Brasil posiciona-se como o 2º melhor mercado de piscinas do mundo

Avaliação do Usuário

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Elkis_e_Vidrotil

Projeto assinado pelo paisagista Gilberto Elkis, com revestimento de mosaico de vidro

alex_hanazaki_giuliano_bertolluci_credito_marcos_lima_22  Com a estabilização da economia e a oferta de crédito ampliada, personalizar o ambiente deixou de ser um luxo para poucos. As piscinas, jardins e churrasqueiras, têm feito cada vez mais parte da vida dos brasileiros. O Brasil é apontado pela Associação Nacional dos Fabricantes e Construção de Piscinas e Produtos Afins (Anapp), como o segundo melhor mercado de piscinas no mundo - perde apenas para os Estados Unidos. O país conta com mais de dois milhões de unidades instaladas e o setor chega a movimentar R$ 4,5 bilhões ao ano.

  Um ambiente que conta com uma bela piscina, sempre acaba sendo emoldurado pelo projeto de paisagismo. Na hora de decorar, móveis diferenciados, modernos, com ótimo design, que favoreçam o descanso e o relaxamento são sempre bem-vindos. Uma iluminação que valorize esta sensação também é imprescindível. Cada mínimo detalhe deve ser pensado para que o projeto cumpra sua proposta de valorização do conforto com funcionalidade e arrojo.

  Para o paisagista Gilberto Elkis, o elemento-chave de seu trabalho é, sem dúvida, a água. “A água purifica, limpa, dá tranqüilidade e frescor. Um jardim é sempre um espaço vivo, em constante renovação como a água”, salienta o paisagista, famoso por assinar projetos de paisagismo que contam com piscinas espetaculares, como é o caso da piscina vermelha do Hotel Unique, localizado em São Paulo.

Elkis_Unique

A piscina vermelha do Hotel Unique (SP) é um marco na carreira do paisagista Gilberto Elkis

G_ELKIS__JA_032

 

Mercado em alta!

Por ano, são construídas cerca de 70 mil novas unidades no Brasil, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins (Anapp)

 

  Quem constrói uma piscina busca um estilo de vida, de divertimento, de personalização ou de exclusividade. Isto alavanca outros setores como o da jardinagem, do paisagismo, da decoração e da iluminação. A reportagem do Paisagismo em Foco mergulhou no universo das piscinas e entrevistou o empresário e proprietário de uma das empresas de maior destaque do país, a Nado Livre Piscinas, que atua no mercado há mais de 27 anos. A seguir, os principais trechos de nossa entrevista.

Entrevista

Reportagem_Piscinas_Nado_Livre_Roberto_Reis

Roberto Reis - empresário e proprietário da Nado Livre Piscinas

 A construção civil continua em plena expansão aqui no Brasil. O mercado de piscinas acompanha este ritmo?

  Sim e cada vez mais numa linha vertical de crescimento. Por quê? Casas de alto padrão com sistemas cada vez mais modernos é um dos principais objetivos do mercado da construção civil e atualmente, as piscinas já fazem parte integrante nos projetos de casas de médio e alto padrão, ou seja, são indispensáveis até mesmo no sentido de valorizar os imóveis e empreendimentos. Os projetos já não são mais para piscinas com formato retangular, o mercado exige criatividade em matéria de projetos; piscinas multifuncionais com raia, spa, área para jogos de biribol, prainha e fundo infinito para agregar valor no sentido decorativo, além de deixar o visual moderno.

       Reportagem_Piscinas_Nado_Livre_3  Reportagem_Piscinas_Nado_Livre_4

As piscinas executadas pela Nado Livre Piscinas são verdadeiras obras de arte

  Durante muitos anos, a piscina esteve ligada ao “glamour” e ao status social. Em sua opinião, esta questão mudou com o passar dos anos? A ascensão financeira dos brasileiros pode ter contribuído para isso?

 Sim no meu ponto de vista a ascensão financeira permite aos consumidores exigir cada vez mais, não somente da piscina, mas de tudo aquilo que ele puder ter de melhor em sua casa, afinal, se trata de bens duráveis e que muitas vezes poderá ser adquirido poucas vezes ao longo da vida.

  Os projetos de paisagismo têm valorizado cada vez mais a utilização da piscina?

 Com certeza um está ligado ao outro e bem atrelado. Piscina com pobre paisagismo no seu entorno, fica vazia e vira um reservatório de água sem charme. O paisagismo ao redor da imagem e da presença de agua enriquece o ambiente e traz um bem-estar incrível. Um belo projeto de paisagismo necessita do elemento água, que oferece mais vida e mais graça ao ambiente.

 Reportagem_Piscinas_Nado_Livre_7 Reportagem_Piscinas_Nado_Livre_1 Reportagem_Piscinas_Nado_Livre_8

                                               Para Roberto Reis, a piscina e o projeto de paisagismo                                               agregam ainda mais valor a qualquer imóvel ou empreendimento

  A sustentabilidade tem sido a “palavra de ordem” de todos os tipos de projetos. É possível construir uma piscina adotando as práticas sustentáveis?

