantar, escritório, quarto, closet, banheiro e varanda. A escolha de cores e obras de arte, o uso de transparências e a presença do verde em plantas e na pintura ressaltam ainda mais o conforto e o aconchego.

www.paolaribeiro.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @paolaribeiroarqinteriores | +55 11 970699476 | +55 21 987195445

Paola Ribeiro

Paulo Azevedo | Speakeasy 

Em clima de bar secreto, o ambiente do arquiteto e designer Paulo Azevedo aposta num tom de azul fora do comum: o ciano puro avança por piso, paredes e mobiliário no espaço de 60 m². “Desenhei um projeto com o conceito de clube privado, onde amigos se encontram para tomar um drinque e colocar a conversa em dia”, afirma. A cor realça a atmosfera de mistério, assim como os detalhes de aço inox que compõem o lounge e o balcão. Obras de arte de Fernando Burjato enriquecem a paleta.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @pauloazevedodesign | +55 11 96766-0077

Paulo Azevedo

Quintino Facci Arquitetos | Morada da Alma

Desenvolvida pelo arquiteto Quintino Facci e sua equipe, a tiny house de 49 m² explora a relação entre o corpo humano e a arquitetura em ambientes que buscam proporcionar equilíbrio físico e mental. Materiais com toque aconchegante, como madeira e tecido, e a iluminação indireta estrategicamente posicionada resultam em conforto para os sentidos. Minimalista, a decoração exibe paleta neutra e mobiliário autoral brasileiro — algumas peças foram desenhadas pelo escritório especialmente para a mostra.

www.quintinofacciarquitetos.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @quintinofacci | @qfarquitetos | +55 16 99613-1999

Quintino Facci Arquitetos

Rafa Zampini | Casa Almar 

Fruto de anos de pesquisa, o bangalô de 36 m² de Rafa Zampini é uma solução de casa modular desmontável no estilo tiny house. Sustentável por princípio, o projeto abraça conceitos como wabi-sabi e minimalismo, traduzidos em texturas e cores neutras, para sugerir um jeito de viver leve e descomplicado, voltado ao bem-estar. A estrutura de alumínio revestida de madeira de reúso dá forma a suíte e estar integrados, copa e banheiro, além de varanda com banheira e chuveirão. É a estreia do arquiteto na CASACOR. 

afazampini.com |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @rafazampini_arquitetura | +55 11 2367-5267

Rafa Zampini

Ricardo Abreu | Casa Coral 

Rosa é a cor predominante no projeto criado por Ricardo Abreu. Idealizado para uma mulher de 64 anos, mesma idade da personagem Barbie, o espaço tem uma arquitetura lúdica e futurista, que faz referência ao universo do plástico usado na fabricação da boneca. Uma composição de cinco paredes abraça o ambiente e serve de metáfora às diversas camadas da vida da moradora. O colorido dessas superfícies se espalha pelos demais elementos. "Móveis, tapetes e objetos exibem variações do tom", explica o profissional. 

www.ricardo-abreu.com | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @ricardoabreuarquiteto | +55 11 3085-6129

RICARDO ABREU FOTO RENATONAVARRO 001

Ricardo Caminada e Tota Penteado | Cabana Ri.To 

Descansar, recobrar as energias e renovar as conexões afetivas estão entre as atividades imaginadas para acontecer na tiny house de 44 m² dos arquitetos Ricardo Caminada e Tota Penteado. Tons naturais permeiam o living-dormitório, a cozinha gourmet na varanda e o banheiro. Peças com identidade, como a tela da artista visual Paula Klien, os bordados de Marcelo Tambasco, o tapete produzido com garrafas PET recicladas, além de cerâmicas e objetos que carregam marcas do tempo, enriquecem o visual do ambiente.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @ri.to_arquitetura

Ricardo Caminada: + 55 11 99649-1787 | Tota Penteado: +55 11 98328-2504

Ricardo Caminada e Tota Penteado

Studio Costa+Azevedo | Módulo 5.3 

O estúdio de 53 m² criado pelos arquitetos Josemar Costa Junior e André Azevedo comprova que é possível viver muito bem em pequenos espaços, com praticidade, conforto e sofisticação. A marcenaria protagoniza o projeto ao delimitar as áreas de estar, jantar e cozinha integradas, o quarto com home office e o banheiro - ambientes imaginados para quem ama artes plásticas e design. Graças à curadoria de mobiliário, objetos, cores, texturas e obras de arte, a proposta abrange públicos de várias idades.

www.costaazevedo.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @studiocostaazevedo | +55 11 93700-9373

Studio Costa Azevedo

Rubia M. Vieira | In Natura 

A paixão pelos tons terrosos pautou as escolhas da designer de interiores Rúbia Vieira neste projeto, que aposta ainda nos painéis de muxarabi como outro de seus pontos focais. Para trazer praticidade, foi empregado um mobiliário solto, que enriquece o visual do ambiente graças às suas texturas. Nas portas das cabines, o desenho especial põe em evidência a discussão sobre a diversidade dos corpos e a sensação de felicidade. É a primeira participação da profissional na CASACOR.

rubiamvieirainteriores.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @rmvinteriores | +55 11 4266-1409

Rubia Casacor23 anuario Gustavo Awad Fotografia

Samuel Angelo e Zeh Henrique | Loja Hybrida

Acolhimento e respeito ao tempo: as premissas adotadas por Samuel Angelo e Zeh Henrique no projeto estão afinadas com a essência da Loja Hybrida, que propõe uma curadoria afetiva em seus produtos. A filosofia japonesa wabi-sabi, conhecida por valorizar a beleza da imperfeição, orientou a escolha de materiais como madeira e pedra em estado bruto e espelhos com cortes irregulares. A paleta combina tons terrosos e cores claras. Esses elementos formam um conjunto que remete à ideia de feito à mão e se relaciona com as peças únicas expostas no local.

www.hybrida.online | @hybrida_loja | @samuangelo | @zehhenrique | +55 11 99269-7313

 samuel angelo loja hybrida casacor sp 2022 credito salvador cordaro06

Studio Guilherme Torres | Percursus 

A instalação explora a correlação entre o trabalho do arquiteto e designer Guilherme Torres e a obra da artista plástica Regina Silveira. Um grande cubo branco serve de suporte ao site specific Derrapagem, no qual marcas de pneus recriam o trânsito de uma grande cidade. Adesivos de vinil recortados compõem essa criação de Regina e foram aplicados no piso de cimento polimérico branco, que se funde às paredes. Desenhado por Guilherme, o mobiliário ora transpõe movimentos sinuosos — como no sofá de couro preto Lee — ora modifica a perspectiva e a espacialidade, a exemplo da montagem Supernova, com mesas de alturas variadas. 

www.guilhermetorres.com | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @studioguilhermetorres | +55 11 3064-3369

Studio Guilherme Torres PERCURSUS CASA COR 4

Studio Schier | Casa Terroir 

O arquiteto Rodolpho Schier reuniu histórias e inspirações multiculturais (como os palacetes italianos e os projetos de interiores de Lorenzo Mongiardino) para resgatar o valor da emoção no décor. “O ambiente é um manifesto contra a funcionalidade racional, que deixa os espaços com cara de showroom”, afirma. Em sua estreia na mostra, numa área de 70 m², ele buscou criar um terroir único, ressaltando o aspecto autoral da composição. Um exemplo é o trabalho minucioso de marchetaria nas bancadas da cozinha.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @studio_schier | +55 47 99731-2000

Studio Schier

Studioix by Guinter | REDEFINIR 

Em vez de mascarar a estrutura do mezanino do Conjunto Nacional, Guinter Parschalk optou por manter o local como o encontrou, com vigas de concreto, barras metálicas e tubulações aparentes, e trabalhar apenas com efeitos de iluminação, sua especialidade. O nome dado ao ambiente brinca com a ideia de usar luz vermelha (“red”) para definir o perímetro onde estão expostas luminárias técnicas. Segundo o profissional, essa é a cor que melhor propicia a visualização de contrastes e, portanto, a percepção de detalhes. 

 www.studioix.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @studioix_lighting | +55 11 3872-9919

Studioix by Guinter

Suite Arquitetos | Casa Kraftizen Cosentino 

Produção industrial e confecção artesanal dialogam em cada canto do ambiente de 200 m², criado por Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon. Desse modo, o espaço busca provocar uma reflexão sobre os limites entre a intervenção humana e os avanços tecnológicos. A proposta foi traduzida numa estética que balizou a escolha de todos os elementos do projeto. Entre eles, chama a atenção a grande variedade de revestimentos, que inclui pintura artesanal à base de terra, mármore travertino e adesivo de visual metalizado.

www.suitearquitetos.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @suite_arquitetos | +55 11 2645-0114

Suite Arquitetos

Ticiane Lima | Loft (In)terno 

Antídoto contra a agitação da cidade grande, a ternura conduz o projeto da arquiteta Ticiane Lima para o espaço de 147 m². A profissional imaginou um refúgio pleno de afeto, que propicia reflexão interior e tranquilidade. Definido pelo visual minimalista e elegante, o ambiente engloba sala, cozinha, quarto, banheiro e jardim. Elementos de destaque, a lâmina de pau-ferro aquece a marcenaria e o uso de curvas suaviza a brutalidade do aço. O mobiliário reúne os mestres Sergio Rodrigues, Geraldo de Barros e John Graz. 

www.ticianelima.com | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @ticianelima | +55 11 91605-7008

Ticiane Lima

Très Arquitetura | Loft Celmar 

Com uma paleta que vai do rosa queimado aos tons amarronzados, o loft concebido pelo trio Fernanda Tegacini, Fernanda Morais e Nathalia Mouco foi inspirado na concha do caracol aruádo-mato, ameaçado de extinção - a referência à proteção que envolve o bichinho está em sintonia com o tema Corpo & Morada. Os 120 m² do ambiente contemplam quarto, banheiro, cozinha, sala de jantar, living e varanda e apresentam marcenaria personalizada, executada pela Celmar, e mobiliário desenhado pelas arquitetas.

www.tresarq.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @tresarq | + 11 97386-8463

Tufi Mousse Arquitetura

Tufi Mousse Arquitetura | A Casa Morena 

Na interpretação do arquiteto Tufi Mousse para o tema Corpo & Morada, a casa mimetiza uma veste. Espaços amplos e integrados, distribuídos em 152 m², envolvem os visitantes em linhas orgânicas e texturas naturais, presentes nos revestimentos e no mobiliário. O projeto exibe materiais orgânicos e sustentáveis com o objetivo de proporcionar um morar livre e despretensioso. O mobiliário inclui clássicos do modernismo brasileiro, como o carrinho de chá desenhado por Gregori Warchavchik.  

www.tufimousse.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @tufimoussearquitetura | +55 47 3422-6157

Tufi Mousse Arquitetura

Viganó Arquitetura | The — Bar Caracol 

Cores vibrantes recebem o público na entrada do projeto, que marca a primeira participação de Luciana Viganó na CASACOR. Ao fundo, no entanto, o ar intimista e os tons sóbrios falam mais alto, numa alusão ao visual do antigo endereço do bar Caracol no centro da capital paulista. O revestimento de alumínio e o vidro iluminado dão forma ao balcão e pontuam o clima tecnológico desenvolvido pela arquiteta - um bom contraste para os tapetes artesanais que se espalham pelos 247 m² do ambiente. 

vigano.com.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @viganoarquitetura | +55 54 99998-6757

Vigano Arquitetura

Vilaville Arquitetura | Restaurante Horta

Símbolo de persistência, trabalho e cuidado constante, a figura do jardineiro traduz o tema do ano no projeto das arquitetas Gabriela Vilarrubia e Fabiana Villegas. A vegetação abundante preenche todo o ambiente e dialoga com as formas orgânicas da arquitetura e com o uso da madeira em elementos desenhados sob medida para trazer aconchego, fluidez e modernidade. Salão principal, bar, terraço e cozinha compõem o espaço de 255 m², criado para abrigar a culinária grega do Grupo MYK.

vilavillearquitetura.com.br |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | @vilaville.arquitetura | +55 11 98997-0372

Vilaville Arquitetura

SERVIÇO – CASACOR 2023

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Quando: de 30 de maio a 06 de agosto de 2023.

Horário de funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 22h Domingos e Feriados das 11h às 21h

 Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/saopaulo-2023/tickets