A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Casa Cor São Paulo 2015 - Confira os projetos de paisagismo


Gentilezas urbanas e soluções inovadoras são apresentadas no projeto assinado por Abbud com o objetivo de estimular as pessoas ao resgate da qualidade de vida nas cidades.
Benedito Abbud e Felipe Abbud 10 Casa Cor SP 2015
Inspirado por um amplo potencial de trabalhar com a presença da natureza e do verde integrados à arquitetura urbana e ao desenho das cidades, Benedito Abbud apresenta o projeto da Calçada e Entrada Principal da mostra.
Benedito Abbud e Felipe Abbud 6 Casa Cor SP 2015
Em um percurso interativo, as pessoas serão convidadas a vivenciar um espaço que traz soluções e ideias que podem tornar a vida em grandes centros urbanos mais saudável e aprazível.
 
Gilberto Elkis – Jardim do Bosque
Gilberto Elkis 2
Em uma área de 800m2, o profissional criou o Jardim do Bosque, espaço encantador que recebeu várias espécies tropicais escolhidas criteriosamente para concretizar a formação natural de um bosque.
Gilberto Elkis Casa Cor SP 2015 10
 
Gilberto Elkis Casa Cor SP 2015 4
O paisagista também projetou e deu vida a um lago, no qual coloridos peixes nadam calmamente. Para arrematar o projeto, um original caminho com formas ortogonais em contraste com as linhas orgânicas da vegetação levará o visitante a se embrenhar na mata ampliando a experiência sensorial que o Jardim do Bosque oferecerá.
 
Roberto Riscala – Varanda do Colecionador
Roberto Riscala Casa Cor SP 2015 10
O ambiente apresenta como será o jardim de um estrangeiro que se muda para o Brasil. Após a natural adaptação ao clima, ao modo de interagir do povo, as paisagens e as cores exuberantes da fauna e flora, que reflete a sua percepção de todas essas novas influências combinadas à bagagem que trouxe de sua terra natal.
ROBERTO RISCALA JARDIM 7
 
ROBERTO RISCALA JARDIM 3
O resultado é uma explosão de cores, texturas e formas, combinadas entre si através de objetos comuns, peças de decoração, quadros, flores e plantas, principalmente bromélias, espécie eminentemente tropical que com sua morfologia simples, quase agreste, adaptada as condições extremas do meio em que habita, transborda exotismo na combinação de cores e formas, além de numa escala reduzida, em si mesma, possibilitar a formação de um mini ecossistema autossustentável.
 
Daniel Nunes - Jardim do Outono
Daniel Nunes Casa Cor SP 2015 1
O principio desse jardim é mostrar as adaptações das plantas durante as estações do ano. A partir disso, o paisagista utilizou espécies que respondem bem e se adaptam as mudanças das estações.
Daniel Nunes Casa Cor SP 2015 3
 
Daniel Nunes Casa Cor SP 2015 5
A profissional aposta na diversidade de espécies e texturas para criar um jardim contemporâneo com a cara do outono.
 
Chris Pierro – Jardim das Casas
Chris Pierro Casa Cor SP 2015 3
A paisagista Chris Pierro inspira-se em espécies tropicais para criar este refúgio verde. Os sentidos dos visitantes serão aguçados pelas espécies tropicais de folhagens ricas e texturas únicas. Um jardim composto por diferentes espécies que criam um oásis de verdes exuberantes, formas e volumes naturais.
Chris Pierro Casa Cor SP 2015 2
 
Chris Pierro Casa Cor SP 2015 4
No caminho para as casas, recantos verdes por todos os lados são marcados pela vegetação onde o destaque é diversidade e tropicalidade das espécies vegetais escolhidas para o projeto.
 
