A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Paisagismo da Casa Cor Campinas 2016 sob a ótica dos profissionais

Paisagismo da Casa Cor Campinas 2016 sob a ótica dos profissionais


Realizada no belíssimo condomínio residencial Entreverdes, a Casa Cor Campinas 2016 apresenta, além de suas duas lindas mansões, amplas áreas externas que foram projetadas e decoradas com exuberantes projetos de paisagismo idealizados por exímios profissionais no assunto. Praças e jardins convidam o público a apreciar a paisagem ao entorno e admirar o esplendido por do sol, sendo ponto de encontro e descanso para os visitantes. Confira abaixo os detalhes de cada ambiente de paisagismo apresentados diretamente pela ótica de quem os projetou. Inspire-se e boa leitura!

- LOUNGE DE ENTRADA - LEANDRO ROCHA E FLÁVIO TONICO 

lounge de entrada profissionais1

Neste projeto tiveram 2 desafios. O primeiro foi atender a proposta pré-estabelecida pela Casa Cor que era a de expor os painéis solares num ambiente aconchegante, sustentável e que demonstrasse o produto de forma que o público tivesse acesso e interação com os painéis fotovoltaicos.

lounge de entrada 2

O segundo desafio foi criar um espaço para recepção e descanso pós-mostra, e para isso, projetamos o Lounge com ambientes nas laterais, o da entrada e o da saída, utilizando móveis de áreas externas em ambos os lados.

lounge de entrada 1

E para emoldurar e dar vida ao ambiente, projetamos um jardim tropical minimalista com plantas de baixo custo e baixa manutenção, usadas em vasos de aço corten, no qual recebeu uma imponente escultura de um Cactus também de aço corten, além das Palmeiras Bismarquias em vasos de cimento com pintura automotiva.

lounge de entrada 3

Para colorir o Lounge, foram utilizados vasos ornamentais, um lindo garden seat, almofadas, tecido náutico utilizado no estofado do sofá, ombrelone e, sobre tudo, plantas de diversas cores e tamanhos, como: Palmeiras Triangular, Palmeiras Azuis, Ametista Lilás, Moréias Brancas, Lança de São Jorge, Dracena Draco, Cróton, Véu de Noiva e Zâmia.

lounge de entrada 4

No quesito sustentabilidade, além do próprio sistema de geração de energia fotovoltaica, foi utilizada madeira de reflorestamento de pinus altoclavada para o deck, móveis de madeira de demolição e iluminação LED.

- JARDIM DE BOAS VINDAS - ANA MARIA BOVÉRIO

jardim de boas vidas ana maria boverio profissional

A ideia foi criar um ambiente que recepciona e encanta os visitantes da Casa Cor 2016, com leveza, criatividade e soluções paisagísticas sustentáveis, que nortearam o projeto. O acesso acontece em grandes patamares que levam à entrada principal da mansão Tropicália projeto da GSAD, onde os visitantes encontram um espelho d’água e um ambiente de estar convidativo para ser desfrutado, contando com entrada acessível incorporada ao jardim.

jardim de boas vidas ana maria boverio 5 3

O desafio inicial foi trabalhar a topografia do terreno. O jardim com área de 300m² teve sua topografia remodelada de forma  a suavizar o declive de acesso, utilizando soluções de drenagem ecológica integrada a área de estar próxima ao espelho d’água.  Os pisos drenantes com formulação cimentícia de ultima geração (Braston) garantem a permeabilidade do solo, contribuindo como as soluções de drenagem.

jardim de boas vidas ana maria boverio 8

As plantas ornamentais escolhidas são de baixo consumo hídrico, como as gramíneas, patas de elefantes, xantorreias, agáves, yuccas, entre outras. Também foram usadas palmeiras carpentárias que marcam a entrada e verticalizam este espaço destacando a imponência da mansão. As plantas, em sua maioria, são exóticas e também tropicais.

jardim de boas vidas ana maria boverio 5 7

O banco da área de estar, bastante escultural, é em madeira certificada (Pequi) e convida os visitantes a ali permanecerem e  desfrutarem do ambiente e da boa música especialmente selecionada.

jardim de boas vidas ana maria boverio 10

A luminotécnica foi projeta em conjunto com a Interluz, idealizada para criar um ambiente cenográfico, destacando os elementos que o compõem durante as noites de visitação, valorizando o belo espelho d'água, com plantas aquáticas como a ninféias, alfaces d'água e iluminação subaquáticas, além de iluminar as palmeiras e plantas transformando-as em esculturas naturais.

jardim de boas vidas ana maria boverio 9

A escolha dos materiais foi de suma importância, pois, vai de encontro aos conceitos sustentáveis e de baixa manutenção e o resultado final leva os visitantes a desfrutarem de forma especial do Jardim das Boas Vindas.

