A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Casa Cor RJ 2015 revela que a mistura de estilos está mais que presente


“Nesses 25 anos revelamos talentos, lançamos tendências e apresentamos um estilo de viver e morar próprio nosso, chique, despojado e contemporâneo. Um jeito carioca de morar. É isso que faz a CASA COR Rio ser única. Mais uma vez, o evento mostra que está em sintonia com a cidade, ao ocupar imóveis históricos em um momento que o Rio passa por grande revitalização”, diz Patrícia Quentel, organizadora da CASA COR Rio desde o início. E foi a edição carioca que deu origem às posteriores 20 franquias CASA COR no Brasil e quatro no exterior (Bolívia, Chile, Equador e Peru).

19 1 fernando acylino 03 jardim do home office da designer 1 20 1 20 1 varanda taissa abtibol do horto das palmeiras e jairo de sender

Histórias

O estilo carioca é a marca da 25ª edição, que também capta a história da cidade nas referências aos índios tupinambá, que inspiraram o nome da vila e das casas geminadas. Naquela ladeira de paralelepípedos, bem antes da Villa Aymoré ser construída, morou a Baronesa de Sorocaba, irmã da Marquesa de Santos – ambas amantes de D. Pedro I. Claro que essas narrativas e a época colonial também atiçaram a imaginação dos profissionais. Aliás, durante as obras de restauração, artefatos da época foram descobertos, assim como um caminho de pedras originais que ligava a casa da Baronesa ao Outeiro, e que passou a ser chamado pelos arqueólogos que acompanharam o restauro de Caminho da Baronesa.

28 1 anna luiza rothier varanda do living da praia 2

29 paula bergamin jardim da frida kahlo 16

Destaques

Pisos, forros, portas, janelas e as escadas em madeira maciça das casas foram aproveitados, contrastando com a tecnologia de ponta instalada com o retrofit, que realçou a planta de cada imóvel. Entre as tendências, há o jeito carioca de morar, com uma proposta casual chic, o mix entre o contemporâneo e o antigo, e os espaços que aliam várias funções, como trabalho, lazer, moradia, refeições e hobbies. Os materiais brutos também estão por toda parte: madeira de demolição, a pedra das paredes originais da Villa, cimento, tijolo, concreto, aço corten, malha metálica e até parede de telha metálica. Fique atento ainda aos painéis e ao trabalho de marcenaria, especialmente as estantes. Elas estão especiais! Conheça cada detalhe da CASA COR Rio agora, na galeria a seguir.

29 paula bergamin jardim da frida kahlo 16

CASA COR Rio 25 Anos

Quando: De 1º de setembro a 13 de outubro de 2015.

Horário: Terça a domingo, das 12h às 21h.

Onde: Villa Aymoré - Ladeira da Glória, 26 - Glória.