A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

"Horta Urbana" de Mônica Costa promove a conexão com a natureza e bem-estar

"Horta Urbana" de Mônica Costa promove a conexão com a natureza e bem-estar


A paisagista Mônica Costa assina o ambiente “Horta Urbana”, localizado no prédio do Conjunto Nacional

Ícone da arquitetura paulistana, que está sendo palco para 36ª CASACOR São Paulo, reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, que abriu suas portas no dia 30 de maio e vai até 6 de agosto de 2023. 

CasaCor2023 Monica Costa 01

Guiada pelo tema Corpo & Morada, a paisagista apresenta um espaço sensorial e imersivo de bem-estar e prazer. São 100 m², sendo 70 m² indoor e 30 m² outdoor, que promove a conexão com a natureza e desperta a consciência ambiental, incentivando os visitantes a se envolverem no cultivo de plantas, permitindo que compreendam melhor o ciclo de vida dos alimentos, a importância da água e a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis. 

CasaCor2023 Monica Costa 07

"Essa experiência pode levar a uma apreciação mais profunda do meio ambiente e a uma maior adoção de comportamentos ecológicos", comenta Mônica, especialista em criar hortas urbanas, tendência que dominou os pedidos do seu escritório para jardins pós-pandemia.

CasaCor2023 Monica Costa 02

Ao adentrar no ambiente, o visitante já se vê envolvido com a varanda, que busca explorar a desconexão, mostrando sobre se permitir tocar, cheirar, cultivar, receber e se encantar com as maravilhas da natureza. O refúgio conta com uma mesa estilo piquenique, escultura em tecido e bancos em madeira, que se misturam com vasos vietnamitas, plantas ornamentais e frutíferas como jabuticaba, oliveira, laranjeira e folhagens tropicais. Ali, também há uma pequena rampa/deck, de madeira cumaru, com guarda copo, que dá acesso a área da horta e jardim. 

CasaCor2023 Monica Costa 03

No exterior, criou-se no muro o jardim vertical, que é verdadeiro oásis de beleza e tranquilidade por suas diferentes espécies de plantas, que dão um visual único e encantador. Entre as folhagens, destacam-se duas em especial: o Philodendro

CasaCor2023 Monica Costa 09

Ondulata, exuberante por suas folhas verdes e vibrantes e o Boldinho, com flores roxas bem delicadas. A natureza ainda se expressa em vasos com alecrim, manjericão, lavandas e um mix de ervas, que inclui peixinho, arruda, salsa, pimenta, cebolinha, pimentão e hortelã, que trazem um aroma agradável ao ambiente. 

A pia, com bancada de pedra inserida no canteiro, permite ter todas as ervas por perto, facilitando na rotina do preparo dos alimentos e promovendo hábitos mais saudáveis. Já o projeto luminotécnico prevê iluminação necessária para as plantas e temperos, além disso, contribui com o cenário do grande jardim à noite, deixando contemplativo e acolhedor. 

CasaCor2023 Monica Costa 06

“Trabalhar com a terra, sentir a natureza, perceber ciclos e observar a dinâmica da vida interagindo o tempo todo, desperta nossos sentidos, cuida da nossa saúde e nos nutre. Trabalhei o Jardim funcional da horta urbana também como um jardim sensorial. Formas de interagir com o espaço e ampliar a conexão, trazendo ao jardim beleza e funcionalidade, ou seja, corpo e morada”, completa a paisagista.

Mônica Costa

www.monicacostapaisagismo.com

@monicacostapaisagismo_ | 16 991089086

Crédito: MCA Estúdio

CASACOR SÃO PAULO 2023

30 de maio a 06 de agosto de 2023

Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073, São Paulo

Horário de Funcionamento:

Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingos e Feriados das 11h às 21h

https://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo/