A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Luciana Araújo e Nathália Otoni explicam que pouco espaço exige funcionalidade

Luciana Araújo e Nathália Otoni explicam que pouco espaço exige funcionalidade


Os apartamentos estão ficando cada vez menores e, por consequência os ambientes reduzidos. Por este motivo, os profissionais da arquitetura investem em projetos que otimizam os ambientes e propõem aos seus clientes soluções para um melhor aproveitamento do espaço em casa.

Considerando este conceito de funcionalidade em ambientes reduzidos, as arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, do escritório Óbvio Arquitetura, vêm executando projetos de destaque. O mais recente deles, a “Cozinha Gourmet”, acaba de receber o prêmio de Arquitetura de Interiores da Casa Cor Minas 2015.

Espacos Pequenos Casa Cor Campinas 1

“Acreditamos que conseguimos mostrar um pouco da nossa arquitetura na nossa primeira edição da Casa Cor e esse prêmio foi um retorno positivo do nosso trabalho. Para nós, a funcionalidade e o aproveitamento do espaço são fatores de extrema importância para um bom projeto arquitetônico e, por isso, ficamos muito satisfeitas com essa premiação”, contam as arquitetas.

Explorando a funcionalidade, com criatividade, a “Cozinha Gourmet” foi elaborada com uma proposta de fazer um ambiente onde o chef possa cozinhar ao mesmo tempo em que interage com seus convidados.

“O espaço era estreito e comprido. Em vez de colocarmos bancadas nas extremidades e deixar a circulação para o centro, optamos por colocar uma bancada na parede lateral e criamos uma ilha central. Tiramos partido das linhas longilíneas do ambiente e conseguimos valorizar tanto a parede, revestindo-a com a cerâmica fazenda, quanto as bancadas e os armários que passaram a ser destaque no ambiente. A coifa foi embutida no forro de gesso para o espaço ficar mais limpo e, de pano de fundo, colocamos uma horta vertical que além de trazer o verde para a cozinha, é muito útil no preparo das refeições”, explicam Nathalia e Luciana.

Espacos Pequenos Casa Cor Campinas 3

Outro projeto das arquitetas, em que também se destaca o aproveitamento do espaço em prol da funcionalidade, foi um apartamento onde o casal recém-casado precisava de um lugar para guardar os presentes que ganharam de casamento. Pensando nessa necessidade específica, Nathália Otoni e Luciana Araújo utilizaram uma parte do quarto de hóspedes e a transformaram em um armário no corredor.

“Para conseguirmos otimizar o espaço e criar o local para eles guardarem os presentes, nós demolimos a parede que dividia o quarto do corredor e projetamos dois armários, sendo um mais estreito, voltado para a circulação e o outro mais profundo voltado para o quarto. Como o corredor era integrado com a sala revestimos o novo armário com o mesmo MDF do painel da sala, para que este conjunto formasse um elemento único que deu força ao espaço e valorizou a sala de jantar”, contam as arquitetas.

Espacos Pequenos Casa Cor Campinas 2

Luciana e Nathália enfatizam que é extremamente importante entender as demandas dos clientes para que seja priorizado o que é realmente necessário no aproveitamento do espaço. “Como os apartamentos estão cada vez menores, todos os espaços devem ser bem pensados para que o mobiliário fique proporcional ao espaço e as circulações sejam minimizadas”, avaliam.