João Jadão e Juliana Freitas - Praça CASA COR - Projeto H2O
João Jadão e Juliana Freitas Casa Cor SP 2015 8
O projeto tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a necessidade do uso consciente da água e é uma releitura do projeto vencedor do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima (Portugal), que será inaugurado em 29 de maio e permanecerá em exposição até 31 de outubro de 2015.
João Jadão e Juliana Freitas Casa Cor SP 2015 4
 
João Jadão e Juliana Freitas Casa Cor SP 2015 5
O amplo jardim será composto de Palmeiras e vegetações de grande valor paisagístico e baixa necessidade hídrica, objetivando a construção de espaços verdes sustentáveis.
 
Cornélia Von Ammon - Lounge Tropical
Cornelia Casa Cor SP 2015 6
O conceito do espaço vem da inspiração das cores brasileiras, valorizando o uso do azul, tendência na Feira de Milão. Outro ponto explorado pela profissional foi o uso de materiais com responsabilidade sustentável, Cornélia enfatizou também a utilização de móveis modernos.
Cornelia Casa Cor SP 2015 4
 
Cornelia Casa Cor SP 2015 2
Outro ponto de destaque é a iluminação LED utilizada tanto nos canteiros que ficam em frente ao prédio/lojas, quanto nos vasos presentes nas varandas, com vegetação predominantemente tropical.
 
Marcelo Faisal – Jardim Semiárido
MARCELO FAISAL Casa Cor SP 2015 1
Inspirado no famoso jardim da Dinda, o Jardim da Dilma, também batizado como JARDIM DOS SERTÕES ou JARDIM SEMIÁRIDO pelo paisagista, carrega uma crítica social, política e econômica. Este projeto surgiu como uma crítica à crise hídrica e econômica vivida no momento no país.
MARCELO FAISAL Casa Cor SP 2015 6
 
MARCELO FAISAL Casa Cor SP 2015 9
Trata-se de um jardim 100% sustentável, com reúso de madeira e de outros materiais, sem nenhuma impermeabilização de solo, com espécies vegetais que necessitam de pouca água e baixa manutenção, absolutamente funcional.
 
Bia Abreu - Jardim do Lounge
Bia Abreu Casa Cor SP 2015 1
O Jardim do Lounge traz harmoniosamente o contraste entre as formas geométricas e a liberdade orgânica existente nos jardins naturais. O projeto convida à contemplação dos diversos tons de verde e texturas existentes na flora brasileira.
Bia Abreu Casa Cor SP 2015 4
 
Bia Abreu Casa Cor SP 2015 7
Acabamentos sofisticados, como tijolinhos, cobrem seixos verdes. Água e cerâmica italiana contrapõem com a pérgola de madeira e vasos de cimento. O mobiliário descolado e funcional complementa os espaços próximos às lareiras, tocheiros e no acolhedor pátio de pedras, conferindo ao espaço um ambiente de encontros.
 
Fernanda Pereira de Almeida - Jardim das Sensações
Fernanda Pereira de Almeida Casa Cor SP 2015 5
Com o objetivo de criar um espaço totalmente sensorial, com elementos que permitem vivenciar novas experiências por meio de cheiros e toques, a paisagista Fernanda Almeida criou o Jardim das Sensações, que contemplará a área externa da Casa Container.
Fernanda Pereira de Almeida Casa Cor SP 2015 4
Trata-se de um jardim altamente sustentável, sem a utilização de aparatos tecnológicos, o que transmite simplicidade e bem-estar. Para compor a novidade e garantir a percepção por meio do olfato, a paisagista uniu plantas aromáticas como alecrim, manjericão, pimentas com lavandas e a utilização da Ipomeia Rubra.
Fernanda Pereira de Almeida Casa Cor SP 2015 3
Além disso, diversas plantas complementam a naturalidade do local, como a Beaucarneas, Viburnum, Phormiuns e uma novidade no mercado: a Moreia Variegata.
 
SERVIÇO
Período: de 26 de maio a 12 de julho
Horário: de terça a sábado, das 12h às 21:30h Aos domingos e feriados, das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, no 875 – Cidade Jardim