A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Mostra de paisagismo aponta a tendência da volta das flores de jardim na Expoflora 2015


Nos ambientes poderão ser vistos praticamente todos os lançamentos e novidades em flores de jardim e plantas ornamentais que, este ano, têm versões cada vez mais duráveis e bonitas: kalanchoes resistentes ao hormônio do envelhecimento, petúnias que aguentam o Sol pleno, os crisântemos com visual cada vez mais bonito, dálias de tamanhos que variam de uma bola de tênis a uma de futebol, roseiras rasteiras, híbridas e arbustivas e antúrios gigantes, além de plantas suculentas e de baixa manutenção. Entre as plantas usadas para compor os ambientes estão espécies reconhecidas pela Nasa como purificadoras do ar, como a chamaedorea e a raphis.

Além disso, reciclagem de materiais descartados e o reaproveitamento de objetos em desuso servem para inspirar o visitante a colocar a mão na terra e a usar da criatividade para fazer seu cantinho preferido. A pegada sustentável está presente nas composteiras, nos produtos de captação de água de chuva e na matéria prima de móveis e pisos. A Mostra de paisagismo e jardinagem da Expoflora é organizada por Ana Rita Gimenes e Ralph Gerardus Dekker.

A 34ª Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina tem como tema em 2005 Flores, sabores e sensações  e acontece de 28 de agosto a 27 de setembro, de sexta à domingo (e no feriado de 7 de setembro), das 9h às 19hs, em Holambra, São Paulo.

Ambiente 1 - Jardim da Entrada
Alexandre Galhego (eng. Agrônomo/paisagista) - Campinas

 ambiente01 expoflora 2015

As plantas que compõem o ambiente foram especialmente escolhidas para marcar, de maneira natural e equilibrada, a visão e sensação dos visitantes. O paisagismo contempla um espaço com diferentes tons de verde por meio de espécies como a Philodendron (guaimbê), com suas folhas gigantes e recortadas, o que a torna uma planta escultural, e nas variações do azul, como as charmosas florzinhas da Neomarica caerulea, planta apropriada para canteiros de baixa manutenção e que exige poucas adubações periódicas. A opção foi pelo uso predominante de espécies arbóreas nativas, como a quaresmeira.

ambiente01 expoflora 2015 2

Ambiente 2 - Aqui se planta, colhe e vive
Paulo Teodoro Van Den Broek (eng. agrônomo/paisagista) - Holambra
Maristela Monfardini V. D. Broek (admin. empresas) - Holambra

ambiente02 expoflora2015

Cerca de seis mil plantas entre frutíferas, aromáticas, condimentares, verduras, tubérculos, cereais e flores compõem harmonicamente este ambiente. A integração de espécies é o diferencial deste jardim, onde as pessoas podem plantar, colher seus produtos e vivenciar a diversidade do local.

ambiente02 expoflora2015 1

O perfeito equilíbrio privilegia a sustentabilidade por meio do uso mínimo de energia elétrica e da adoção de defensivos alternativos. Para aquelas pessoas que sonham com uma horta, mas têm pouco espaço em casa, a alternativa apresentada são os pequenos vasos sobrepostos que permitem o cultivo de legumes e temperos, até mesmo em apartamentos. Trata-se de um tipo de container vertical chamado Miúda. Outra novidade é o Carneiro Hidráulico Caseiro, um equipamento de deslocamento de água que pode ser utilizado em qualquer espaço sem o uso de energia elétrica.

ambiente02 expoflora2015 5

Com a adesão de cisternas por grande parte da população para o armazenamento de água, o Carneiro Hidráulico mostra-se uma alternativa eficiente para a irrigação de jardins e hortas.

