Paula Magaldi


Os anos iniciais foram os vitais para o posicionamento do seu nome no mercado, nesse período ela saiu em busca da equipe ideal e dos clientes que lhe fariam crescer.

Com aproximadamente cinco anos de empresa, surge seu primeiro grande trabalho, para a DuPont, para quem presta serviços até hoje. Os clientes corporativos começaram a surgir e houve necessidade de um atendimento especial para esse público, Paula, então, investiu mais no negócio, aumentando a frota de veículos, assim como o número de funcionários.

Estabilizada a empresa, que aumentava o faturamento a cada ano, Paula resolveu inovar, informatizando tudo. Comprou um software que permitia ver como andava a administração, as contas da empresa e os materiais em estoque, o que facilitou muito, tendo em vista o rápido acesso às informações.

A política com os cento e trinta funcionários é muito correta e justa. São todos registrados, possuem vantagens como convênio médico, convênio odontológico, café da manhã, almoço, vale transporte e recebem por todas as horas extras que trabalham. Além de um treinamento diário – técnica aplicada na empresa a partir do momento que houve a necessidade de mudar a forma como eram passadas as informações aos funcionários –, que a Paula caracteriza como “lavagem cerebral”, por explicar e re-explicar a importância de preservar a saúde de todos, bem como o uso correto e eficaz dos equipamentos de segurança e palestras diversas sobre determinados aspectos de jardinagem, numa pauta, elaborada por ela mesma, que determina quais as tarefas a serem realizadas naquele dia. Comenta que ao levar sua equipe em algumas obras, se deparavam com os funcionários de outras empresas de construção e decoração totalmente desprotegidos, geralmente no dia seguinte, os funcionários já estavam mais bem preparados para o serviço, em termos de segurança, tomando como exemplo a postura da sua empresa.

A própria Paula criou um plano de carreira para sua empresa, onde, o funcionário que começa como jardineiro pode crescer e se tornar jardineiro sênior, depois jardineiro master, sub-coordenador e, por fim, chegar a coordenador da obra. Faz planos para continuar ajudando-os de outras formas, futuramente financiar a casa própria para os que mais necessitam, por exemplo, já passa pela sua cabeça.

Apesar das infinitas vantagens em trabalhar na Paula Magaldi Paisagismo, o funcionário precisa, literalmente, “vestir a camisa da empresa”. Empenho e dedicação são essenciais para a paisagista, que exige respeito, boa postura, pontualidade e um atendimento com excelência ao cliente, que sempre tem razão, além da falta ao serviço somente com justificativa. Se faltar um desses requisitos, ela demite na hora.

Cada cliente demanda um tratamento especial, por isso ela desenha cada um dos projetos, adaptando-se à necessidade dele e acompanhando as obras desde a idealização à conclusão, para garantir a qualidade no resultado final. Chega a executar de dez a quinze projetos simultaneamente e para isso, conta com uma equipe extremamente competente.

A paisagista não se restringe à preocupação com o bem-estar das pessoas, mas faz sua parte com o meio ambiente, trabalhando apenas com fornecedores honestos e plantas com certificado de procedência.

Paula já fez balé, estudou educação física e trabalhou com moda, mas sua real paixão é a natureza, engrenou, então, na faculdade de agronomia, com cursos de paisagismo no Brasil e no exterior. Hoje, diz estar orgulhosa e satisfeita com os resultados de seus esforços no segmento em que atua. Ao longo de sua trajetória, enfrentou os mais diversos obstáculos, mas conseguiu superá-los e ver os frutos desse trabalho. Segundo ela, a maior dificuldade enfrentada não foi chegar ao topo, mas sim permanecer nele e, para isso, muita dedicação foi essencial. Superar a concorrência desleal é uma das principais tarefas, já que os orçamentos dos outros paisagistas, geralmente, são mais baixos, isso ocorre por causa da qualidade inferior à dela dos serviços prestados.

Devido problemas de saúde sofridos há um ano e meio aproximadamente, Paula se afastou por um período da empresa, encontrou ajuda em sua irmã Andrea, que tocou o negócio enquanto ela se recuperava. Mas assume que já estava na hora de deixar a empresa caminhar mais naturalmente.

Dentre os seus clientes, destacam-se DuPont, Camargo Corrêa, Casas Bahia, Instituto do Sono, Secretaria da Fazenda, Aeroporto de Congonhas e outras renomadas empresas.

Paula Magaldi acredita que seu sucesso se deu por ter como princípios qualidade e responsabilidade sócio-ambiental, além de ser determinada e talentosa e dar sempre o melhor de si.