A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

CASACOR SP 2019: Com o tema Planeta Casa, mostra estreia em 28 de maio

CASACOR SP 2019: Com o tema Planeta Casa, mostra estreia em 28 de maio


 

CASACOR SP 2019 0

Foto feitas na Avant Première da CASACOR SP 2019

Com 9 semanas de duração, a principal edição da mostra  apresenta 75 ambientes em mais de 15 mil m² unindo afetividade, sustentabilidade e muita tecnologia.

Planeta Casa é o conceito para a edição 2019 da CASACOR, que percorre 18 cidades brasileiras, 4 países da América do Sul e um da América do Norte. O tema foi baseado na tendência de cada casa se tornar o universo particular do indivíduo. É na nossa casa que podemos expressar, de forma natural e genuína, nossa afetividade e nossa conexão com o outro. E, a partir dela, demonstrar atitudes afetivas para com a comunidade que nos rodeia. “É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito como ser humano. Somente assim será possível enxergar o outro, como um elo no cuidado com o mundo”, explica Lívia Pedreira, Diretora Superintendente da CASACOR.

CATERINA POLI E JOAO JADAO CASACOR SP 2019 8

Ambiente assinado por Catê Poli e João Jadão para CASACOR SP 2019

Repensar a casa não mais como um espaço físico, mas como um estado de espírito, norteia as novas formas de morar. A geração millennial (nascidos entre 1980 e 1995) permeia essa filosofia quase nômade, do desejo de se sentir em casa em qualquer lugar do mundo. Atrelada a essa necessidade de constante movimento, a tecnologia evoluiu para uma ferramenta mais amigável e que facilita esse processo, tornando o cotidiano mais prático e interativo.

CATERINA POLI E JOAO JADAO CASACOR SP 2019 1

Ambiente assinado por Catê Poli e João Jadão para CASACOR SP 2019

“As conexões com o outro se tornaram sem fronteiras. Nessa premissa, deixar a casa mais inteligente e organicamente integrada às inovações tecnológicas é uma das principais tendências encontradas nas últimas feiras como a Semana de Design de Milão e a Maison et Object”, explica Pedro Ariel, diretor de conteúdo e relacionamento da CASACOR.

CASACOR SP 2019 6 Copy

Foto feitas na Avant Première da CASACOR SP 2019

“Quando se fala de tecnologia, não estamos nos referindo apenas ao high-tech propriamente dito, mas sim encontrar em elementos simples e até primitivos as ferramentas tecnológicas. Temos visto diversos designers e profissionais do segmento trabalhando com materiais inusitados para alcançar efeitos tecnológicos”, complementa Cristina Bava, redatora-chefe da CASACOR.

CASACOR SP 2019 12 Copy

Foto feitas na Avant Première da CASACOR SP 2019

Aliada à necessidade de se beneficiar da tecnologia, vem a preocupação com valores como ética, transparência, diversidade e consciência. As pessoas procuram cada vez mais saber a procedência e o propósito do produto a ser consumido. Esse comportamento é reflexo da preocupação do indivíduo com a sua postura em relação ao mundo. “É olhar, de certa forma, com afeto para o mundo e para o futuro”, comenta Lívia.

Plantar Ideias CasaCor2019 5

Ambiente assinado por Plantar Ideias para CASACOR SP 2019

Sustentabilidade

Nessa tessitura da afetividade, estão igualmente entrelaçadas a tecnologia e a sustentabilidade, outro importante pilar da CASACOR. Desde 2015, a mostra possui ações voltadas para a sustentabilidade e assumiu em 2016 o compromisso de buscar a certificação ISO 14.001 até 2020, que é aplicável às organizações com um desempenho ambiental correto.

Plantar Ideias CasaCor2019 2

Ambiente assinado por Plantar Ideias para CASACOR SP 2019

Uma das conquistas da edição paulista este ano, inclusive, foi no quesito sustentabilidade: 99,3% dos resíduos gerados na mostra, entre montagem, evento e desmontagem foram desviados de aterros sanitários. A emissão de carbono foi reduzida em 54%, o que superou a meta estabelecida de 40%. Esses números confirmam a preocupação da marca em olhar, com empatia e responsabilidade, como grandes eventos afetam o meio ambiente.

CASACOR SP 2019 18 Copy

Foto feitas na Avant Première da CASACOR SP 2019

Assim como a transformação do entorno de nossa casa pode acontecer a partir das nossas próprias iniciativas, a cidade também é modificada por meio de soluções que valorizam o convívio da comunidade.

Em 2019, a meta é deixar de produzir 450 toneladas dos mais diversos resíduos em todas as fases do evento e dar a destinação adequada para o restante. Apoiada nessa ideia de que melhor que reciclar é não gerar resíduos, uma das principais ações do ano acontece na bilheteria. Em 2019, a mostra deixa de imprimir 115 mil convites em papel e mais de mil passaportes plásticos, e quem adquiri-los antecipadamente  estará contribuindo com a causa.