Ambiente 3 - Lagos e prosperidade
Nivaldo Dellagostini (paisagista) - Campinas
João Eleno de Oliveira Junior (projetista luminotécnico) - Atibaia

ambiente03 expoflora2015 1

Bromélias, bonsais com frutos, pândanos e arecas margeiam os lagos ornamentais deste ambiente, estabelecendo o equilíbrio perfeito entre a umidade atmosférica e a produção de oxigênio. O objetivo foi criar um local para relaxamento onde é possível descarregar as preocupações do dia a dia. O verde variado das plantas e o colorido das flores refletem nas águas onde as carpas Nishikigoi locomovem-se rapidamente. A iluminação em led salienta tanto o jardim como os lagos, destacando as carpas Ogon ouro que representam a prosperidade, e as Platina branca, que simbolizam a paz.

ambiente03 expoflora2015 2

Ambiente 4 - Artes Plásticas X Arte Floral
Alexandre Ayres- decorador - Catalunha
JMangabeira- artista plástico - Jaguariúna
Lya Bettini- artista plástica - Jaguariúna

ambiente04 expoflora2015 1

A harmonia entre as artes plásticas e floral pode ser conferida neste espaço contemporâneo. Óleo sobre telas com motivos de pássaros e frutas, decoram as paredes do ambiente, misturando-se ao colorido dos crisântemos, lírios, orquídeas, violetas e azaléias. Elementos artísticos, como pássaros em ferro, pairam sobre as flores coloridas e compõem a sofisticação do ambiente valorizado pela beleza e aroma dos lírios pureza.

ambiente04 expoflora2015 3

O verde fica por conta das samambaias e árvores frutíferas que dão a sensação de vida e liberdade ao local. Os tons rosa, vermelho, verde e branco estabelecem a finalidade deste sofisticado jardim, que é oferecer bons fluídos através da beleza das artes e da pureza das plantas e flores.

Ambiente 5 - Jardim de cactus e suculentas para espaços internos
Laura Eubanks (paisagista e designer floral) - Chula Vista - Califórnia

ambiente05 expoflora2015 1

O destaque é para o quadro de 1m X 50cm com grande variedade de suculentas e sementes desidratadas. Os cactos e suculentas são alocados em canteiros e nos caminhos sinuosos em um ambiente decorado com lanternas, vasos, e móveis elegantes. A profissional também usou essas plantas de baixa manutenção no ambiente 17.

ambiente05 expoflora2015 2

Ambiente 6 - No Quintal
Camila Simhon Bondar (arquiteta e paisagista) - São Paulo

ambiente06 expoflora2015 1

Partilhar o quintal da casa com os amigos e familiares e transformá-lo em um cantinho pra lá de especial é a proposta deste ambiente que, além de ser o local ideal para produzir seus próprios alimentos, é um espaço  acolhedor para relaxar e, sobretudo, colher flores, sentir os aromas, sabores e sensações. Um caminho de cruzetas em madeiras reaproveitadas e grama leva a uma pequena sala de estar com móveis em madeira de demolição. Este espaço possui acessibilidade através de uma rampa projetada para este fim. Arranjos de flores  e legumes acomodam-se em caixotes de madeiras reaproveitados, espalhados pelo ambiente.

ambiente06 expoflora2015 8

O graffiti feito  na parede central  próximo à palmeira de 3 metros de altura, retrata o pássaro brasileiro Saíra Sete Cores, ave importante para a natureza. Em um local rodeado por belos seixos foi criada uma horta em formato de mandala, desenhada com bambus, onde os legumes e temperos dividem espaço com as flores. A forma de mandala não é apenas bonita, mas considerada como um dos sistemas de agricultura mais produtivos. Nesta mesma composição estão árvores, como Ficus e Yucas, decoradas com lindas orquídeas.

ambiente06 expoflora2015 7

Parte do chão foi coberto com Dianella tasmanica, que vem conquistando os jardins brasileiros como uma excelente forração graças às suas folhas, que são verde-escuras, longas e estreitas, com margens finamente serrilhadas. O jardim vertical traz folhagens de diversas tonalidades que, além da estética, oferece o conforto térmico e a redução da poluição e do ruído externo. Dos balanços de madeira, que foram criados com um design único para o ambiente, podem-se visualizar as árvores frutíferas de médio porte e sentir os aromas das lavandas. Cada pedacinho ou cada sistema implantando foi pensado para unir a questão estética com a funcional.