- PRAÇA E LOUGE CASA COR - MAURO CONTESINI, ERLON TESSARI, VANDERLEI BERGAMASCO E EDUARDO MUZI

praca casa cor profissionais

Ao projetar a Praça Casa Cor, tivemos o desafio de ligar as duas mansões servindo de área de circulação e ponto de encontro dos visitantes, os quais podem passear entre esculturas, parar num deck para apreciar o belo por do sol ou admirar as lindas plantas ornamentais, o lago com os peixes, os vasos vietnamitas e usufruir de uma área de lazer e esportes.0

praca casa cor mauro contesini 1

Devemos destacar que na Praça Casa Cor foi projetado um Lounge para receber o patrocinador master da Casa Cor Campinas, a empresa Monoforte, que construiu as duas mansões com seu inovador sistema construtivo. Este lounge é um espaço agradável que decoração com mobiliário de alto requinte das empresas Breton e Abraccio, além de obras de arte para receber bem os clientes, parceiros e visitantes.

A praça foi toda projeta em ângulos de 90 graus que proporciona uma geometria marcante para organização do paisagismo, destacando o traçado do piso em concreto sarrafeado que garante rusticidade em contraste com o desenho de faixas com grama, o qual deu um toque elegância e suntuosidade resultando num design criativo que destacou o ambiente. Foram utilizadas espécies exóticas, em sua maioria rústicas, para destacar a ousadia do paisagismo. O destaque ficou por conta da planta SunPatiens nas cores branco, vermelho e laranja, que trouxe vibração das cores e alegrou o ambiente, além das Palmeiras Phoenix, arbustos Viburnu, Formios e gramas esmeraldas.

praca casa cor mauro contesini 5

A ideia central é frisar que com mesmo com matérias acessíveis, quando bem trabalhados criativamente, podem gerar ótimos e surpreendentes resultados, tanto estéticos como funcionais.

A presença do lago deixou o ambiente mais contemplativo e com sensação de frescor. Este lago, que possui belos peixes ornamentais, foi desenvolvido com um sistema próprio da empresa, no qual foi implantado com uma caixa gigante de madeira e a manta impermeabilizante. Foi decorado com iluminação especial subaquática com lâmpadas RGB.

praca casa cor mauro contesini 4

A luminotécnica foi projetada em parceira com a Light in Garden onde as cores se contrastam e demarcam o ambiente, deixando-o mais cenográfico e aconchegante durante a noite. As esculturas são do artista plástico Fabiano Brito e a função delas é enobrecer e diversificar a informação cultural que o paisagismo é capaz de transmitir para o público visitante.

praca casa cor mauro contesini 3

A pista de skate foi construída em tamanho padrão para a prática de esportes, incentivando o público a praticar esportes ao ar livre. Esta pista recebeu uma pintura urbana lúdica, no estilo grafismo, para passar a mensagem de boas vindas aos visitantes.

praca casa cor mauro contesini 2

- PRAÇA DE EVENTOS - CINTIA TEIXEIRA, MARCIO CARMONA, HENRIQUE VEIGA JUNIOR

praça de eventos casa cor campinas profissionais

“O desafio de projetar essa Praça de 612 m², foi integrar os 2 domos geodésicos e a piscina junto com o jardim e a paisagem ao entorno, criando uma circulação adequada para que fosse apreciado o ambiente como um todo. Então, a ideia central foi criar um ambiente de acolhimento onde as pessoas tivessem um lugar agradável de descanso durante e após a visitação das mansões, desfrutando da vista linda do horizonte ao passear. Já os domos servem de espaços para receber os visitantes da Mostra, onde eles se reúnem para apreciar as obras de arte e bater um papo admirando o paisagismo da praça.

praça de eventos casa cor campinas

Buscamos sempre valorizar o colorido no espaço utilizando materiais e plantas que transmitem alegria através de cores e texturas. Na decoração, tivemos a preocupação em garantir o melhor conforto com a escolha dos mobiliários para ambiente interno nos domos e com a escolha dos mobiliários externos para o jardim, além da iluminação, lareira, vasos ornamentais e obras de arte que enobrecem o projeto.

