|
Escrito por JOÃO FELIPE CÂNDIDO DA SILVA
|
|
Sex, 10 de Fevereiro de 2012 15:59 |
|
Sustentabilidade, esta é a palavra de ordem no mundo atual. Diretamente relacionada aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, a sustentabilidade anda de braços dados com a arquitetura, que tem como missão, viabilizar de forma correta projetos na área da construção civil. “A sustentabilidade é uma preocupação cada vez maior neste processo. O tema é importante e está ligado diretamente ao design, à arquitetura e à construção de ambientes que aliam conforto, beleza, durabilidade, segurança e utilização de materiais ecologicamente corretos. Tudo isso com objetivo de garantir o bem estar humano em suas múltiplas dimensões”, afirma o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris. Segundo ele, um empreendimento sustentável tem como base quatro requisitos: ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. “O importante é suprir as necessidades da geração presente, sem comprometer as gerações futuras”, diz.

Estas preocupações sempre fizeram parte do dia-a-dia de Kílaris, que está constantemente em busca de novos materiais, revestimentos e tecnologias que aproveitem recursos naturais. Em todos os seus projetos é feito um estudo sobre incidência solar, água e ventos, para que estes recursos sejam usados de uma forma adequada, gerarando economia de energia e conforto térmico. “Não podemos esquecer que moramos em um país tropical. Abrindo grandes vãos de janelas na posição correta e cruzando a ventilação, é possível evitar o desperdício com luzes acesas e ar condicionado”, ressalta Kílaris.

Em seus projetos podemos encontrar madeira de demolição usada em forma de painel, fibra de côco como revestimento, uso do MDF no lugar de madeira e laminado industrializado, tintas a base de água que são menos poluentes, pisos permeáveis, couro ecólogico e materiais recicláveis.
Mais rescentemente o profissional - que já é reconhecido por sua arquiteturta diferenciada, que valoriza as linhas curvas e a integração com a natureza - decidiu colocar o seu traçado ainda mais a serviço da sustentabilidade, no que diz respeito à criar espaços confortáveis e agradáveis. “A natureza é uma fonte de bem estar do homem. Porque não transportá-la para dentro dos projetos de forma ainda mais concreta? Porque não reproduzi-la em sua forma original para aumentar a sensação de relaxamento e tranquilidade entre as quatro paredes de um quarto, uma sala, entre outros locais? Pensando assim, resolvi ousar”, destaca o aquiteto.

O projeto pioneiro neste sentido foi o quarto de seu primeiro filho. Com o tema astronauta, Kílaris trouxe para o teto do ambiente uma imagem da terra visto do espaço. O recurso oferece para quem está no ambiente a sensação de estar dentro de uma nave especial “espiando” a terra. O resultado final foi inusitado, agradando a todos, por isso, outros trabalhos seguem agora o mesmo estilo.

Durante a mostra de Decoração Casa Office, em São Paulo, Kílaris assinou o ambiente Escritório Corporativo de Arquitetura. Mais uma vez, lançou mão do recurso de trazer a natureza dentro do espaço fechado e inovou além das formas, ao reproduzir um céu com nuvens no teto do escritório.
www.arquitetoaquiles.com.br
Imagens: divulgação
|
|
Última atualização em Sex, 10 de Fevereiro de 2012 16:11 |
|
Escrito por JOÃO FELIPE CÂNDIDO DA SILVA
|
|
Sex, 20 de Janeiro de 2012 23:52 |
|

Como reduzir gastos e criar ambientes mais saudáveis sem perder o conforto e o bom gosto? Afinal, sustentabilidade vai além dos conceitos de ecologia e meio ambiente, isto é, refere-se também à saúde, aprazibilidade do espaço, eficiência dos equipamentos instalados, tornando os ambientes ainda mais confortáveis, elegantes e inovadores.
Com a meta de fazer de Casa Cor 2012 referência mundial em sustentabilidade, nos segmentos de Arquitetura de Interiores, Decoração e Paisagismo, os Grupos Casa Cor e SustentaX uniram-se para disseminar os conceitos e práticas sustentáveis de modo a colocar os arquitetos, paisagistas, decoradores e designers de interiores na vanguarda do tema.
Assim, desde 2009, Casa Cor e SustentaX atuam conjuntamente. Os objetivos em 2009 foram introduzir e conscientizar franquias e profissionais sobre o tema sustentabilidade e seus impactos e o de explicar que sustentabilidade pode gerar ambientes elegantes, confortáveis e inovadores, e não rústicos, primitivos ou “efeito floresta” como parte do mercado ainda entende. Em 2010, o desafio foi colocar em prática métricas para avaliação de sustentabilidade, reconhecidas internacionalmente.

