A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

CASACOR Minas terá ambiente itinerante montado dentro de um ônibus

CASACOR Minas terá ambiente itinerante montado dentro de um ônibus


Loft Itinerante CASACOR Minas Caio Prates 01

A 23ª CASACOR Minas surpreende o público com mais uma ação inédita: a construção de um loft itinerante, instalado dentro de um ônibus. A proposta do arquiteto Caio Prates é conciliar a relação que a mostra vem construindo com a cidade, trazendo à tona uma discussão sobre um novo modo de percepção e experimentação do espaço urbano.

Loft Itinerante CASACOR Minas Caio Prates 02

O modelo de ônibus escolhido é o mesmo utilizado pelas empresas de transporte público da capital. O visitante terá a experiência de visitar um loft completo, que pode servir facilmente como moradia ou hospedagem temporária para um casal. Serão vários ambientes dentro deste loft, incluindo: sala de estar e TV integrada, quarto, cozinha e banheiro. O projeto prevê ainda a criação de um lounge externo, a partir da construção de um deck desmontável, que pode receber programação cultural, bate-papos, palestras e diversas outras ações a cada parada. Além disso, a  proposta é que o exterior do ônibus receba interferências de designers gráficos e artistas locais.

Loft Itinerante CASACOR Minas Caio Prates 04

A ideia do arquiteto é aproveitar o grande espaço interno livre no interior do veículo, que possui dimensões semelhantes a um container, mas se diferencia pela capacidade de locomoção. As pessoas terão a oportunidade de visualizar todo o potencial e a capacidade da arquitetura em transformar um espaço e o modo de vida, mostrando que a versatilidade de usos não está presente apenas nos ambientes, mas na forma como eles são pensado, explorados e apresentados ao público. Além disso, o ambiente itinerante será capaz de traduzir esse novo estilo de vida, moderno, despretensioso, urbano e agitado.

SOBRE A 23a CASACOR Minas

Em 2017, a CASACOR Minas ocupa um prédio histórico da capital mineira, integrante do Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, região marcada pela forte efervescência urbana, cultural, política e gastronômica. Localizado na rua Sapucaí 383, o prédio possui três pavimentos, porão, sótão e jardins. O local funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, e está diretamente associado à criação de Belo Horizonte. Nos últimos anos o imóvel vem passando por um processo de restauração, sob a supervisão do IPHAN e a CASACOR Minas tem contribuído ativamente no processo de revitalização deste edifício, que permaneceu fechado por mais de 10 anos.

O imóvel escolhido está localizado numa região caracterizada por se tornar uma espécie de corredor cultural e gastronômico da capital, que vem se estabelecendo de forma totalmente espontânea. Serão utilizados ao todo cerca de 4.000 metros quadrados de área, distribuídos em aproximadamente 49 ambientes, incluindo o Ginger, 1º bar de gim da cidade(que irá fabricar a própria bebida) e a criação de um loft itinerante, construído dentro de um ônibus que circulará por diversos pontos da cidade.

Serviço

CASACOR Minas Gerais

De 12 de agosto a 17 de setembro de 2017

Endereço: Rua Sapucaí, 383– Floresta- Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e  aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Informações: www.casacor.abril.com.br