Buscar
| Projeto mostra que jardim na varanda e animal de estimação pode combinar sim |
|
|
|
| Escrito por JOÃO FELIPE CÂNDIDO DA SILVA |
| Qua, 04 de Janeiro de 2012 11:34 |
|
Ao conhecer o local, a paisagista percebeu que os moradores procuravam de alguma forma manter contato com a natureza sem precisar sair do apartamento. Foi pensando nisso, que Ivani idealizou um projeto de paisagismo diferenciado, com o intuito de proporcionar uma maior convivência entre os familiares na varanda com jardim e por que não os animais de estimação? “Pensei num espaço gramado para os cachorrinhos, de aproximadamente 3,5 m² e escolhi a espécies de grama São Carlos, pois têm as folhas largas e não pinicam os animais”, diz a paisagista.
Ao conhecer o local, a paisagista percebeu que os moradores procuravam de alguma forma manter contato com a natureza sem precisar sair do apartamento
Ivani Kubo salienta: "O importante é sentir o sonho de cada cliente e planejar tudo de maneira que o espaço se torne perfeito" O painel que reveste a parede dos fundos foi feito em cumarú certificado e o local recebeu bica d’água para deixar o ambiente mais acolhedor, relaxante. “Um outro desejo da minha cliente era ter espécies frutíferas. Então utilizei a jabuticabeira, a carambola, a pitanga, acerola, romã, limão siciliano e morangos. Formei também uma pequena horta, com as hortaliças mais usadas na casa: salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, tomilho, orégano, entre outras”, salienta Ivani. Além dessa vegetação específica, a paisagista também usou as espécies ornamentais: azaleas, lavandas, jasmins, orquídeas colocadas nas árvores, buxinhos, palmeira Phoenix, mini-papirus, cica revoluta, nandina doméstica, bambu mossô, entre outras espécies.
A família toda aproveita para colher os frutos das inúmeras espécies frutíferas Segundo Ivani, o segredo do jardim em varanda é a drenagem perfeita para nao empoçar água, e a escolha correta da espécie, dependendo da luz solar direta ou indireta que a varanda recebe. No mais, só a rega contínua para garantir a beleza do paisagismo local. Para isso, é essencial um ponto de torneira ou irrigação automatizada - muito usada atualmente em varandas de apartamento, por sistema de gotejamento.
Além da mini horta e das espécies frutíferas, a paisagista também usou as espécies ornamentais A iluminação cênica entre as folhagens é essencial também: dá vida ao jardim nas horas noturnas. Caminhos são importantes, assim o espaço ganha forma de jardim. Os pedriscos fulget decoram e complementam o 'jardim' da varanda. “A manutenção é tranquila. Apenas três vezes ao ano e a garantia do jardim perfeito em todas as estações”, ressalta Ivani, que priorizou a utilização dos móveis em madeira certificada.
Segundo a paisagista, a manutenção é necessário manutenção apenas três vezes ao ano e a garantia do jardim perfeito em todas as estações Parte da varanda, onde foi implantado o jardim, recebeu contenção com cruzetas (madeiramento antigo), sendo que o espaço onde a mesa em madeira de demolição foi disposta ficou no piso de porcelanato existente na varanda, oferecendo assim, dois momentos na mesma varanda. “O importante é sentir o sonho de cada cliente e planejar tudo de maneira que o espaço se torne perfeito. Para tal, é preciso exercitar a criatividade profissional, tornando o espaço se muito agradável”, finaliza a paisagista. Contato http://ivanikubo.blogspot.com/ Imagens: divulgação arquivo pessoal |
| Última atualização em Qua, 04 de Janeiro de 2012 12:38 |
últimas notícias
- Teodoro Henrique da Silva, presidente da Fiaflora Expogarden: a feira é focada em gerar negócios
- 21ª Mostra Artefacto Haddock Lobo - Mais de 30 produtos com acabamentos a mão
- Proflora realiza novo Workshop de Paisagismo, desta vez em Manaus - AM
- CASA COR 2012 - SÃO PAULO, terá como tema: a Moda, Estilo e Tecnologia
- A Câmara dos Deputados e o Paisagismo Brasileiro, sob a ótica de Raul Cânovas
- Empreendedoras de sucesso: conheça a história de Sara Palamoni e Meire Lemes
- O jardim nos períodos frios
- Paisagismo é sinônimo de plena Qualidade de Vida !
- Marcelo Faisal celebra 50 anos e lançará seu livro com o apoio da Land Rover
- Madeira de Demolição uma excelente opção para projetos paisagísticos
- Audiência Pública sobre o Projeto de Lei que legaliza a profissão de Paisagista
+vistas
- Paisagismo em Foco
- Gilberto Elkis - Paisagista
- 29ª Expoflora - Maior exposição de flores e plantas ornamentais, Holambra - SP.
- Lareiras Ecológicas – Aquecendo sua área externa
- Revestir 2011 - Empresas apresentam novidades para áreas externas
- Empresa aposta em soluções para paisagismo
- Calendário Casa Cor 2012
- Varanda Casa Cor - Gigi Botelho
- Cristal Pool - Sua piscina com prainha
- Tec Garden - Solução sustentável para jardins sobre laje
- "Paisagismo não pode ser considerado artigo de luxo", afirma Ananda Apple.






Varandas de apartamento costumam não ser muito bem aproveitadas, mas com a implantação de um projeto paisagístico que envolva o ser humano com a natureza, elas tornam-se o espaço preferido de todos da família. Nesta varanda de 32 m² localizada no bairro Campo Belo, região central de SP, a paisagista, jardinista e design de exteriores Ivani Kubo, encontrou a seguinte situação: casal com um filho de 1 ano e meio e mais dois cãezinhos (foto) - 1 west highland white terrier e um yorkshire - formam a família.




Comentários
Assine o RSS dos comentários