A Casa Cor 2012 deve tornar-se referência mundial em sustentabilidade, nos segmentos de Arquitetura de Interiores, Decoração e Paisagismo
|
|
Última atualização em Sáb, 21 de Janeiro de 2012 00:30 |
|
Escrito por SindusCon-SP
|
|
Ter, 03 de Janeiro de 2012 12:08 |
|
Um passo relevante para incrementar as práticas de sustentabilidade na construção ocorreu na semana passada. O secretário estadual do Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas (foto abaixo), e o presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Construção), Sergio Watanabe, assinaram convênio visando conjugar esforços para consolidar o processo de desenvolvimento sustentável no setor.
O governo paulista e a construção vão desenvolver ações em favor da gestão sustentável de resíduos das obras. Será estimulada a utilização de recursos naturais de forma sustentável, em especial, o uso de madeira legalizada. E se pretende avançar no incremento de requisitos de sustentabilidade em projetos e obras.
Com o objetivo de atender a legislação federal e estadual, será desenvolvido o "Resíduos On Line", um sistema declaratório de resíduos da construção. Municípios, geradores, transportadores e áreas de destinação vão ser cadastrados. Municípios e Estado entrarão com suas informações e os grandes geradores, com seus planos de gestão. Isso permitirá montar indicadores e rastrear a geração, o transporte e a destinação dos rejeitos.
Para orientar os agentes públicos e privados envolvidos na gestão desses resíduos, serão elaborados folhetos sobre pequenos e grandes geradores, áreas de transbordo e triagem, áreas de destinação e beneficiamento, e transporte. Haverá seminários na capital paulista e nos nove municípios-sede das Regionais do SindusCon-SP no Estado, envolvendo as agências da Cetesb.
A Secretaria do Meio Ambiente e o SindusCon-SP publicarão as pesquisas conjuntas realizadas sobre a geração de resíduos nos municípios, para orientar gestores municipais e grandes geradores com relação às ações necessárias ao atendimento das legislações federal e estadual.
Para gestores municipais, pequenos geradores, escolas e profissionais autônomos, haverá treinamentos de educação ambiental na construção. O SindusCon-SP e o Senai-SP vão produzir um vídeo e gibis aborda ndo temas como preservação de água, energia e recursos naturais na construção, coleta seletiva e destinação correta dos resíduos do setor.

O governo paulista e a construção vão desenvolver ações em favor da gestão sustentável de resíduos das obras
No tocante ao elo seguinte da cadeia de sustentabilidade, a reciclagem, haverá interação entre o governo e o setor para a elaboração de normas e legislações que incentivem essa prática e o uso de produtos reciclados, bem como promovam a logística reversa na construção.
Pretende-se propor incentivos para a reciclagem, estimular o uso de agregados feitos com resíduos reciclados, e elaborar normas técnicas que regulamentem sua utilização. O convênio e as ações planejadas mostram quanto se pode avançar na questão da sustentabilidade quando há diálogo entre o governo e os agentes privados.As iniciativas e normas legais resultantes certamente terão sucesso se forem feitas com respeito à viabilidade econômica e ao embasamento técnico.
Imagens: divulgação
|
|
Última atualização em Ter, 03 de Janeiro de 2012 12:27 |
|
Escrito por Equipe Übersite
|
|
Ter, 13 de Dezembro de 2011 16:49 |
|
Os internautas votaram e a nossa Embaixadora da Boa Vontade foi a grande campeã do prêmio International Green Awards na categoria Best Green International Celebrity (Celebridade Internacional mais engajada com o meio ambiente). Gisele concorreu com grandes personalidades de diversas regiões do mundo e de diferentes gêneros artísticos, como Sting, Cameron Dias, Don Cheadle e o também finalista na categoria Paul McCartney.
O International Green Awards é um reconhecido programa de premiação que se posiciona como defensor e voz global das melhores práticas de sustentabilidade e prestigia aqueles que inspiram pessoas ao redor do mundo a ter um maior engajamento para com o meio ambiente. Gisele, que sempre teve como uma de suas paixões o meio ambiente, recebeu este grande reconhecimento de seus trabalhos e esforços.
Além deste prêmio Gisele já foi intitulada como Embaixadora da Boa Vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, recebeu o Prêmio de Cidadã Ambiental Global 2011 pela Harvard Medical School e agora recebe mais esta honra. A modelo já apoiou diversos projetos voltados ao meio ambiente como Y Ikatu Xingu, Projeto Água Limpa, Eu Manejo o Mundo de um Jeito Sustentável, entre tantos outros. Recentemente a Embaixadora lançou a série animada Gisele e a Equipe Verde, que visa conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente. Quer conferir a trajetória ambiental complete da modelo? Clique aqui!