ambiente06 expoflora2015 6

O custo dos sistemas é compensado com o aproveitamento dos recursos naturais e com a baixa manutenção do espaço. Um bom exemplo é o kit Stabilix, um cilindro plástico que capta água da chuva em áreas com até 80 metros quadrados. A água captada pelo sistema pode ser utilizada para regar plantas e lavar as áreas externas. A instalação é feita na tubulação externa de descida pluvial, de forma rápida e simples. O sistema utiliza apenas a gravidade, não necessitando de conexão com a rede hidráulica ou elétrica.

ambiente06 expoflora2015 3

Ambiente 7 - Espaço Beleza Natural
Cintia Rua (engenheira agrônoma e paisagista) - Vinhedo

ambiente06 expoflora2015 2

As árvores e seus frutos escolhidos para este ambiente raramente são vistos por aí, como o cupuaçu, a castanha do maranhão e a andiroba. Essas espécies, nativas da Amazônia, representam a riqueza de flora brasileira que, além de produzir frutos, permite a extração sustentável de óleos para diversos fins e de fibra natural para a decoração.

ambiente06 expoflora2015 6

 

Os óleos para massagem e para uso na cosmética estão expostos ao lado de cestos de fibra de tucumã feitos por indígenas e pela população ribeirinha de comunidades da Amazônia e do Pará. Uma mostra de sementes de espécies como o pequi e o maracujá promete fazer sucesso entre as crianças, que poderão aprender como as árvores nascem e como é possível utilizar todos os seus recursos sem agredi-las. Os elementos naturais compõem todo o ambiente que conta com um futon para relaxar e receber massagem, além de uma espreguiçadeira rodeada de vasos com costela de adão e bromélias.

ambiente06 expoflora2015 9

Cores quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo, predominam entre as flores e nas pintura de uma das paredes, na qual desenhos geométricos descem até o chão e misturam-se aos kalanchoes das mesmas cores. Os kalanchoes produzidos pelo Grupo Swart, em Holambra, são resistentes ao hormônio do envelhecimento e, portanto, suas flores permanecem vistosas por até quatro semanas Pendurados no pergolado de bambu, vasos de corda sustentam orquídeas e heliconias.

ambiente06 expoflora2015 5

Ambiente 8 - Cheiro Verde – Sabor e Arte
Mauro Contesini (eng. Agrônomo/ paisagista/designer) - Vinhedo

 ambiente08 expoflora2015 2

O ambiente explora, em um único local, a utilização de plantas ornamentais, flores e frutos. A horta, geralmente escondida atrás da casa e frequentada apenas por quem cozinha, ganha novo espaço em caixas retangulares de pallets e integra-se às folhas e flores do jardim, tornando-se mais atraente e funcional. O gazebo firenze (de madeira de reflorestamento de Eucalipto salinus) demarca o espaço da artista plástica Marisa Trippia, uma apaixonada por paisagens naturais. Ela cria suas obras respirando o ar puro do jardim e os seus aromas, podendo recostar-se em uma inusitada poltrona com estampa zebrada, construída em madeira de pallets.

ambiente08 expoflora2015 9

A bancada de vidro fixada na parede central e preenchida com folhas secas integra a área da horta com o espaço do pergolado. As luminárias de cobre com design arrojado demarcam a área da bancada, valorizando a pequena coleção de miniorquídeas plantadas em pequenos vasos brancos. Os vasos de hibiscos trançados, colocados no canteiro de lobélias ao lado do piso drenante (feito de pedra e cimento, deixa escoar 75% da água da chuva), destacam-se como esculturas vivas na paisagem. Vasos patinados conferem um ar italiano ao local. As palmeiras  Phoenix demarcam a entrada do  jardim. 

