avatar_marcelo_faisal

Neo Tropical, uma releitura dos jardins tropicais brasileiros

  • Escrito por Marcelo Faisal - Arquiteto Paisagista

Neo significa releitura. Neo tropical é a releitura dos jardins tropicais. Venho travando esta batalha desde o início de minha vida de jardineiro. Hoje, estou convicto de que este é o nosso verdadeiro estilo. Somos um “país tropical”, abençoado por Deus e bonito por natureza. Importar outra natureza, outro clima, outras plantas é quase impossível. O resultado nunca será o ideal. Sofria e sofro por pensar assim, perdia e ainda perco mercado.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical

Muitos querem um jardim europeu, esquecendo - como nós, profissionais, às vezes esquecemos - que aqui não tem neve, nem muito frio, e sim muita chuva. Aqui é verão o ano todo, se formos comparar com a Europa. Portanto, vamos avaliar os caminhos que temos. Se posso contribuir, digo sim, que o Neo Tropical é nosso estilo. Nosso jardim. Evitando o peso e excesso de plantas, utilizando flores perenes variadas, palmáceas, camélias, frutíferas, em lugar das coníferas, chegaríamos ao mercado com uma grande proposta. Antropofagia não é canibalismo.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical2

Podemos importar idéias, traçados, linhas. Afinal, o berço do mundo é o Clássico. O clássico virou Neo Clássico. Neo Clássico virou Neo Tropical. Mais do que um título, nome ou batizado, á uma postura, uma conduta.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical4

 

 

A necessidade de atender um mercado exigente, que volta de uma Europa toda florida, com seus jardins imponentes, maravilhosos e bem cuidados faz- me buscar uma solução intermediária em nossos jardins tropicais. Devemos considerar que o inverno europeu rigoroso torna obrigatória uma reforma anual nos jardins. Já no verão, onde os dias chegam a durar até 12 horas, o florescimento é intenso, compensando a rigidez do inverno.

No Brasil, o clima é extremamente favorável, e não precisamos pensar em reforma anual. Nossos jardins são perenes. Portanto, devem ser pensados e projetados para durar.

 

 

 

Combinando as características européias e tropicais, a proposta Neo Tropical atende à expectativa do cliente, fazendo surgir um jardim aclimatado, com baixa manutenção. As flores anuais dos jardins europeus dão lugar às flores perenes. Por outro lado, o excesso de vegetação dos jardins tropicais á substituído por arbustos com abélia, tumbergia erecta, murta, ixora e outros inúmeros.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical3

As coníferas, como ciprestes e tuias, seriam indicadas em regiões mais frias, como Campos do Jordão, Atibaia e Itapecerica, regiões serranas e o sul do país.Caso contrário, devem ser evitadas, pois, para se desenvolver com toda a sua beleza, necessitam de temperaturas mais baixas. Em regiões quentes, definharão com o passar do tempo e terão que ser substituídas para não comprometer o visual do jardim. Nessas regiões, a proposta de substituir coníferas por palmeiras ( Trachicarpus, Neodipsis, fênix, Mascarenha, etc.), frutíferas ( Pitanga, Jabuticaba, Cítricas) ou outras espécies altas, como camélias e bambu mossô, garantem um resultado melhor aos jardineiros brasileiros.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical5

Afinal, está na hora de o Brasil, terra de Burle Marx, ter reconhecido um trabalho no mercado internacional, que vá além da idéia de Mata Atlântica.

Contato:

www.marcelofaisal.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

+ Outras Matérias

Presidente do CAU/BR afirma: “reserva técnica” prejudica arquitetos e a imagem da profissão

Presidente do CAU/BR afirma: “reserva técnica” prejudica arquitetos e a imagem da profissão

Em 2016, campanha abordará lojiistas, fornecedores e estudantes Criatividade, conforto e segurança. O trabalho de um arquiteto e urbanista proporciona isso e muito mais a seus clientes, projetando com talento e conhecimento técnico não só suas casas e escritórios, mas cidades inteiras. Arquitetos e urbanistas são fiscais da qualidade das construções. Por is...

Expo Revestir 2016 - A tendência é: otimização de espaço e acabamentos versáteis

Expo Revestir 2016 - A tendência é: otimização de espaço e acabamentos versáteis

Revestimentos versáteis que valorizam a decoração despontam como tendências, assim como os lançamentos em cubas e gabinetes que, juntos, potencializam espaços de lavabos e banheiros. A ideia é transformar a casa em um lugar superaconchegante e prático. Essas e outras novidades dos expositores que estarão na 14° EXPO REVESTIR você confere agora. O evento a...

Revitalização de projeto de interiores

 Revitalização de projeto de interiores

Após alguns anos de casa, clientes buscam os mesmos profissionais que fizeram os projetos de decoração dos ambientes para readaptarem o layout e modernizarem o espaço, dando uma cara nova ao lar. A casa é um elemento vivo, que está sempre em transformação. Esse pensamento é o ponto de partida para clientes que buscam sempre inovar e modernizar seus lares. C...

Dicas de como decorar varandas pequenas

Dicas de como decorar varandas pequenas

As varandas pequenas, quando bem decoradas e projetadas, podem se transformar em um ambiente confortável e agradável para fugir do calor, curtir o vento e a paisagem local Nesse calorão, poucas coisas são tão prazerosas quanto sentar-se na varanda para pegar um sol, sentir a brisa e ler um livro ou bater um bom papo. No verão, esse cantinho da casa costuma ...

Curta-nos no Facebook