CASACOR SP 2019 15 Copy

Foto feitas na Avant Première da CASACOR SP 2019

“Em comparação, se colocarmos em linha reta, todos os convites que deixaremos de imprimir, isso representaria uma metragem superior à da Linha Amarela do metrô de São Paulo, que tem 12,8km e vai da Estação da Luz à Vila Sônia. Isso exemplifica o impacto que CASACOR está exercendo no meio ambiente”, conta Darlan Firmato, Arquiteto Coordenador de Projetos da CASACOR.

Jardim dos Dragoeiros Luciano Zanardo CASACOR SP Favaro Jr 02

Ambiente assinado por Luciano Zanardo para CASACOR SP 2019

Além disso, esse ano os visitantes terão acesso à Rota da Sustentabilidade da CASACOR. Antes uma área apenas de bastidores, a Central de Resíduos agora faz parte do roteiro e demonstra, com práticas diárias, como a mostra processa todos os tipos de materiais. O espaço tem uma horta de orgânicos que abastece as operações gastronômicas de ervas frescas diariamente e, além disso, uma composteira para a produção de adubo, que poderá ser levado para casa pelos visitantes.

Jardim dos Dragoeiros Luciano Zanardo CASACOR SP Favaro Jr 03

Ambiente assinado por Luciano Zanardo para CASACOR SP 2019

Gastronomia

Além das tendências de arquitetura e decoração, os visitantes também terão à disposição, seja para um lanche, um drink ou um almoço elaborado com vasta experiência de sabores, 5 restaurantes e bares. O Badebec, comandado pela chef Lourdes Bottura, traz para a CASACOR 2019 um cardápio contemporâneo, criativo, saudável e com inúmeras influências regionais. Montado em estilo buffet e com um cardápio diariamente atualizado, não faltarão opções para todos os públicos, incluindo delícias vegetarianas e veganas, além de uma incrível gama de sabores provenientes de ervas aromáticas frescas colhidas dentro da própria mostra.  

CASACOR SP 2019 26 Copy

Foto feitas na Avant Première da CASACOR SP 2019

O Bar Iulia, sucesso na edição 2018, retorna à mostra com um espaço para celebrar com os amigos. Sendo sua operação na CASACOR uma extensão do cardápio do restaurante no Jockey, os clássicos aperitivos de filet mignon de novilho ao creme de queijos ou ao molho madeira e os dadinhos de tapioca com geleia de pimenta tem presença confirmada. Além disso, os incríveis sanduíches de salmão defumado e o beirute italiano são a pedida ideal para quem quer fazer uma pausa estratégica durante o passeio. Dentre as especialidades do chef, destaque para o risoto de frutos do mar e os camarões grelhados ao molho de champanhe com arroz no próprio molho. Os coquetéis oferecidos pelo bar vão de caipirinhas com opções de vodcas importadas e nacionais, além de cachaças especiais de diversos estados do Brasil, a drinks mais complexos como o Kir Royal e Bloody Mary. Para compartilhar, o ideal é pedir uma refrescante jarra de sangria ou o se aventurar na extensa carta de vinhos montada especialmente para o evento.

CASACOR SP 2019 ClaricaLima 2

Ambiente assinado por Clariça Lima para CASACOR SP 2019

Já o Café Ofner, em sua segunda participação no evento, apresenta um espaço atemporal, aconchegante e contemporâneo. No cardápio, as novidades ficam por conta dos crepes de variados sabores e dos mil folhas já famosos da tradicional confeitaria. Para esta edição do evento, os lançamentos que prometem fazer sucesso são os mil folhas na versão salgada - como o de salmão defumado e gorgonzola com maçã verde -, que podem ser montados “ao vivo” junto com o cliente. Quando o assunto é bebida, há uma seleção especial de drinks a base de cafés e chás, assim como opções alcóolicas, com o clássico negroni e preparações com vodca, bourbon e gin.

CASACOR SP 2019 ClaricaLima 1

Ambiente assinado por Clariça Lima para CASACOR SP 2019

As delícias da Deôla Deli também estarão presentes em mais uma edição da mostra, com os clássicos salgados, sanduíches e doces, cardápio diferenciado para almoço e o tradicional buffet de sopas para aquecer as noites mais frias da mostra.