praça de eventos casa cor campinas 3

No paisagismo, o jardim foi executado com plantas nativas para valorizar a nossa natureza. A proposta foi fazer um jardim agradável que transmitisse a beleza das plantas brasileiras, coisa que muitos brasileiros não têm conhecimento. Respeitando fielmente o projeto arquitetônico buscando a harmônica integração, inclusive com os outros ambientes ao entorno, o ambiente como um todo apresenta, na parte estrutural, pisos drenantes periodizando a permeabilidade e o projeto da piscina da IGUI, cuja ideia foi coloca-la no centro da praça para trazer frescor ao ambiente, servindo como um espelho d¹agua, além de ser toda automatizada que poder ser controlada completamente pelo celular, via um app próprio. Ou seja, todo o projeto contou com a criatividade e ousadia da arquitetura e paisagismo, aliados com a tecnologia.

praça de eventos casa cor campinas 2

As principais plantas tropicais utilizada na Praça foram: 21 espécies de bromélias, Palmeira Pati (syagrus botyliflora), Palmeira Carpentaria, Palmeira Rabo de Raposa, Agáves Polvo, Alpínias, Filodentros, Patas de Elefantes, Sun Impatiens, Dassillrium, além de seixos que compõem o cenário ornamental e contribui com a drenagem e manutenção do jardim”. 

- PAISAGISMO DA CASA BOSSA NOVA - ALEXANDRE GALHEGO

paisagismo e lateral alexadre galego profissional2

Neste projeto, o maior desafio foi criar um jardim tropical que pudesse imprimir impacto visual de imediato e valorizasse a arquitetura da residência, trabalhando com espécies já adultas que chegassem o mais próximo do real possível de um jardim implantado há algum tempo.

paisagismo e lateral alexadre galego 5

A ideia central foi trabalhar com algo bem tropical justamente para suavizar e harmonizar a fachada da residência, na qual o piso drenante foi trabalhado em zig-zag para melhorar a entrada e visualização do paisagismo.

paisagismo e lateral alexadre galego 1

paisagismo e lateral alexadre galego 6

Com relação as espécies utilizadas, trabalhei com espécies de grande porte, como o Ipe Roxo a esqueda e as Palmeiras Veitchia a direita, para formar um pé direito de vegetação e suavizar o trajeto entre calçada e entrada social. Já os arbustos utilizados foram trabalhados em perspectivas com diversas texturas e tons de verde.

paisagismo e lateral alexadre galego 3

paisagismo e lateral alexadre galego 2

No quesito sustentabilidade, neste jardim foram utilizados: iluminação em LED, espécies nativas, madeira de reflorestamento e irrigação automática com micro aspersão. 

paisagismo e lateral alexadre galego 4

PISCINA - ADRIANA CONSULINI 

A instalação de piscinas evoluiu, junto com a arquitetura e com a preocupação pela sustentabilidade. Buscando um uso mais racional da água, a arquiteta Adriana Consulin dividiu a piscina em setores: prainha , spa e parte funda. As áreas foram reduzidas e os volumes também, facilitando a manutenção, mas a estética e a integração com a casa e o entorno foi mantida. A preocupação com a insolação direta também foi prevista, mantendo áreas de sombreamento e de insolação.

piscina adriana consulin 1

piscina adriana consulin 2

Casa Cor Campinas

A Casa Cor Campinas, que integra a rede de franquias Abril Casa Cor, está em sua sétima edição. Desde a primeira edição, a mostra ocupa espaço no calendário nacional dos eventos mais importantes do segmento.

A Casa Cor Campinas é presidida pela empresária Adriane Salomão Sanna e reúne renomados arquitetos, decoradores, designers e paisagistas do país, que usam criatividade e talento para desenvolver espaços que revelam as últimas tendências de estilo e design na busca do bem estar e morar bem.

SERVIÇO

Casa Cor Campinas 2016

De 31 de março a 15 de maio

Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 16h às 21h30; sextas, sábados, domingos e feriados, das 13h às 21h30

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (estudantes, maiores de 65 e professores)

Estacionamento com valet no local: R$ 15,00

Endereço: EntreVerdes Campinas - Avenida Nova Mackenzie – Sousas