ambiente08 expoflora2015 4

Suculentas, pau d`água, chuva de ouro,  balsamo, babosas e Maranta stricta misturam-se aos temperos, como cebolinha e salsinha, criando um cenário único. Foram privilegiadas espécies que demandam baixa manutenção, como o lírio da paz, ideal para áreas com pouca luminosidade, e a lavanda, por seu perfume agradável. O painel verde de samambaias destaca a fonte de cimento, deixando o espaço mais aconchegante e alegre.

ambiente08 expoflora2015 7

Ambiente 9 - Um pomar no paraiso
Joacir Alves (paisagista) - Holambra
Caroline Batista Arantes (paisagista) - Holambra

ambiente09 expoflora2015 1
Plantar árvores frutíferas em vasos pode ser uma boa alternativa de otimização de espaço. Mas, o grande charme desta ideia, está na integração dos frutos com o paisagismo do jardim. Esses pequenos espaços criados no ambiente podem ser feitos por qualquer pessoa e em locais onde não cabem canteiros. Os jardins verticais de bromélias, russelias e orquídeas são uma boa opção para quem não abrem mão de viver entre as flores.

ambiente09 expoflora2015 6

A sequência de bromélias plantadas em pequenos vasos pendurados nas paredes é interrompida por dezenas de orquídeas phalaenopsis, chameadora metálica e chuva de ouro que formam um tapete vertical colorido. Um grande vaso com sunpatiens (impatiens resistentes ao Sol) recebe os visitantes. O banco é feito em madeira certificada. A mesa, também de madeira, convida para o café ao ar livre.

ambiente09 expoflora2015 9

A área destinada à refeição recebe outro jardim vertical com bromélias. Minipetúnias e sunpatiens fazem o arremate dos jardins verticais, rodeadas por grandes vasos com pés de fruta do conde, romã, araçá, pitanga e amora. A escolha foi pelas espécies que produzem mais. Foram eleitas as plantas e flores que demandam baixa manutenção.

ambiente09 expoflora2015 4

Ambiente 10 - Varanda com jardim
Regina Camargo (paisagista e designer floral) - Angatuba

 ambiente10 expoflora2015 1

Uma grande varanda com três pequenos ambientes sugere um local aconchegante para o entrosamento familiar e um cantinho especial para as crianças se divertirem. Móveis em madeira de demolição e diversos vasos espalhados pelo ambiente contribuem para delimitar os espaços.

ambiente10 expoflora2015 3

As paredes receberam quadros verdes com samambaias, antúrios e aphelandra amarela. Pequenas folhagens enfeitam a saleta da varanda decorada com móveis rústicos customizados com manta vermelha. O chão com pedriscos leva até um grande vaso de orquídeas amarelas.

ambiente10 expoflora2015 4

Da espreguiçadeira pintada de vermelho e amarelo é possível sentir o aroma dos temperos plantados em vasinhos espalhados pelo chão e que escalam a escada estilizada de madeira.  O espaço com grama destinado às crianças comporta uma mesa com cadeiras pequenas e uma rede vermelha feita em EVA, ideal para áreas externas. As sumpatiens e as azaleias trazem o colorido para o cantinho da garotada.

ambiente10 expoflora2015 5

Ambiente 11 - Cozinha integrada ao jardim
Débora Couto- (decoradora/paisagista) - Vinhedo
Flamarion Polga (lojista) - Vinhedo

ambiente11 expoflora2015 1

A proposta é inspirar os visitantes com uma cozinha goumert integrada ao jardim da casa. Trata-se de novo conceito que privilegia o reaproveitamento de materiais de forma inusitada e criativa, baseado no Steampunk, um termo gerado a partir de um subgenero científico da literatura que propõem “a releitura da era vitoriana com uma tecnologia avançada, criando um novo aspecto para as obras arquitetônicas”.

ambiente11 expoflora2015 4

Integrada à cozinha, uma parede vertical exibe dezenas de vasos com temperos diversos, como o alecrim, tomilho e salsinha, prontos para ser usados. Uma bancada com o fogão e coifa divide a mesa para refeições com a área da geladeira e da adega de vinhos. A antiga balança vermelha de alimentos traz saudosismo ao ambiente moderno e descontraído.

