avatar_marcelo_faisal

Neo Tropical, uma releitura dos jardins tropicais brasileiros

  • Escrito por Marcelo Faisal - Arquiteto Paisagista

Neo significa releitura. Neo tropical é a releitura dos jardins tropicais. Venho travando esta batalha desde o início de minha vida de jardineiro. Hoje, estou convicto de que este é o nosso verdadeiro estilo. Somos um “país tropical”, abençoado por Deus e bonito por natureza. Importar outra natureza, outro clima, outras plantas é quase impossível. O resultado nunca será o ideal. Sofria e sofro por pensar assim, perdia e ainda perco mercado.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical

Muitos querem um jardim europeu, esquecendo - como nós, profissionais, às vezes esquecemos - que aqui não tem neve, nem muito frio, e sim muita chuva. Aqui é verão o ano todo, se formos comparar com a Europa. Portanto, vamos avaliar os caminhos que temos. Se posso contribuir, digo sim, que o Neo Tropical é nosso estilo. Nosso jardim. Evitando o peso e excesso de plantas, utilizando flores perenes variadas, palmáceas, camélias, frutíferas, em lugar das coníferas, chegaríamos ao mercado com uma grande proposta. Antropofagia não é canibalismo.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical2

Podemos importar idéias, traçados, linhas. Afinal, o berço do mundo é o Clássico. O clássico virou Neo Clássico. Neo Clássico virou Neo Tropical. Mais do que um título, nome ou batizado, á uma postura, uma conduta.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical4

 

 

A necessidade de atender um mercado exigente, que volta de uma Europa toda florida, com seus jardins imponentes, maravilhosos e bem cuidados faz- me buscar uma solução intermediária em nossos jardins tropicais. Devemos considerar que o inverno europeu rigoroso torna obrigatória uma reforma anual nos jardins. Já no verão, onde os dias chegam a durar até 12 horas, o florescimento é intenso, compensando a rigidez do inverno.

No Brasil, o clima é extremamente favorável, e não precisamos pensar em reforma anual. Nossos jardins são perenes. Portanto, devem ser pensados e projetados para durar.

 

 

 

Combinando as características européias e tropicais, a proposta Neo Tropical atende à expectativa do cliente, fazendo surgir um jardim aclimatado, com baixa manutenção. As flores anuais dos jardins europeus dão lugar às flores perenes. Por outro lado, o excesso de vegetação dos jardins tropicais á substituído por arbustos com abélia, tumbergia erecta, murta, ixora e outros inúmeros.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical3

As coníferas, como ciprestes e tuias, seriam indicadas em regiões mais frias, como Campos do Jordão, Atibaia e Itapecerica, regiões serranas e o sul do país.Caso contrário, devem ser evitadas, pois, para se desenvolver com toda a sua beleza, necessitam de temperaturas mais baixas. Em regiões quentes, definharão com o passar do tempo e terão que ser substituídas para não comprometer o visual do jardim. Nessas regiões, a proposta de substituir coníferas por palmeiras ( Trachicarpus, Neodipsis, fênix, Mascarenha, etc.), frutíferas ( Pitanga, Jabuticaba, Cítricas) ou outras espécies altas, como camélias e bambu mossô, garantem um resultado melhor aos jardineiros brasileiros.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical5

Afinal, está na hora de o Brasil, terra de Burle Marx, ter reconhecido um trabalho no mercado internacional, que vá além da idéia de Mata Atlântica.

Contato:

www.marcelofaisal.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

+ Outras Matérias

Entrevista: Kolorines Tecnology comemora 20 anos de atuação

Entrevista: Kolorines Tecnology comemora 20 anos de atuação

Todos sabemos o quanto é trabalhoso edificar uma empresa aqui no Brasil diante de todas as adversidades que o empreendedor precisa encarar. Não basta ter o desejo apenas, é preciso ter paixão pelo que faz e acreditar sempre no seu sucesso, contando com pessoas de confiança na sua equipe e com parceiros fiéis no decorrer da jornada. Arnaldo Serra - Propri...

Rafaela Novaes assina o estande da Green Wall Ceramic na Expo Revestir 2015

Rafaela Novaes assina o estande da Green Wall Ceramic na Expo Revestir 2015

Conhecida por Fashion Week da Arquitetura e Construção, a feira que acontece todos os anos na cidade de São Paulo é responsável por apresentar aos visitantes as tendências do mundo da arquitetura, construção e paisagismo. Neste ano no stand da Manufatti Revestimentos e Greenwall Ceramic a arquiteta Rafaela Novaes foi a responsável por assinar os três jardins...

As crises hídrica e econômica no paisagismo nas opiniões dos nossos colunistas

As crises hídrica e econômica no paisagismo nas opiniões dos nossos colunistas

Recentemente passamos por momentos de apreensão em relação a escassez da água. Foram meses assistindo a água dos nossos reservatórios descendo até o nível do desespero. Nas cidades parecia jogo de uma torcida só: todos a favor das chuvas milagrosas que demoraram a aparecer. Mesmo quando surgiram as primeiras tempestades de verão a tensão continuava devido a ...

Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli dão dicas de varandas e terraços

Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli dão dicas de varandas e terraços

Os espaços de lazer ‘dentro’ de casa se tornam prioridade na hora de projetar. Uma boa opção são por varandas ou terraços luxuosos. Os espaços são ótimos para receber visitas. Muito versáteis, podem incluir churrasqueiras, fornos de pizza e outros recursos que a imaginação mandar. Algumas residências já contam com a infraestrutura básica, caso não, é preciso...

Curta-nos no Facebook