A arquiteta Marcy Ricciardi falar sobre elementos vazados na decoração
- Administrator


O elemento vazado, também conhecido como cobogó, foi muito utilizado elemento de decoração em projetos de arquitetura na década de 20. Neste projeto assinado pelo escritório Marcy Ricciardi Arquitetura o design do elemento vazado foi desenvolvido pela arquiteta.
E a ideia foi executada em madeira, pela empresa Império Kaori. “Gostamos bastante dos elementos vazados, pois eles são uma ótima opção para dividir e harmonizar ambientes, sem carregá-los. É um bom artifício para ser utilizado em ambientes reduzidos” explica a profissional.
Marcy ainda ressalta que as opções de vazados servem para manter a privacidade sem comprometer a luminosidade e a visibilidade. Hoje no mercado são diversos os modelos de elementos, construídos com materiais como madeira, cerâmica, acrílico, vidro e concreto. Além da função de quebrar a claridade solar, aproveitando a ventilação natural, os elementos vazados na decoração proporcionam um ambiente mais sofisticado e com um ar retrô.
Alguns cuidados são essenciais na hora de aplicar os elementos vazados no processo de alvenaria. O primeiro deles é que os cantos vivos dos elementos vazados devem ser protegidos para evitar danos. Além disso, o transporte precisa ser sempre realizado na posição vertical, lembrando que a estocagem das peças deve ser feita na posição vertical em terreno plano e com empilhamento máximo de três fileiras, finaliza Ricciardi.