Convocatória Lali boas práticas

Convocatória Lali boas práticas


“A PAISAGEM se define como um espaço/tempo resultado de forças naturais e fatores antrópicos (humanas), tangíveis e intangíveis, que ao ser percebido e modelado pelas pessoas, reflete a diversidade das culturas.” Definição Construída pelos membros da LALI.

LALI PAISAGENS ARTISTICAS E EFEMERAS

CONVOCATÓRIA 2016

A Iniciativa Latino Americana da Paisagem, convida a todos os arquitetos paisagistas e profissionais da paisagem da América a participar da convocatória.

LALI BOAS PRÁTICAS | Arquitetura da Paisagem na América Latina

LALI Boas Práticas constitui-se de um observatório. Um espaço para explorar, agrupar e difundir aqueles planos, programas e projetos de paisagem desenvolvidos em toda a América e que são considerados exemplos representativos da atividade profissional destinada a promover o reconhecimento, a valorização, a proteção, a gestão e o planejamento sustentável da paisagem, em sintonia com os princípios éticos fundamentais, nos quais se baseia a Iniciativa Latino Americana da Paisagem.

LALI PAISAGENS URBANAS

OBJETIVOS

Convocar os trabalhos que, por sua qualidade, sejam considerados um acréscimo ao desenvolvimento da região e da profissão em todos os seus aspectos, baseado nos princípios orientadores da LALI

  • Reconhecer a paisagem como Vital
  • Considerar a todos os Seres Vivos
  • Priorizar a paisagem Cotidiana
  • Incorporar a Biodiversidade y seus serviços Ecossistêmicas
  • Inspirar as Boas Práticas
  • Promover a Corresponsabilidade
  1. Incentivar e prestigiar o trabalho dos profissionais da paisagem que colaboram com a construção da Paisagem Contemporânea e única de cada país.
  2. Reconhecer os trabalhos selecionados como BOAS PRÁTICAS pelos meios de difusão da LALI e formar parte do Observatório de Paisagem da América Latina.

LALI PAISAGENS DE INFRAESTRUTURAS

CATEGORIAS

Paisagens urbanas: entende-se como todo projeto paisagístico de intervenção em cidades, urbanizações e edifícios.

Paisagens rurais: inclui o desenvolvimento do desenho em âmbitos da produção, paisagens agrícolas, vitivinícolas entre outros.

Paisagens naturais: entende-se como as intervenções de desenho, restauração e regeneração paisagísticos e ambientais, em âmbitos como os parques nacionais, áreas protegidas, zonas de mineração entre outros. Assim como trabalhos desenvolvidos sobre territórios litorâneos, rios, formações geológicas, serras, montanhas entre outros.

LALI PAISAGENS SOCIAIS

Paisagens culturais: entende-se como toda a intervenção que reafirme a identidade do habitante, baseado no patrimônio e recursos locais de cada região.

Paisagens sociais (Participativas): obras realizadas com a participação da sociedade civil na concepção ou execução do projeto.

Paisagens de infraestrutura: desenvolvimento de paisagens em restauração ou recuperação de caminhos, rodovias e toda obra de caráter tecnológico e ambiental (parques solares, eólicos entre outros)

Paisagens artísticas e efêmeras: se refere a toda intervenção que desenvolva a arte na resolução da paisagem. Incluem-se as obras de locais específicos e instalações efêmeras

LALI PAISAGENS RURAIS

REQUISITOS

Serão admitidas obras construídas e projetos, de carácter público ou privado desenvolvidos na América Latina, que se encaixe em uma ou várias das categorias mencionadas. Serão admitidos trabalhos que conciliem a identidade do território com o habitante e cujo resultado seja um projeto que agregue a evolução na construção da paisagem do século XXI de cada região.

LALI PAISAGENS NATURAIS

PARTICIPANTES

Poderão participar da presente Convocatória todos os profissionais regulamentados perante os conselhos profissionais de cada país, aceitando-se na equipe profissionais de outras disciplinas que acompanhem os registrados.

REQUISITOS DE REPRESENTAÇÃO

A apresentação deverá ser enviada por correio eletrônico.

Em todas as categorias de inscrição dos trabalhos apresentados, deverá ser seguido o seguinte procedimento:

  1. Solicitar inscrição a: Sandra AGUILAR, Marcelo VASSALO - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (assunto: inscrição CONVOCATORIA LALI BOAS PRATICAS ARQUITETURA DA PAISAGEM NA AMERICA LATINA)
  2. Ficha técnica da obra ou memorial descritivo

Data de início: 01 de março de 2016.

Data de término: 30 de maio de 2016

RECEPÇÃO DOS TRABALHOS

Todos os trabalhos serão entregues para o correio a: Sandra AGUILAR, Marcelo VASSALO Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

LALI PAISAGENS CULTURAIS

JURADOS

Serão designados jurados para a seleção das obras e projetos de cada uma das categorias que compreende à presente convocatória. Eleitos os trabalhos selecionados como BOAS PRÁTICAS, o jurado emitirá uma ata na qual deverá constar a categoria do projeto além de fundamentar a razão de sua escolha.

c.c.

  • LALI Secretaria
  • LALI Núcleo de Comunicação
  • LALI Direção Geral