Os benefícios do paisagismo corporativo

Avaliação do Usuário

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

As empresas estão, cada vez mais, investindo em soluções verdes com o objetivo de contribuir para a diminuição dos impactos ao Meio Ambiente. O curioso é que os benefícios vão muito além da preservação. Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália em setembro de 2014, aponta que um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade, melhorar a satisfação e a qualidade de vida dos colaboradores.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 2

Segundo o professor e co-autor da pesquisa, Alex Haslam, um escritório com plantas ajuda o profissional a ficar fisicamente, mentalmente e até emocionalmente mais envolvido em seu trabalho.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 1

Por dois meses a equipe monitorou a produtividade dos colaboradores de escritórios com e sem plantas do Reino Unido e Países Baixos e fez entrevistas com as pessoas para saber as percepções da qualidade do ar, concentração e satisfação no trabalho.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 5

De acordo com o professor, os colaboradores ficaram mais satisfeitos com o seu local de trabalho e relataram o aumento de concentração e melhora na qualidade do ar.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 6

Outros benefícios do paisagismo corporativo, quando bem elaborado, contribuem para a boa imagem da empresa em relação aos seus clientes e os colaboradores que frequentam o local diariamente, demonstrando assim a sua preocupação sustentável.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 10

É possível fazer qualquer tipo de paisagismo que enriqueça o ambiente empresarial. Basta um pouco de planejamento e boas ideias. Se for um ambiente pequeno, a dica é trabalhar com vasos e plantas que se adaptem ao local. Se espaço for um pouco maior é possível executar um canteiro, por fim se a empresa tiver uma área verde a opção é desenvolver um paisagismo com plantas tropicais e mais grandiosas.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 7

A ideia é buscar por plantas ornamentais com baixo custo de manutenção; de médio e grande porte para trazer mais grandiosidade ao projeto. Boas sugestões são Dracena, Pandanus, Clusia e Yucca.

Vale destacar que os cuidados com áreas verdes são necessários independente do local em que as plantas são instaladas. É preciso ser um lugar minimamente arejado e com incidência de luz, usar substrato de qualidade e plantas de boa procedência. Para a conservação é ideal que a empresa faça a manutenção periódica com tratamento fitossanitário preventivo.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 11

A busca por engenheiros agrônomos e arquitetos paisagísticos para elaboração do jardim também é uma boa alternativa. O investimento, que não é pequeno, será feito em algo efetivo, expressivo e duradouro.

Um bom exemplo de que as áreas verdes podem fazer parte da arquitetura da empresa é o projeto que o Studio Ana Paula Magaldi desenvolveu para o Centro Empresarial Itaú/Unibanco onde foi pensado intervenções de áreas verdes em todo o complexo.

Beneficio do Paisagismo para empresas Paula Magaldi 9

O projeto foi elaborado para a área de convivência empresarial que tem 6 mil m². O Studio fez todo o paisagismo da área interna e do entorno do complexo, assim como da praça da estação Conceição do metrô, ambiente público, mas que o Centro Empresarial Itaú/Unibanco investiu como contribuição sustentável. Desenvolvido em 2009, o Studio presta manutenção contínua até hoje no local.

Adicionar comentário


Código de segurança Gerar novo código

Publicidade

Newsletters

Cadastre-se e receba  nossas novidades.

Siga-nos

Siga nossas redes sociais

facebook verde twitter verde Instragran verde