A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

SunPatiens – Uma flor revolucionária no paisagismo

SunPatiens – Uma flor revolucionária no paisagismo


Com mais de 100 milhões de plantas vendidas no mundo inteiro, a variedade de flor SunPatiens foi criada pela empresa de sementes Sakata em parceria com governo da Indonésia e atualmente é sucesso no mundo inteiro por suas cores e fácil adaptação.

Foto 5 Flor SunPatiens

Com esse recorde absoluto de vendas, a SunPatiens (Impatiens hybrida) tem sido reconhecida mundialmente como a melhor planta florífera ornamental em sua categoria, rendendo premiações no Japão, Estados Unidos, Itália e Reino Unido.

Foto 3 Flor SunPatiens

Desenvolvida pela Sakata Seed Corporation no Japão pelo método de melhoramento genético convencional, ou seja, sem uso de organismos geneticamente modificados, a variedade levou mais de 10 anos de pesquisa para ser criada. Desde o seu lançamento comercial, a SunPatiens obteve a apreciação de paisagistas e entusiastas de jardinagem em todo o mundo, sobretudo na Ásia, América do Norte, Europa e América do Sul. Ao todo, são 30 variedades, que somam mais de 100 milhões de plantas vendidas pela empresa.

Foto 2 Flor SunPatiens

No Brasil, a flor já vem sendo cultivada em todas as regiões do país, pois possui grande adaptabilidade e tolerância às variações climáticas – calor intenso, chuvas e geadas leves. O seu alto vigor de planta, as cores vibrantes, a longa durabilidade e o florescimento durante o ano todo fizeram da SunPatiens uma das melhores opções para projetos paisagísticos, jardins, canteiros e vasos de parques e instituições públicas. Atualmente, a variedade já pode ser encontrada à venda nos principais centros de comercialização de flores, tais como Ceagesp, Ceasa Campinas, Veiling Holambra e Garden Centers.

Foto 1 Flor SunPatiens

Todas as variedades de SunPatiens são protegidas pela Lei Nacional de Proteção a Cultivares nº 9.456/97, Decreto 2.366/97, portanto a multiplicação é somente permitida com a autorização da Sakata. Atualmente a propagação e comercialização das mudas são feitas pela Bio Plugs (Atibaia/SP) que possui a licença do detentor da genética.


Premiações da SunPatiens:

Euroflora 2006” (2006, Italy): Gold Award.
“The First (2006-2007) Japan Flower Selections” (2006, Japan): Best Flower Award, etc.
“The Second (2007-2008) Japan Flower Selections” (2007, Japan) Flower of the Year Award.
“Outstanding Varieties Competition” (2008, USA): Best in Class: Bedding Plant Award.
“Four Oaks Trade Show” (2008, United Kingdom): Best Plant Introduction Bedding or Pot Plant Award.
“Royal Horticultural Society” (2009, United Kingdom): Award of Merit.
“Euroflora 2011” (2011, Italy): most prominently FIRST PRIZE in category (Impatiens).
“Royal Horticultural Society” (2014, United Kingdom) 4 x AGM (Award of Garden Merit).
“Royal Horticultural Society” (2014, United Kingdom) “People’s Choice Award”’.
“All America Selections 2015” (2015, USA): AAS Flower Award Winner.

Para obter mais informações sobre a SunPatiens acesse o site:
www.sunpatiens.com.br