A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Pimont Arquitetura cria ambiente que valoriza o simples da vida para o Empório Ubaiá

Pimont Arquitetura cria ambiente que valoriza o simples da vida para o Empório Ubaiá


Para a criação do projeto do Empório Ubaiá, um espaço descolado que vende exclusivamente produtos orgânicos e alimentação natural numa área de 100 metros quadrados em Florianópolis, o arquiteto Henrique Pimont.

Pimont Arquitetura 3

O layout do espaço teve como desafio criar um ambiente que fosse ligado à origem dos produtos, permitindo variadas formas de exposição e que valorizasse o consumo dos alimentos no local, propiciando uma experiência completa ao cliente.

A solução encontrada foi criar uma ilha central para preparar e servir os alimentos, cercadas por estantes onde se expõe os produtos. O "circuito" permite ao cliente passar por todos os setores da loja sempre em contato próximo com a equipe no balcão central, que orienta, esclarece e até prepara o suco com a fruta escolhida diretamente da caixa de exposição.

Pimont Arquitetura 4

O projeto não poderia deixar de lado as preocupações com o impacto ambiental da sua implantação. O acabamento existente no galpão foi reaproveitado, as paredes internas receberam madeira de reflorestamento, seja nos compensados de virola envernizados, seja no painel branco dos fundos, feito de réguas de pinus.

O mobiliário foi criado seguindo os mesmos conceitos. Para as estantes, uma estrutura metálica, cujo acabamento é resultado do próprio processo de galvanização, tem suas laterais revestidas com um "reguado" de madeira onde foram usadas intencionalmente espécies variadas, dispostas de forma aleatória, permitindo um resultado plástico que incorpora a espontaneidade, uma vez que a escolha do próprio artesão determinou a sequência de cores que resulta da mistura de madeiras.

Pimont Arquitetura 5

“A ardósia é outro material importante, utilizada aqui nos diversos tampos (bancadas centrais, vitrine de queijos, painel de vinhos, balcão do caixa) pelo seu aspecto rústico e seu uso como suporte para escrever com giz. O proprietário queria ter a possibilidade de deixar mensagens espalhadas pela loja, de forma que pudessem ser atualizadas com frequência, como quadros negros" explica Henrique.

Pimont Arquitetura 1

Destaque para a tela de galinheiro, em arame galvanizado, utilizada como acabamento sobre os grandes planos de vidro que cercam parte da loja, para aproximá-los da linguagem mais rústica do projeto, sem perder a transparência. Ainda, logo na entrada, servem de suporte para vasos de temperos e plantas decorativas, que podem ser adquiridos pelos clientes, ou mesmo usados nos alimentos preparados na bancada central.

Pimont Arquitetura 2

A iluminação utiliza LEDs de diversos formatos, para efeitos de iluminação diferenciados. Em fitas para iluminação indireta, lâmpadas PAR e AR direcionadas nas estantes, bancadas e plantas e lâmpadas balão nos pendentes de alumínio para a iluminação mais geral do ambiente.

www.pimontarquitetura.com.br