Bem Vinda Crise - Parte 2

Avaliação do Usuário

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Retomando o tema, Bem-vinda Crise, agradeço inicialmente as curtidas e vou direto para o mercado

 
A partir de 2001 iniciou se a loucura e expansão do mercado em geral. As incorporadoras assumem um papel de maior importância do que as construtoras. Surgem os empreendimentos/produto e o mercado de projeto explode com uma demanda fenomenal.
 
Marcelo_Faisal_-_Paisagismo_em_Foco_-_coluna_dez
 
 
Eu que vinha do mercado residencial, com outra velocidade, tive que acelerar para poder acompanhar aquele loucura toda e surfar esta grande onda. Diante da demanda, tinha que optar e naturalmente fui me distanciando das casas e do mercado residencial.
 
Passados 10 anos, num mercado bipolar, alternando entre euforias e depressões, uma grande crise abate de forma fulminante toda a nossa cadeia. Incorporadores e construtoras, principalmente as de capital aberto, vivem momentos de terror, com ações despencando e tendo que abrir mão de aquisições, parceiras, lançamentos e literalmente refazendo toda uma "engenharia" empresarial.
 
Marcelo_Faisal_-_Paisagismo_em_Foco_-_coluna_dez1
 
 
Os escritórios de projetos viram minguar os novos lançamentos e com equipes grandes e montadas, sem saber até quando manteriam as equipes. As execuções desaceleraram e se arrastam com atrasos nas entregas das obras. E equipes grandes de mão de obra começam a ser um peso enorme nas contas das empresas.
 
As vendas de Ceasa e viveiro caem 60/70% e a sensação de impotência aumenta diante das perspectivas negativas. Mas literalmente não havia o que fazer se não enxugar!!
 
Comecei a fazer cortes em todas as áreas da minha empresa. Cortei administrativo, campo, projeto, vendas e serviços. Era hora de parar, avaliar e com tranquilidade agir.
 
Marcelo_Faisal_-_Paisagismo_em_Foco_-_coluna_dez2
 
 
E assim foi o meu reencontro com o mercado residencial, assunto do qual vou tratar no próximo login, se houver pelo menos um interessado (rsrs). Abraços amigos.

Adicionar comentário


Código de segurança Gerar novo código

Publicidade

Newsletters

Cadastre-se e receba  nossas novidades.

Siga-nos

Siga nossas redes sociais

facebook verde twitter verde Instragran verde

Últimas Matérias Publicadas

  • Idealização da Praça Ayrton Senna do Brasil

  • Tendências na arquitetura para lojas de moda

  • CASACOR RS 2017 chega a sua 26ª edição

  • Confira o lindo jardim vertical no interior de São Paulo com GreenWall Ceramic

  • Linha Levve marca presença na Casa Cor SP 2017

  • 1