avatar_marcelo_faisal

Neo Tropical, uma releitura dos jardins tropicais brasileiros

  • Escrito por Marcelo Faisal - Arquiteto Paisagista

Neo significa releitura. Neo tropical é a releitura dos jardins tropicais. Venho travando esta batalha desde o início de minha vida de jardineiro. Hoje, estou convicto de que este é o nosso verdadeiro estilo. Somos um “país tropical”, abençoado por Deus e bonito por natureza. Importar outra natureza, outro clima, outras plantas é quase impossível. O resultado nunca será o ideal. Sofria e sofro por pensar assim, perdia e ainda perco mercado.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical

Muitos querem um jardim europeu, esquecendo - como nós, profissionais, às vezes esquecemos - que aqui não tem neve, nem muito frio, e sim muita chuva. Aqui é verão o ano todo, se formos comparar com a Europa. Portanto, vamos avaliar os caminhos que temos. Se posso contribuir, digo sim, que o Neo Tropical é nosso estilo. Nosso jardim. Evitando o peso e excesso de plantas, utilizando flores perenes variadas, palmáceas, camélias, frutíferas, em lugar das coníferas, chegaríamos ao mercado com uma grande proposta. Antropofagia não é canibalismo.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical2

Podemos importar idéias, traçados, linhas. Afinal, o berço do mundo é o Clássico. O clássico virou Neo Clássico. Neo Clássico virou Neo Tropical. Mais do que um título, nome ou batizado, á uma postura, uma conduta.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical4

 

 

A necessidade de atender um mercado exigente, que volta de uma Europa toda florida, com seus jardins imponentes, maravilhosos e bem cuidados faz- me buscar uma solução intermediária em nossos jardins tropicais. Devemos considerar que o inverno europeu rigoroso torna obrigatória uma reforma anual nos jardins. Já no verão, onde os dias chegam a durar até 12 horas, o florescimento é intenso, compensando a rigidez do inverno.

No Brasil, o clima é extremamente favorável, e não precisamos pensar em reforma anual. Nossos jardins são perenes. Portanto, devem ser pensados e projetados para durar.

 

 

 

Combinando as características européias e tropicais, a proposta Neo Tropical atende à expectativa do cliente, fazendo surgir um jardim aclimatado, com baixa manutenção. As flores anuais dos jardins europeus dão lugar às flores perenes. Por outro lado, o excesso de vegetação dos jardins tropicais á substituído por arbustos com abélia, tumbergia erecta, murta, ixora e outros inúmeros.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical3

As coníferas, como ciprestes e tuias, seriam indicadas em regiões mais frias, como Campos do Jordão, Atibaia e Itapecerica, regiões serranas e o sul do país.Caso contrário, devem ser evitadas, pois, para se desenvolver com toda a sua beleza, necessitam de temperaturas mais baixas. Em regiões quentes, definharão com o passar do tempo e terão que ser substituídas para não comprometer o visual do jardim. Nessas regiões, a proposta de substituir coníferas por palmeiras ( Trachicarpus, Neodipsis, fênix, Mascarenha, etc.), frutíferas ( Pitanga, Jabuticaba, Cítricas) ou outras espécies altas, como camélias e bambu mossô, garantem um resultado melhor aos jardineiros brasileiros.

Marcelo_Faisal_-_Coluna_Outubro_-_Neo_Tropical5

Afinal, está na hora de o Brasil, terra de Burle Marx, ter reconhecido um trabalho no mercado internacional, que vá além da idéia de Mata Atlântica.

Contato:

www.marcelofaisal.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

+ Outras Matérias

Sociedade Bandeirante de Orquídeas celebra estação das flores com mostra gratuita

Sociedade Bandeirante de Orquídeas celebra estação das flores com mostra gratuita

Os organizadores do evento garantem que o público irá se surpreender com as encantadoras e belas raridades selecionadas Nos dias 25 e 26 de outubro, o Esporte Clube Banespa ficará mais colorido e perfumado. A Sociedade Bandeirante de Orquídeas – SBO promoverá, no Salão do antigo boliche, a tradicional Exposição de Orquídeas. A mostra traz cerca de 500 planta...

Imob Luxe apresenta as novidades para o mercado de imóveis de luxo com a presença de especialistas no segmento

Imob Luxe apresenta as novidades para o mercado de imóveis de luxo com a presença de especialistas no segmento

Na última terça-feira (14), a Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, recebeu aproximadamente 100 pessoas interessadas nas estratégias de marketing para o mercado imobiliário premium.      O workshop, organizado pela PS Carneio Eventos, em parceria com o Senac e o Bradesco, reuniu grandes nomes no assunto, dispostos a c...

Os Jardins de Marcelo Novaes

Os Jardins de Marcelo Novaes

Editora lança edição especial, em dois volumes, com seleção dos projetos de um dos maiores arquitetos paisagistas da atualidade   São quase quarenta anos elaborando projetos, entre condomínios residenciais horizontais e verticais, condomínios clubes, residências, fazendas, escritórios e shoppings. Até hoje já participou de quase dez mostras de arquite...

Ecodecks ressalta a importância da Madeira Plástica Ecológica em projetos

Ecodecks ressalta a importância da Madeira Plástica Ecológica em projetos

A madeira ecológica, conhecida também como madeira plástica, veio mesmo para ficar no mercado da construção civil brasileira e surge como uma excelente alternativa para quem está em busca de tranquilidade e sofisticação ao instalar o seu deck sem ter a preocupação com manutenções e com a ação do tempo, comuns na madeira natural, e sem deixar de lado a beleza...

Curta-nos no Facebook