A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Débora Aguiar assina lounge em homenagem ao artista Artur Lescher na 23ª Mostra Artefacto


“Fiquei encantada com a obra logo que a vi. Um pêndulo de madeira, simples, porém perfeito e único, traduzia fielmente a essência do espaço que eu buscava”, revela a arquiteta.

 

23ª Mostra Artefacto - Débora Aguiar 2

 

Com 90m², o espaço prima pela beleza da escultura, sem título, feita em madeira e aço, com 1,20m x 16cm, em um espaço acolhedor e intimista. Colunas em madeira lavada com luz indireta foram desenhadas pela arquiteta fazendo um contorno pelo espaço como se abraçassem os visitantes no ambiente. As cores claras, pontuadas pelo branco, levam leveza e equilíbrio contrastadas por poltronas volumétricas e aramadas. 

 

23ª Mostra Artefacto - Débora Aguiar 3

 

“O mais difícil na era moderna e rápida em que vivemos é justamente isso: achar o ponto de equilíbrio entre tanta informação, cobrança e urgência. A proposta do espaço surge então assim, sem excessos e cores, onde os tons brancos se fundem e se diluem pela luz direta e indireta que realça os relevos em pedra da parede e brinca com o contraste da suavidade das outras paredes em estuco veneziano especial”, conclui Débora.

 

23ª Mostra Artefacto - Débora Aguiar 4

 

A simetria do ambiente é ainda reforçada nas paredes opostas das colunas, com a repetição intencional do elemento madeira, como um anteparo para os divãs brancos revestidos em seda.

 

23ª Mostra Artefacto - Débora Aguiar 6

 

A luz sutil revela um jogo de luz e sombra, atiçando o olhar e realçando detalhes preciosos, como a escultura de Artur Lescher e a escultura Focus, de Daniel Arsham, que ganhou destaque na última edição do evento SP-Arte.

 

23ª Mostra Artefacto - Débora Aguiar PerfilSobre Débora Aguiar

Sob o conceito de uma vida que prima bem-estar, conforto, aconchego e natureza, a arquiteta Débora Aguiar há mais de 20 anos projeta esse modo de vida em residências, hotéis, escritórios, restaurantes e outros ambientes corporativos e comerciais, além de apartamentos e casas decoradas no Brasil e em diversos países.

 

O seu estilo muito próprio de projetar espaços pensando no convívio dos usuários, na circulação de pessoas, na privacidade do local onde habita ou trabalha, ambientes de lazer e descanso e a utilização de soluções ecologicamente corretas - tendo plantas, árvores e flores sempre presentes nos ambientes - transformou-se em uma marca registrada da arquitetura e design de interiores nacional e internacional.

 

A curadoria das obras de arte também são outro grande diferencial nos projetos que Débora assina. Especificadora de telas, esculturas, instalações e fotografias, a arquiteta busca a sintonia perfeita entre os elementos do espaço, a história dos moradores e suas paixões por livros, coleções e artes. E em cada projeto, busca criar uma história e uma linguagem para a seleção de cada objeto ou peça.

 

23ª Mostra Artefacto - Débora Aguiar  - Artur LescherSobre Artur Lescher

Paulistano, Artur Lescher é referência nacional na arte contemporânea brasileira por suas obras tridimensionais, por meio de esculturas e instalações. 

Lescher participou da Bienal de São Paulo, nas edições de 1987 e 2002, e da Bienal do Mercosul, Porto Alegre, em 2005, todas no Brasil. Participações em exposições coletivas, tais como: Circuitos cruzados (Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2013); Paisagem incompleta (Centro Cultural da Usiminas, Ipatinga, Brasil, 2010); Memorial revisitado – 20 anos (Memorial da América Latina, São Paulo, Brasil, 2009); Quase líquido (Itaú Cultural, São Paulo, Brasil, 2008); e 80/90 modernos pós-modernos, etc. (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil, 2007).

 

Das exposições individuais apresentou Pensamento pantográfico (Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil, 2013), Inabsência (Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2012), Galeria del Paseo (Punta del Este, Uruguai, 2012); e Rio máquina (Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil, 2010).

 

Tem obras em importantes exibidas na Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museo de Arte Latinoanericano de Buenos Aires; Museum of Fine Arts e Philadelphia Museum of Art, nos EUA.

 

 

Informações:

MOSTRA ARTEFACTO 2014

Data: A partir de 17 de maio de 2014

Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h; sábados, das 10h às 18h.

Endereço: Rua Haddock Lobo, 1.405

Tel.: (11) 3087-7000

 

Débora Aguiar

www.deboraaguiar.com.br

R. Bento de Andrade, 660 – Jardim Paulista – São Paulo

Tel.: (55.11) 3889-5888