 Na verdade sim. Nossa empresa foca seriamente em sustentabilidade, em todos os sentidos da palavra. Na questão do aquecimento d’água, mito comum hoje em piscinas residenciais, a Nado Livre inova neste setor, disponibilizando o aquecedor solar esférico, economizando drasticamente energia. De que forma? Nosso revestimento é feito de agregados semipreciosos e de quartzo que não atingem a qualidade exigida para lapidação, porém, são rejeitados na indústria comum e largamente utilizados em nossos revestimentos. Além de estarmos colaborando com a ausência de fornos industriais altamente poluentes da indústria de cerâmica ou vidro e tentamos ao máximo reduzir a geração de resíduos. Estes são alguns dos exemplos de práticas sustentáveis adotadas pela Nado Livre Piscinas.

  Aponte as principais novidades disponibilizadas pelo mercado?

 Aquecedor solar esférico de alto rendimento, onde cada célula aquece ate 7,5 m³ de água, revestimentos em cristal pool, ducha solar para beira de piscinas, aparelhos para tratamento de água com lâmpadas ultravioleta, que economizam ate 90% de cloro, super leds na área de iluminação que tem baixíssimo consumo de energia elétrica, entre outras.

piscina_de_vidro_em_alta_2

                           Roberto Reis adianta uma das próximas novidades: piscinas com paredes                            de vidro blindadas, que deverão ser lançadas no primeiro semestre deste ano

 Volta no tempo

Palimanan_e_seichos_reportagem_piscinas

Piscina feita com seixos e pedras naturais

alex_hanazaki_giuliano_bertolluci_credito_marcos_lima_16  A palavra piscina vem do latim e é derivado de piscis "peixe". Sua história começa bem antes do que muita gente imagina. Os primeiros registros de grandes quantidades de águas construídos para o fim de recreação vem desde o Egito antigo. Em Roma e na Grécia a natação passou a ser uma atividade obrigatória na educação das crianças.

   Apesar de o Brasil ser um país tropical, a piscina demorou a fazer parte de nossas vidas. As primeiras feitas de concreto só surgiram na década de 20 e já continham sistema de filtragem e cloração. Até a década de 60 as piscinas eram exclusivamente dos clubes das grandes cidades porém à partir desta data se popularizou a piscina residencial.

  Hoje em dia, as piscinas se tornaram mais modernas, repletas de tecnologias e formatos cinematográficos. Suas águas são tratadas com produtos químicos apropriados para o uso doméstico e sua construção mais segura, garante mais segurança e prazer aos usuários. As piscinas de concreto e revestidas em azulejo são as mais tradicionais e as mais encontradas, no entanto muita gente tem optado pelas de fibra de vidro por serem mais baratas e fáceis de instalar, e pelas de vinil que são mais versáteis na hora de escolher o formato.

  As piscinas residenciais que conhecemos hoje viraram moda, primeiro, entre os ricos e famosos. A prática começou em Hollywood, associando piscina ao glamour. Com o tempo e a utilização de novos materiais, o sonho de ter uma piscina própria chegou ao alcance de mais pessoas e tornou-se cada vez mais popular.

 Projetos 

Palimanan_e_Elkis_2

Piscina feita com pedras naturais (Projeto: Gilberto Elkis)

Vidrotil_01

Piscina feita com mosaico de vidro

Elkis_e_Palimanan_REPORTAGEM_piscinas_2

Piscina feita com pedras naturais (Projeto: Gilberto Elkis)

 Projeto Alex Hanazaki I - Jardim Europa - SP

   Um deque de madeira envolve a área da piscina, com 40m² e se desdobra em bancos simples nas laterais dos jardins, de 110m². A partir dessa base o projeto vai crescendo com as palmeiras de porte que se misturam a bananeiras, alpínias, e maciços verdes, propiciando um clima tropical. Para dar um toque clássico, murtas e gardênias aparecem podadas escalando a parede em diferentes volumes.

alex_hanazaki_jardim_olavo_2

 Projeto Alex Hanazaki II - Morumbi - SP

  No projeto apresentado, o paisagista tentou explorar ao máximo o perfil da família, que é formada por um homem solteiro e três filhos adolescentes. Como o morador é muito ligado a esportes, pediu uma grande piscina para pratica da natação e uma bela paisagem para desfrutar momentos de lazer. Entre as plantas, que evidenciam ainda mais a piscina, destaco as grandes palmeiras rabo de raposa. Lírios da paz, podocarpos e gardênias.

alex_hanazaki_giuliano_bertolluci_credito_marcos_lima_10

Agradecimentos 

Nado Livre Piscinas

11 4191-3131

www.nadolivrepiscinas.com.br

Alex Hanazaki Paisagismo

www.alexhanazaki.com.br

11 3061-3420

Gilberto Elkis Paisagismo

11 3815-9537

Palimanan Pedras Naturais

www.palimanan.com.br

11 3064-0617

Vidrotil Mosaico

www.vidrotil.com.br

11 5592-5400

Imagens: divulgação

Comentários  

0 # nadya nayara 09-12-2012 11:25
essas piscina elas são muito bonitas e eu sinto muito mas eu não tenh dinhero sufisiente para mandar fazer
Responder

Adicionar comentário


Código de segurança Gerar novo código

Publicidade

Newsletters

Cadastre-se e receba  nossas novidades.

Siga-nos

Siga nossas redes sociais

facebook verde twitter verde Instragran verde

Últimas Matérias Publicadas

  • O paisagismo em empreendimentos dos novos tempos

  • Fazenda São José há mais de 74 anos é tradição e referência em Decks e Pérgolas

  • Garden seat invade a decoração

  • Vem aí a 3º edição do Congresso Nacional de Paisagismo Online, o Conapa

  • Uma perspectiva otimista para o mercado de paisagismo

  • 1