Em forma de agradecimento aos seus fãs e admiradores, Gisele deixou um recadinho em sua página oficial no Facebook agradecendo: “Obrigada a todos que votaram em mim como Best Green Celebrity. Fico realizada por poder trazer atenção para as causas nas quais acredito”. Dê uma olhadinha!
Clique aqui e assista o discurso de agradecimento da Top!
Fonte: http://blog.giselebundchen.com.br/planeta/gisele-ganha-premio-ambiental/
Imagem: Naretto Jr. / Blog da Übermodel
|
|
Última atualização em Ter, 13 de Dezembro de 2011 17:20 |
|
Escrito por JOÃO FELIPE CÂNDIDO DA SILVA
|
|
Qui, 10 de Novembro de 2011 21:26 |
|
O Prêmio Green Building Brasil revelou no último dia 26 de outubro, os destaques das construções sustentáveis. Promovida e idealizada pelo Green Building Council Brasil, a premiação contou com dez categorias visando reconhecer indivíduos, empresas ou organizações do Brasil por sua obra, produto, serviço, inovação ou liderança exemplar no setor. Os finalistas foram selecionados por um capacitado Comitê Selecionador e submetidos à votação popular pela internet. Todo o processo foi auditado e acompanhado pela Deloitte.
“Após meses de trabalho e cuidado na seleção dos nomeados e apuração dos resultados é um prazer para o GBC Brasil reconhecer esses nomes. A organização tem acompanhado e comemorado a evolução do setor e o Prêmio vem justamente para inspirar que mais agentes dessa cadeia adote o movimento e conheça os benefícios para seus negócios e para a sociedade como um todo”, disse Maria Clara Coracini, diretora executiva da organização.
|
|
Última atualização em Qui, 10 de Novembro de 2011 22:40 |
|
Escrito por Equipe Übersite
|
|
Qua, 28 de Setembro de 2011 14:34 |
|

Nossa Top está no Brasil e participou de um evento no Centro de Experimentos Florestais da Fundação SOS Mata Atlântica, na região de Itu, próximo à São Paulo. Rodeada por mais de 80 crianças de escolas da região, com idade entre 8 e 11 anos, Gisele convocou todas a colocarem a mão na massa e participarem do plantio simbólico de mudas no local, onde devem ser plantadas mais de 10 mil árvores ao longo de 2012.
A ação serviu para chamar a atenção para o meio ambiente e conscientizar os pequenos sobre um tema tão importante para o nosso futuro. Esse também é o objetivo principal do desenho Gisele e a Equipe Verde, uma parceria da modelo com o Cartoon Network em apoio ao projeto Florestas do Futuro. Os episódios são exibidos no Cartoon Network, todos os domingos, às 8h30.

Gisele Bündchen e a Equipe Verde, na SOS Mata Atlântica, em Itu, interior de SP
|
|
Última atualização em Qua, 28 de Setembro de 2011 14:46 |
|