ambiente11 expoflora2015 6

Ao lado, a sala de descanso feita com piso que imita a madeira abriga os convidados que podem se divertir com um grande rádio antigo restaurado. Nas laterais do ambiente foram plantadas hortaliças e folhagens de cores neutras, como o viburno. O colorido ficou a cargo do lírio da paz e de flores em vasos, como as begônias.

ambiente11 expoflora2015 9

Ambiente 12 - Jardim Externo
Sergio Gonzalez e Guilherme Gonzalez (arquitetos) - Vinhedo

ambiente12 expoflora2015 1
O verde predomina com as frondosas samambaias, palmeiras, phillodendron e podocarpus que determinam uma infinidade de matizes ao local. A proposta é estabelecer um espaço onde convivam harmonicamente o belo e o funcional. Assim, o descanso, a contemplação e o próprio cultivo estão reunidos. Dois espelhos d’água e três grandes vasos arranjados com bromélias vermelhas destacam-se no local.

ambiente12 expoflora2015 18

O verde das folhagens é quebrado pelo colorido das orquídeas dispostas em dois grandes vasos. Banquinhos de madeira certificada ganham espaço no deck que leva até uma chaise redonda de fibra sintética, na qual é possível descansar e sentir o aroma das plantas. Orquídeas amarelas e rosas enfeitam um aparador antigo instalado em uma das laterais. A presença do verde é mais uma vez salientada com uma sequência de samambaias pendentes de um aparador.

ambiente12 expoflora2015 3

Ambiente 13 - Pocket Park
Renata Guastelli (paisagista) - Vinhedo
Beth Araujo (arquiteta e designer)- Vinhedo

ambiente13 expoflora2015 1

Pequeno, porém com uma pegada ecológica inigualável, os "pocket parks" têm feito sucesso nos EUA por trazer a natureza para perto dos arranha-céus. Este projeto contempla um “parque de bolso” que representa uma pequena área verde, no meio da cidade, onde as pessoas podem se encontrar para conversar, descansar e conviver com a natureza. Dentro deste conceito, foram escolhidas algumas plantas reconhecidas pela Nasa como espécies que purificam o ar, como a chamaedorea e a raphis.

ambiente13 expoflora2015 5

Uma parede verde forrada com minialocasias une-se a um canteiro de celósias vermelhas, conferindo harmonia estética que pode ser contemplada a partir dos quatro bancos de madeira reciclada desenhados pelas paisagistas. O deck ecológico foi construído com madeira plástica Rewood que utiliza plásticos e fibras 100% reciclados e aditivos que proporcionam extrema durabilidade. O projeto contou com a intervenção do grafiteiro Cabelin.

ambiente13 expoflora2015 3

Ambiente 14 -
Iara Kilaris (paisagista/designer de interiores) - Americana

ambiente14 expoflora2015 2

Um paisagismo não somente para contemplação, mas, também, para servir como a extensão da casa, possibilitando o contato direto com a natureza, tanto nos momentos de relaxamento como, também, nas alegres refeições ao ar livre. O gazebo coberto, com bancos e mesa, serve como área de convívio e conversação para interagir com os amigos em meio à natureza.

ambiente14 expoflora2015 4

Compondo o cenário, foram utilizadas palmeiras leque, um maciço com celosias em dégradée laranja e amarelo, e magníficas orquídeas brancas - usadas em canteiros em vasos vietnamitas azuis - que são encantadoras e dão flor o ano todo. O caminho de círculos brancos em mármore e bromélias imperiais em dégradée de verde e roxo leva para a área de refeições onde foi colocada uma mesa com ombrelone.

ambiente14 expoflora2015 7

Nesse cenário foram utilizadas árvores frutíferas, como as nêsperas que, além de atrair pássaros e produzir frutos saborosos oferecem uma boa sombra.

