A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Paisagista e Urbanista Carla Pimentel explora sensações dos visitantes em jardim da CASACOR Rio 2018

Paisagista e Urbanista Carla Pimentel explora sensações dos visitantes em jardim da CASACOR Rio 2018


Carla Pimentel CASACOR Rio 10

A mineira Carla Pimentel marca sua estreia na CASACOR Rio 2018 assinando o espaço de 850m², o maior já dedicado a um projeto no Rio de Janeiro, onde explora o equilíbrio entre elementos contemporâneos e a natureza.  Com a ideia central de criar um ambiente que possa mexer com os sentidos dos visitantes e proporcionar momentos de tranquilidade, a Praça das Palmeiras valoriza os contrastes entre o rígido e o fluido e proporciona a conexão das pessoas com os aromas que deixam fluir pensamentos e emoções. Veterana das edições do evento em Belo Horizonte e Brasília, a paisagista participa da edição na capital carioca que será realizada de 18 de setembro a 4 de novembro, na Glória.

Carla Pimentel CASACOR Rio 11

Carla Pimentel tem vasta experiência em trabalhar o verde com a inovação e desenvolveu um projeto que se caracteriza por cores homogêneas, muito verde e madeira, buscando ser um ambiente de descanso e tranquilidade. Em contrapartida, Carla usa o mobiliário da MAC que traz conforto e beleza com formas modernas e ao mesmo tempo aconchegantes. As peças fazem parte da coleção inédita da MAC Design elaboradas exclusivamente para o seu espaço.

Carla Pimentel CASACOR Rio 6

Já os canteiros do ambiente ganham formas livres e abstratas. Um deles emoldura um espelho d’água sinuoso. Planta aromática (lavanda) em composição com mobiliário confortável promove ao visitante uma sensação de aconchego e tranquilidade. Dentre as outras espécies de plantas inseridas no projeto, destaca-se: folhagens, bromélias, arbustos, forrações, palmeiras, árvores de grande e médio porte, além de frutíferas como a mangueira, pitangas anãs e tamareiras.

Carla Pimentel CASACOR Rio 8

“A ideia é que todos os sentidos sejam aflorados ao entrar nesse ambiente. Tanto aguçando a visão pelo uso das cores e formas, mas também com os aromas e sabores do jardim”, comenta a paisagista.

Carla Pimentel CASACOR Rio 4

O trabalho de iluminação fica a cargo de Adriana Vasconcelos (A. DE ARTE) que optou por usar uma iluminação indireta e difusa, proporcionando um cenário de aconchego ao espaço.

Carla Pimentel CASACOR Rio 3

Para integrar todos os elementos do espaço foi utilizado o DECK 100% ecológico da MADEPLAST, usando o conceito de madeira sustentável com composição sobras de madeira e resíduos de plástico reciclados, oferecendo uma alternativa sustentável.

Carla Pimentel CASACOR Rio 2

Carla Pimentel – É psicóloga e com pós-graduações em Paisagismo, Urbanismo, Planejamento e Gestão Ambiental. Profunda conhecedora das espécies da flora brasileira é referência no Brasil e no mercado por executar projetos de grande porte em haras, sítios, residências, edifícios comerciais e até mesmo urbanizações em cidades e municípios. Com uma equipe de mais de 40 profissionais, entre arquitetos, paisagistas, administradores e jardineiros, ela administra os escritórios em Belo Horizonte e também a CP Gardens, loja de adornos, decoração e paisagismo em Nova Lima/ MG. Atuando no mercado de projetos paisagísticos, Carla Pimentel foi Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente na cidade de Itaúna/ MG entre 2013 e 2015. No currículo, prêmios importantes como Casa Cor Minas Gerais e Prêmio Destaques da Engenharia Civil.

Serviço:

Espaço Carla Pimentel - Casa Cor Rio 2018

Data: de 18 de setembro a 4 de novembro

Local: Propriedade do Grupo Monteiro Aranha

Ladeira de Nossa Senhora, 163 – Glória