Primavera

Primavera


As Eritrinas (Erythrinaspeciosa) e os Ipês amarelos (Handroanthusalba) e brancos (Handroanthusroseoalba) abrem o caminho para os jacarandás (Jacarandamimosifolia), Sibipirunas (Caesalpiniapeltophoroides), Triplaris (Triplaris brasilienses) e Bauhinias (Bahuiniaforficata).

Penso que a primaverasejaa estação mais acolhedora das quatro, assim como os ninhos dos pássaros, que aproveitam a fartura da estação, para alimentar as futuras gerações. Estes elementos podem inspirar uma nova forma de se experimentar as paisagens, garantir sensações diferenciadas e criar espaços lúdicos e divertidos, como os mobiliários criados inspirados nos ninhos.

01 Ninho de pássaro foto tirada na Intaka Island África do Sul

Ninho de pássaro foto tirada na Intaka Island África do Sul

02 Ninho Instalação lúdica na Vinícula Takora África do Sul

Instalação lúdica na Vinícula Takora - África do Sul

03 Mobiliário Ninho da Dedon sensação única de observar a paisagem

Mobiliário Ninho da Dedon sensação única de observar a paisagem

Diversas espécies frutíferas, como Nespereiras - Eriobotryajaponica, amoreiras -Morusnigra, Araçás (Psidiumcattleyanum), atraem a ave fauna, como Surucuás, Pavós e Tucanos-de-bico-verde, e convidam as pessoas para saborear a paisagem.

04 Nesperas

Nespereiras - Eriobotryajaponica

05 Amoras

Amoreiras -Morusnigra

06 Pavó Pyroderus scutatus

Pavó Pyroderus scutatus

07 Surucuá de barriga vermelha Trogon curucui de frente saboreando as amoras

Surucuá de barriga vermelha Trogon curucui de frente saboreando as amoras

08 Surucuá de barriga vermelha Trogon curucui agora de costas

Surucuá de barriga vermelha Trogon curucui agora de costas

09 Tucano de bico verde Ramphastos dicolorus de olho na Nespereira

Tucano de bico verde Ramphastos dicolorus de olho na Nespereira

Muitos dos ninhos que agora acolhem os pássaros foram forrados com os frutos das paineiras presentes na estação anterior, por isso a composição com espéciesfrutíferas é essencial para um jardim rico e completo.

Para ter um jardim exuberante e aproveitar ao máximo esta fartura da natureza, vale a pena caprichar nas composições, utilizando o contraste das florações, como exemplo utilizar maciços de ipês brancos com maciços de jacarandás (foto 10 e 11), criando uma bela paisagem em branco e lilás. Podemos intensificar ainda mais esta sensação utilizando arbustos com floração da mesma cor, trazendo uma harmonia única para este jardim, com Gardênias -Gardêniajasminoides, Tumbérgias – Thunbergiaerecta, Primaveras – Bougainvilleaspectabilise Manacás-de-cheiro – Brunfelsiauniflora, que além das flores trazem um delicioso aroma.

10 Composição de Ipê branco com Jacarandá

Composição de Ipê branco com Jacarandá

11 Composição de Ipê branco com Jacarandá

Composição de Ipê-branco com Jacarandá

Outra composição que gosto bastante de utilizar é a de ipês e eritrinas, onde o amarelo ou branco contrastam com o vermelho intenso, sempre em grandes maciços para ter o efeito intensificado e tornar a paisagem marcante.

Enfim crie composições ricas em contrastes e aproveite a exuberância da estação para proporcionar sensações únicas para seus jardins utilizando maciços de espécies floríferas e frutíferas.

“O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração”. - Victor Hugo

Marcelo Vassalo
www.marcelovassalo.com.br