ambiente14 expoflora2015 15

Ambiente 15 - Pátio dos Sentidos
Marcos Brancher (paisagista) – São Paulo
Sylvia Schleier (paisagista) – São Paulo

ambiente15 expoflora2015 1

O projeto contempla a criação de um jardim ecológico, produtivo e sustentável, com diferentes espécies vegetais remetendo ao tempo das "avós", quando se cultivava no próprio quintal da casa. A plantação caseira que embeleza e torna o espaço aconchegante, cheio de cores, sabores e aromas, é retratada por meio de vasos, janelas e portões antigos.

ambiente15 expoflora2015 3

O uso de composteira doméstica na horta orgânica e no canteiro de flores comestíveis pode ser conferido neste espaço, onde desperdício e danos ao meio ambiente não tem vez. Um grande canteiro de lavanda construído ao lado de uma parede com pequenos vasos de suculentas serve de base para comedouros de pássaros. O amarelo, branco e roxo do amor perfeito colorem o jardim que tem vasos pendurados em venezianas pintadas em pátina e cuidadosamente perfilados em duas carteiras escolares antigas.

ambiente15 expoflora2015 13

O aroma dos limoeiros plantados em grandes vasos mistura-se ao das ervas e hortaliças cultivadas no canteiro verde e iluminado que convida para a colheita. O pátio parece prosseguir pela parede que exibe um caminho pintado no meio de duas folhas de um portão em ferro, coberto por primavera vermelha. A bouganville e os crisântemos laranja avermelhados formam vasos frondosos que contribuem para a beleza deste pátio.

ambiente15 expoflora2015 11

Ambiente: 16 - Semear amizade e colher festa
Marina Arruda (decoradora) – São Paulo
Bianca Haertel (decoradora) – São Paulo

ambiente16 expoflora2015 1

O mesmo quintal usado para o plantio de temperos, ervas aromáticas e medicinais pode ser o espaço também para cultivar amizades,  compartilhando as delícias da horta com quem amamos. O anfitrião deu vida ao jardim e o transformou num local intimista para eventos, planejado com muito carinho. A decoração e a louça, composta por objetos pessoais de valor sentimental, integra-se às ferramentas, vasos e plantas dispostos sobre o aparador de trabalho.

ambiente16 expoflora2015 11

A ideia é inspirar as pessoas a celebrarem na própria casa e em qualquer ocasião. O jardim pode ser o local ideal para acomodar com conforto e charme os convidados especiais. Assim, eles podem desfrutar do colorido dos crisântemos e das demais flores do campo e do aroma dos canteiros de ervas aromáticas e medicinais, como a sálvia e a hortelã.

ambiente16 expoflora2015 8

Os tons de verde dos pés de romã plantados ao lado do canteiro de temperos destacam o cantinho de descanso formado por uma cadeira vermelha em forma de rede. A mesa em madeira reciclada foi montada sob uma tenda de cortinas brancas que protege o bolo e os doces. A sustentabilidade está presente na escolha do piso feito de placas de pneu e da forração de borracha moída.

ambiente16 expoflora2015 7

Ambiente 17 - Jardim de cactus e suculentas para ambientes externos
Laura Eubanks (paisagista e designer floral) - Chula Vista - Califórnia

ambiente17 expoflora2015 1

O cactus é a principal planta deste jardim cultivado em uma área de 200 m². De baixa manutenção, as plantas escolhidas não necessitam de irrigação constante, como as suculentas. Elas demandam água somente uma ou duas vezes por mês, caso não chova.

ambiente17 expoflora2015 2

Por sua variação de textura e cor elas são responsáveis pelos desenhos do jardim. Ideal para pessoas que não têm tempo para cuidar de plantas e desejam ter um paisagismo bonito e atraente. Vários tipos de pedras, rochas e elementos de forração desenham o ambiente, conferindo um design com variações de altura e textura. Os cactos, muitos deles nativos do Brasil, marcam presença em boa parte do jardim. São plantas esculturais que chamam atenção por sua variedade de tamanhos.