CASACOR SP 2019 20 Copy

Foto feitas na Avant Première da CASACOR SP 2019

O Bistrô CASACOR, outra opção de restaurante, desta vez em estilo à la carte, em meio à sua marcante decoração metade preta e metade branca traz aos visitantes opções variadas de entradas, como a saborosa salada de rúcula com erva doce, abacaxi e salmão defumado. Quando o assunto é prato principal, a aposta é mais uma vez dos frutos do mar, com risoto de lagostin e cogumelos, e peixe branco com risoni, cogumelos e bisque. Para quem gosta de uma boa sobremesa, a parada é obrigatória: as opções de doces incluem bolo de chocolate ao estilo lava cake, o delicioso tiramissu da casa ou a torta limone com sorvete de doce de leite, além, claro, das refrescantes porções de frutas da estação.

CASACOR SP 2019 4 Copy

Foto feitas na Avant Première da CASACOR SP 2019

Roteiro de compras

Apresentando um roteiro completo, a CASACOR traz, esse ano, quatro lojas focadas em design, bem-estar e decoração. Na Mels Brushes, os aromas e fragrâncias encantam, em produtos especialmente elaborados para compor decorações sofisticadas e satisfazer consumidores exigentes, conferindo aos lares a sensação de bem-estar, com um toque nobre de uma particular elegância.

CASACOR SP FelipeAlalou 1

Ambiente assinado por Felipe Alalou para CASACOR SP 2019

No Etna, a marca reuniu um mix de produtos que combinam entre si e refletem diferentes lifestyles. Dessa forma, o Galpão Etna será dividido em Mundo Vinho, Mundo Gourmet, Mundo Inverno e Mundo Bem-Estar. Dentro de cada um deles, será possível conhecer e comprar utilidades domésticas, acessórios para a casa e decorações que compõem esses universos.

CASACOR SP FelipeAlalou 2

Ambiente assinado por Felipe Alalou para CASACOR SP 2019

Já a Gustavo Eywear investe em estética global e design artesanal, com concepção artística, tom cosmopolita, qualidade e a originalidade em suas linhas de óculos. Cada Gustavo Eyewear é uma peça de design por si só, pintada à mão, uma a uma, com combinações exclusivas. As molduras são feitas de acetato italiano e recebem lentes Zeiss com 100% de proteção UVA / UVB.

E na tradicional Loja CASACOR por Armazém do Marton, o visitante encontra curadoria e o conceito de uma loja-museu, com um mix de produtos que vai desde itens de decoração, eletrodomésticos especiais, livraria, papelaria, moda e acessórios, utilitários, floricultura e brinquedos infantis. O Armazém é um projeto modular e com a intenção de reutilização em outros eventos e espaços no decorrer do ano. Na CASACOR 2019, o projeto aliou o uso de matérias primas e engenharia voltados à este pensamento, com reuso de aproximadamente 95% do espaço montado no ano anterior.

CASACOR SP 2019 017 Copy

Foto feitas na Avant Première da CASACOR SP 2019

Arena CASACOR

Uma das principais atrações dessa edição é a programação de talks e palestras na Arena CASACOR, que receberá, diariamente, conteúdos em temas como tendências do morar, afetividade, tecnologia, inovação e sustentabilidade, que permeiam todos os projetos apresentados em 2019. Dentre os destaques, está a série de talks CASACOR Masters, que trará grandes nomes para a programação, dentre eles, Paulo Mendes da Rocha, Jorge Elias, João Armentano e Roberto Migotto.

Patrocinadores

Em seu 26º ano de parceria, a Deca se torna patrocinadora global de CASACOR, presente em todas as praças nacionais e internacionais. Pela 3ª vez, a Leroy Merlin é parceira nacional de sustentabilidade e a Coral é a tinta nacional oficial. Também pelo 3º ano consecutivo, a casa moysés é patrocinadora local, ao lado da LG que investe na mostra pelo segundo ano, Duratex/Durafloor e Uniflex. A Comgás é a fornecedora oficial de energia em São Paulo desde 2018 e a Starbucks at Home estreia como Café Oficial. Outros parceiros em destaque, com cotas em ambientes incluem: Cosentino, Todeschini e Reckit Benckiser.

CASACOR SÃO PAULO 2019:

QUANDO:

De 28 de maio a 04 de agosto

Terça a sábado:  das 12h às 21h

Domingos e feriados: das 12h às 20h

ONDE: Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, nº 1075 – Cidade Jardim

INGRESSOS:

De terça a quinta-feira:

Ingresso inteiro: R$ 64,00/ Meia entrada: R$32,00

De sexta a domingo e feriados:

Ingresso inteiro: R$ 80,00/ Meia entrada: R$40,00

Valet: R$ 40,00

Classificação: Livre

Gratuidade: Crianças até 10 anos.

As vendas dos ingressos para São Paulo estão disponíveis no site: casacor.byinti.com

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, são 18 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e Ribeirão Preto. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.

Mais Informações: www.casacor.com

Facebook: www.facebook.com/casacoroficial

Instagram: @casacor_oficial/@casacor_sustentavel