
Simples modificações na fachada valorizam o imóvel
- A redação
Antes e depois: A mudança de revestimento da parede, a retirada das grades, que foram reaproveitadas como detalhe na nova fachada, e a colocação de vidro foi o suficiente para modernizar o edifício. Foto: Rodrigo Tozzi
Não é fácil se apaixonar por um imóvel à primeira vista. Os admiradores de arquitetura e compradores em busca de boas opções precisam ser conquistados pela fachada do edifício. Elas são responsáveis pelas condições estéticas e contribuem com a valorização do empreendimento.
É por isso que manutenção e revitalização das fachadas são importantes para dar cara nova ao imóvel, deixando-o mais contemporâneo e atrativo.
Para a designer de interiores Melina Mundim, um edifício em boa conservação demonstra mais credibilidade, além disso, sinaliza respeito aos moradores que merecem uma habitação saudável. “A arquitetura de um lugar conta sua história. Não sou a favor de grandes modificações, mas de modernizações sem perder a característica original do imóvel. Em muitos casos, apenas um toque de cor ou um revestimento diferenciado modifica tudo. Importante é não deixar a construção deteriorar a ponto de ser necessária uma revitalização mais drástica”, explica.
Segundo a designer de interiores, para que o primeiro impacto seja positivo, a fachada pode ser leve e ter design atemporal. “Precisamos agradar a todos os gostos. A elegância nesses casos se pauta em como harmonizar os detalhes. A iluminação correta e o paisagismo sempre completam a cena de forma primorosa. No caso de um edifício que revitalizei, o detalhe dos tubos da grade fez toda diferença”, relata Melina, que ressalta também a importância da manutenção. “Uma vistoria de tempos em tempos é sempre bem-vinda para evitar surpresas. Lavar a fachada, por exemplo, ajuda a deixar o imóvel com aspecto melhor e sinaliza se há revestimentos soltos”, encerra.
Segundo Melina Mundim, um projeto de iluminação eficiente e um paisagismo cuidadoso são elementos importantes para dar um Up na fachada do prédio. Foto: Rodrigo Tozzi
Mais informações e agendamento de entrevistas:
MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO