A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Como integrar cozinha com lavanderia? Arquitetos da CASACOR SP respondem!

Como integrar cozinha com lavanderia? Arquitetos da CASACOR SP respondem!


Comum em apartamentos pequenos, a integração de cozinha com lavanderia se torna (quase) inevitável. Saiba como fazer essa união da melhor maneira

cozinha com lavanderia 1

Projeto de Fredy Terzian e Daniel Szego do Geração arquitetura (Divulgação/CASACOR)

Uma forte tendência em ambientes pequenos é fazer a integração de ambientes. Sala com sala de jantar, quartos com banheiros, e, principalmente, cozinhas com lavanderia.

cozinha com lavanderia 2

Apartamento duplex assinado por Bruno Moraes, do elenco CASACOR São Paulo 2023. (Guilherme Pucci/CASACOR)

 

Os layouts mais comuns em apartamentos pequenos detêm de um espaço estreito para a criação de cozinhas em uma só parede. Isso facilita a circulação e, geralmente, o espaço é integrado com as áreas sociais ou com a varanda. Para esses casos, integrar a lavanderia traz ainda mais praticidade.

Afinal, como integrar cozinha com lavanderia?

cozinha com lavanderia 3

Apartamento duplex assinado por Bruno Moraes, do elenco CASACOR São Paulo 2023. (Guilherme Pucci/CASACOR)

Para os arquitetos Fredy Terzian e Daniel Szego, que participam da CASACOR São Paulo 2023, é importante considerar o layout e também o comportamento dos moradores, especialmente levando em conta a organização dos moradores. “A lavanderia acaba se tornando um lugar visitado e não só de serviço. Por isso, é preciso manter a harmonia visual entre os dois ambientes. Vale pensar em uma bancada e revestimentos que garantam essa continuidade entre os ambientes”, explicam.

cozinha com lavanderia 4

Projeto de Jéssica Tunari (Erika Waldmann/CASACOR)

A integração da cozinha com lavanderia precisa ter, acima de tudo, uma solução funcional. Isso porque ambos os ambientes recebem um fluxo grande de atividades, que precisam estar asseguradas no projeto para que um ambiente não comprometa o outro.

Se o espaço é pequeno, os arquitetos aconselham a apostar em uma marcenaria planejada para otimizar o espaço, e, muitas vezes, uma solução boa é abrir mão do tanque, se não for utilizado.

ape 100 m2 cozinha retro home office escondido kelly figueiredo credito luiza schreier 14

(Luiza Schreier/CASACOR)

É importante buscar uma uniformidade entre cozinha e lavanderia integradas, desde a cor da marcenaria até dos revestimentos (pisos e azulejos). Dessa forma, o segundo ambiente entra como uma continuidade do primeiro, e não algo a parte.

Soluções para otimizar o espaço

ape 240 m2 decoracao elegante contemporanea repleta madeira amanda miranda mca cozinha12 Copy

(MCA Estudio/CASACOR)

Uma das grandes preocupações em integrar a cozinha com lavanderia é o volume de “bagunça” que o espaço pode carregar. Produtos de limpeza e até mesmo o varal podem gerar uma poluição no visual. Para isso, é interessante contar com um armário próprio destinado exclusivamente para os itens da lavanderia.

26 casa cor campinas 2016 lavanderia

(Divulgação/CASACOR)

No caso do varal, existem hoje várias opções que podem ficar escondidas e são retráteis. Dessa forma, quando o morador quiser utilizar consegue abrir e, ao fim da secagem, guardá-lo. Há também a opção de investir em uma lavadora e secadora, e abdicar totalmente desse elemento.

Os arquitetos dão outra dica para melhorar a organização: criar um gavetão para guardar vassouras e outros itens de limpeza.

Isolado, mas ainda integrado

ape 240 m2 decoracao elegante contemporanea repleta madeira amanda miranda mca cozinha9 Copy

(MCA Estudio/CASACOR)

O barulho da máquina de lavar pode ser incômodo e se o visual não estiver do agrado do morador, é possível criar pequenas barreiras que não comprometem a integração dos ambientes, e, ao mesmo tempo, trazem mais privacidade. Os arquitetos recomendam usar vidros serigrafados ou policarbonato quando o intuito é reduzir os ruídos e o cheiro dos produtos de limpeza. “Se for uma setorização visual, pode apostar em elementos vazados, cimentícios ou até mesmo madeiras, que tem cortes à laser”, afirmam.

Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/arquitetura/como-integrar-cozinha-com-lavanderia/