Idealização da Praça Ayrton Senna do Brasil

Avaliação do Usuário

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

A inspiração para a concepção da Praça Ayrton Senna do Brasil veio da própria paisagem local. Existia um anel formado por antigas árvores nativas e exóticas. Elas remetiam à roda e também, por serem brasileiras e estrangeiras, ao fato do Senna ser amado no Brasil e no exterior.

PRACA AIRTON SENNA BENEDITO ABBUD 1

Imaginamos no centro desse círculo, uma colina para receber a escultura que sairia do acesso do túnel Ayrton Senna, onde era pouco vista. Esta colina elevaria a escultura transformando-a num monumento que agora poderia ser apreciado em detalhes, no tempo do caminhar do pedestre. Um piso circular foi desenhado entre a colina e as árvores, reforçando a ideia de giro, de velocidade, mas também de halo.... que sempre "coroa" os heróis e vencedores.

PRACA AIRTON SENNA BENEDITO ABBUD 2

Nesse círculo foram gravadas e eternizadas no brasileiríssimo granito verde ubatuba, frases memoráveis do Senna. Frases que mostram a sensibilidade e a força desse esportista que morreu na pista, mas nunca temeu desafios e ultrapassar limites.

Um segundo anel de piso, maior e concêntrico foi construído revelando que as árvores existentes ao redor poderiam formar um novo círculo se preenchidas as falhas. Para isso foi escolhido um pau-brasil que será plantado atrás da bandeira brasileira e dez paus-ferros, espécie de lenho duro e resistente como a personalidade do homenageado.

PRACA AIRTON SENNA BENEDITO ABBUD 3

Quando a praça for vista de cima, esse segundo anel completa a imagem de um alvo, cuja "mosca" é o próprio monumento. Também faz referência ao sentido de expansão, de irradiação, lembrando a hierarquia de usos que esse lugar terá para a cidade. Funcionará para recreação e lazer da população do entorno e será um espaço emblemático de visitação para turistas do Brasil e do mundo.

Talvez o ponto alto do simbolismo tenha sido a criação de uma réplica do capacete usado pelo Senna. Feito em bronze, foi instalado sobre um pedestal de mármore branco na entrada da praça em frente à escultura.

PRACA AIRTON SENNA BENEDITO ABBUD 4

A ideia é que essa peça emblemática, representando o espírito  do herói, tenha saído do carro e vindo ao encontro dos visitantes para ser tocado, abraçado e reverenciado.

Nosso sonho enquanto idealizadores é que esse capacete se transforme em "ouro", pois dourado é a cor que o bronze adquire quando acariciado por muitas mãos humanas.

Enfim uma praça com CORPO e ALMA, como São Paulo e a memória do Ayrton Sena merecem!

benedito abbud assinatura
www.beneditoabbud.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança Gerar novo código

Publicidade

Newsletters

Cadastre-se e receba  nossas novidades.

Siga-nos

Siga nossas redes sociais

facebook verde twitter verde Instragran verde

Últimas Matérias Publicadas

  • Idealização da Praça Ayrton Senna do Brasil

  • Tendências na arquitetura para lojas de moda

  • CASACOR RS 2017 chega a sua 26ª edição

  • Confira o lindo jardim vertical no interior de São Paulo com GreenWall Ceramic

  • Linha Levve marca presença na Casa Cor SP 2017

  • 1