ambiente17 expoflora2015 3

Ambiente 18 – Frutos do Jardim
Silvana Novaes (decoradora) – São Paulo
Ana Maria Gaspar (paisagista e decoradora) – São Paulo

ambiente18 expoflora2015 1

Nada se compara ao prazer de estar em um jardim para relaxar ao final de um longo dia de trabalho em companhia da família e dos amigos. Para compor este cenário, foram contemplados elementos que integram o ambiente às atividades familiares. Árvores frutíferas, flores e plantas contemplativas foram cultivadas em pontos estratégicos com o objetivo de proporcionar um ambiente agradável, relaxante e, ao mesmo tempo, sustentável, despertando o interesse de cuidar da natureza.

ambiente18 expoflora2015 6

Vasos coloridos em polietileno de vários tamanhos foram espalhados pelo ambiente com temperos, ervas aromáticas e frutas. As refeições - elaboradas em uma churrasqueira e em um forno de pizza, construídos com pallets – são feitas sob a sombra de exuberantes exemplares arbóreos. A horta plantada em vasos coloridos é de fácil manutenção e pode ser recriada pelos próprios frequentadores do ambiente. Um charmoso pergolado e uma cerca para emoldurar o jardim foram feitos com pontaletes descartados de obra da construção civil. O projeto  ainda contempla um sistema de gotejamento que mantem o jardim irrigado com a quantidade de água necessária.

ambiente18 expoflora2015 11

Ambiente 19 - Roseiras alemãs
Ligia Rualdes – (paisagista) - Piracicaba
Fernando Codo – (paisagista) - Piracicaba

ambiente19 expoflora2015 1
As roseiras de jardim tornam o local perfumado e atraem borboletas e pássaros diversos. Além das rosas de vários tipos e tamanhos, as orquídeas, sálvias azuis, alfazemas e viburnos conferem ao lugar o colorido e o aroma das plantas e flores. As frutíferas, como a goiabeira, intensificam a beleza e a funcionalidade. Este ambiente caracteriza-se por plantas de fácil manutenção e que florescem o ano todo.

ambiente19 expoflora2015 5

Entre as flores o destaque são as roseiras alemãs que contornam todo o jardim, plantadas em vasos, canteiros e aos pés das árvores. O gazebo, feito em madeira e com chão de tijolos, é propício para descansar e apreciar as flores, recostado em uma poltrona colorida. Destaque para o maracujá de flores vermelhas, desenvolvido pela Embrapa. Pequenos vidros amarelos pendem do gazebo numa criativa decoração. Garrafas de vidro coloridas, painéis de madeira e pneus foram misturados a terra e transformaram-se em um portal para dividir o ambiente.

ambiente19 expoflora2015 8
Ambiente 20 – Nosso jardim, seu jardim
Ingrid Dierberger – (paisagista) - Limeira

ambiente20 expoflora2015 1

O ambiente é formado por plantas tropicais, como a helicônia, uma das maiores riquezas da flora brasileira. Exuberantes, coloridas, com formas inusitadas, elas são apreciadas no mercado internacional também por sua durabilidade e pela capacidade de, mesmo sozinhas, gerar composições surpreendentes. Neste espaço de descanso podem-se observar as cascas de macadâmia espalhadas ao lado do banco oitavado.

ambiente20 expoflora2015 7

A macadâmia é uma planta 100% aproveitável: a casca é usada como substrato para orquídeas; a noz, em pratos requintados e gastronomia internacional; e, o óleo, na fabricação de diversos produtos, entre eles o sabão caseiro. Na decoração, obras de Jader Cysneiros, artista pernambucano de grande influência. O espaço será aproveitado para o lançamento de ‘O livro de ouro – The Golden Book’, em comemoração aos 120 anos das empresas da família Dierberger.

ambiente20 expoflora2015 8

Serviço:
34ª Expoflora

Localização: Holambra/ SP
Data: 28 de agosto a 27 de setembro, de sexta a domingo, e na segunda-feira, dia 07 de setembro.
Horário: das 9 às 19 horas.
Ingressos: R$ 38,00 na bilheteria – Descontos escalonados até 14 de agosto
Informações para o público: (19) 3802-1421 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.