A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Espaço Baccarat por Jayme Bernardo é uma das atrações da CasaCor São Paulo

Espaço Baccarat por Jayme Bernardo é uma das atrações da CasaCor São Paulo


Traduzir todo o luxo, requinte e exclusividade da francesa Baccarat – uma das mais aclamadas marcas de cristais do mundo –, através da arquitetura de interiores, foi o objetivo do arquiteto Jayme Bernardo, que assina o Espaço Baccarat na edição 2017 da CASACOR São Paulo. A 31.ª edição da mostra acontecerá entre os dias 23 de maio e 23 de julho no Jockey Club da capital paulista.

Jayme Bernardo CASACOR SP Espaço Baccarat Evelyn Müller 02

​Na quarta participação do arquiteto no evento (que também já assinou outros 12 ambientes na edição Paraná da mostra), o projeto toma forma por meio de um jogo de volumes, texturas e luz, e de uma paleta de cores sóbria, silenciosa e instigante. Em estilo contemporâneo, presente em grande parte do celebrado portfólio do arquiteto, o Espaço Baccarat distribui-se em 90 metros quadrados, nos quais o ébano, ora associado a planos iluminados e ora a planos de reflexão, serve de base para receber as peças da marca em exposição: as verdadeiras protagonistas do décor. “São artigos de lapidação precisa e manufatura delicada, que contemplam coleções de louças, lustres e outros produtos em cristal”, detalha Jayme.

Jayme Bernardo CASACOR SP Espaço Baccarat Evelyn Müller 01

​O ambiente descortina-se, logo na entrada, por um biombo de linhas retas e em madeira ebanizada, desenhado pelo arquiteto. Internamente, o ambiente se revela como um lounge composto por móveis autorais, onde o conforto e descontração são evidentes. Como não poderia deixar de ser, o espaço também é um convite a um olhar mais atento e contemplativo às peças Baccarat, dispostas com discrição e elegante maestria – característica que também corrobora o tema eleito da edição: “O design mais próximo das pessoas”.

Jayme Bernardo CASACOR SP Espaço Baccarat Evelyn Müller 03

​No piso, a paginação Chevron (o famoso zigue-zague, cuja simetria atual, minimalista e cheia de movimento ganhou os mundos da moda, da arquitetura e do design) recebe sofás com chaise modelo “Platô”, mesas de centro “Blocos Casuais”, e banco “Dois”, todos assinados por Jayme. Um dos traços mais reconhecidos de sua atuação, aliás, diz respeito ao mobiliário de design assinado, frente que conta com um departamento de criação próprio no escritório do arquiteto.

Jayme Bernardo CASACOR SP Espaço Baccarat Evelyn Müller 04

​O desafio, segundo Jayme, foi adequar a necessidade de exposição das peças ao limitado dimensionamento do espaço. “A arquitetura, dentro de uma proposta comercial como essa, é também a arte de conjugar beleza, conforto, valorização dos produtos e soluções inteligentes. Tudo, é claro, afinado à personalidade e singularidade da marca, neste caso, uma maison de nobreza incontestável”, finaliza.

Um pouco sobre Jayme Bernardo

Jayme Bernardo Daniel Katz

Jayme Bernardo, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1982), consolidou-se no mercado nacional e internacional com seu traçado contemporâneo em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de interiores. Tendo a exclusividade como premissa, assina de 80 a 100 criações por ano. O arquiteto conta com escritório em Curitiba e em São Paulo e atende, ainda, a clientes em Miami (Flórida – EUA). Em 2011, o arquiteto lançou sua marca de mobiliário e objetos de decoração, a Jayme Bernardo Design.

Serviço:

Espaço Baccarat por Jayme Bernardo | 31.ª CASACOR São Paulo

Data: de 23 de maio a 23 de julho de 2017

Local: Jockey Club São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado, 1075 – Cidade Jardim)

Visitação: de terça a domingo e feriados, das 12h às 21h