LALI BOAS PRÁTICAS | Arquitetura da Paisagem na América Latina

LALI BOAS PRÁTICAS | Arquitetura da Paisagem na América Latina


Um espaço para explorar, agrupar e difundir aqueles planos, programas e projetos de paisagem desenvolvidos na América Latina e que são considerados exemplos representativos da atividade profissional destinada a promover o reconhecimento, a valorização, a proteção, a gestão e o planejamento sustentável da paisagem, em sintonia com os princípios éticos fundamentais, nos quais se baseia a Iniciativa Latino Americana da Paisagem.

coluna marcelo vassalo lali boas praticas2

No ano de 2016 foi realizada a primeira convocatória, do Núcleo de Boas Práticas, com o objetivo de selecionar trabalhos que, por sua qualidade, são considerados um acréscimo ao desenvolvimento da região e da profissão em todos os seus aspectos, baseado nos princípios orientadores da LALI; Reconhecer a paisagem como Vital; Considerar a todos os Seres Vivos; Priorizar a paisagem Cotidiana; Incorporar a Biodiversidade y seus serviços Ecossistêmicas; Inspirar as Boas Práticas; e Promover a Corresponsabilidade.

coluna marcelo vassalo lali boas praticas1

A convocatória contou com a participação de 26 projetos de sete diferentes países: México, Colômbia, Peru, Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, com propostas para diferentes tipos e escalas de paisagem. Foram criadas sete categorias para seleção dos projetos: Paisagens urbanas, Paisagens rurais, Paisagens naturais, Paisagens culturais, Paisagens sociais, Paisagens de infraestrutura e Paisagens artísticas e efêmeras.

Para conhecer o resultado e conhecer um pouco mais sobre a LALI (Iniciativa Latino Americana da Paisagem), basta acessar os links abaixo:

https://lali-iniciativa.com/2013/04/08/lali-buenas-practicas/

https://issuu.com/cmisteli/docs/modelo_de_disen__o_final_publicacio

Vale destacar o projeto selecionado na categoría de Paisagens Naturais, realizado pelo Arquiteto Paisagista Eduardo Barra, para o Parque Restinga de Mambucaba em Paraty no Rio de Janeiro.

A primeira convocatória foi uma oportunidade para interrelacionar e explorar a diversidade de ações e projetos realizados hoje em nossas paisagens.

Acompanhem a Iniciativa que uma nova convocatoria será realizada este ano em busca de Boas Práticas.

Marcelo Vassalo – Arquitetura da Paisagem e Desenho Ambiental

Coordenador do Núcleo de Boas Práticas da LALI e Membro do Núcleo SP da ABAP