Mais arquitetônica do que nunca, Campinas Decor 2014 abre as portas dia 25


campinas_decor_logo_2

19ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista ocupa casarão inspirado no filme E o vento levou, no Jardim das Paineiras

 

Tendo como cenário um casarão dos anos 1970 inspirado no clássico E o vento levou, a Campinas Decor 2014 começa no dia 25 de abril e entra para a história como a mais arquitetônica das 19 edições da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Dos 42 ambientes internos e externos apresentados, oito – 20% do total – foram projetados e erguidos pelos expositores especialmente para a exposição, oferecendo um panorama de estilos e sistemas construtivos variados, mesclados às principais tendências e lançamentos do setor.

campinas_decor_FACHADA_E_TERRAO

Fachada, por Thiago Soares e Patricia Forte

Até 15 de junho, os visitantes poderão conferir o trabalho preparado por um time de 65 dos mais renomados profissionais de Campinase região, distribuídos por 2.500 metros quadrados de terreno e 1.500 metros quadrados de área construída. Localizado no nobre Jardim das Paineiras, o imóvel escolhido impressiona pela fachada suntuosa, ambientes amplos, pé direito alto e fácil acesso tanto para os moradores da cidade como para os visitantes de outros municípios.

campinas_decor_PISCINA_E_PAISAGISMO

Piscina e Paisagismo, por Sabine Morel

Seu amplo terreno disponível propiciou à organização a realização de um feito inédito: reservar uma área exclusiva para a construção de espaços. Dispostos em volta da casa e da antiga piscina em formato oval totalmente restaurada, foram erguidos loft, espaço gourmet, restaurante, bar, spa, espaço de patrocinador, bilheteria e lounge de saída. Somam-se a eles salas, suítes, banheiros, terraços e jardins, transformando o evento em uma vitrine completa e garantindo atração para todos os públicos.

campinas_decor_PRAA

Praça, por Débora Leonardi e Zucca Leonardi


campinas_decor_STELLA-E-SUELIRealizar a mostra ali era sonho antigo das organizadoras, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso. “Há anos namorávamos essa casa e por diversas vezes conversamos com a proprietária, Lya Xavier de Souza, que também tinha esse desejo. Mas, por vários fatores, ainda não havia dado certo. Com o imóvel vazio após o falecimento da doutora Lya, conversamos com os herdeiros e conseguimos colocar em prática essa ideia que muito a entusiasmava”, conta Stella.  

Além de propiciar aos expositores a oportunidade única de mostrar ao público seus estilos arquitetônicos, o imóvel localizado no número sete da Rua Francisco Xavier de Souza Junior (homenagem ao avô de Lya) permite à organização realizar a mostra pelo segundo ano consecutivo em uma casa – condição que resgata a principal origem de uma mostra de arquitetura, decoração e paisagismo.

“Tivemos muito orgulho em realizar o evento em patrimônios públicos durante quatro anos e contribuir para a recuperação de importantes prédios históricos da cidade, mas decorar uma casa de verdade nos aproxima cada vez mais do que o público deseja ver”, explica Sueli. Esse interesse pode ser comprovado pelo sucesso obtido em 2013, quando a mostra promovida em uma casa no Parque Taquaral tornou-se uma das mais bonitas e comentadas da história da Campinas Decor.

campinas_decor_JARDIM_DA_FACHADA

Jardim da Fachada, por Edson Cardoso

Em 2014, foram investidos R$ 6 milhões na preparação da mostra, divididos entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. Durante dois meses de trabalho, os arquitetos, decoradores e paisagistas imprimiram nos espaços o que há de mais moderno em tecnologia de automação residencial, luminotécnica, mobiliário, equipamentos de som e imagem, pisos, revestimentos, pinturas e paisagismo.

campinas_decor_HALL_DE_ENTRADA

Requinte, sofisticação e praticidade. Essas são as características predominantes nos ambientes da Campinas Decor 2014. Em uma casa que por si só já chama a atenção por sua arquitetura, amplitude e design, os profissionais apostaram em trazer as tendências de uma forma que pode ser realmente aplicada ao cotidiano das famílias. O luxo aparece em lustres contemporâneos, nos mais variados estilos, tecidos nobres, mármores e obras de arte de artistas brasileiros e estrangeiros.  

   

Os revestimentos são os mais variados. Papéis de parede aparecem com predominância, em variadas texturas e estampas. Mas também há lugar para paredes cobertas por tecidos nobres, materiais cimentícios, espelhos e muitos painéis amadeirados.

campinas_decor_LIVING

Living, por Kátia El Badouy

   

Grafismos, presentes em móveis e revestimentos e cores fortes, nos mais variados tons, também são notadas, assim como o dourado, que se faz presente em muitos ambientes. O contraste entre cores neutras, em especial o preto, e fortes, como o laranja, também pode ser percebido.  Outra constante é a sustentabilidade, que se mostra das mais diversas formas, como a ampla utilização de madeira de reflorestamento em móveis, pisos vinílicos ou cimentícios e o uso de iluminação em Led. A tecnologia também se destaca, fazendo-se presente nos ambientes com as mais diversas funções.

A Campinas Decor 2014 em números:

Investimentos: R$ 6 milhões

Área total: 2.500 metros quadrados

Área construída: 1.500 metros quadrados

Área livre: 1.000 metros quadrados

Ambientes: 42

Expositores: 65

Empregos gerados na obra: 1.500

Empregos gerados durante o evento: 150

Fornecedores: 1.200

Expectativa de público: 32 mil visitantes

Serviço

Campinas Decor 2014

Data: de 25 de abril a 15 de junho

Site:  www.campinasdecor.com.br