A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Piscina de borda infinita. Dos hotéis para residências

Piscina de borda infinita. Dos hotéis para residências


É quando estamos em pleno verão, como agora, que aumenta a vontade de ter uma piscina em casa para relaxar. Além de proporcionar descanso e lazer à família, as piscinas também podem ter a função de ser um elemento a mais ao tratarmos de elegância e bom gosto nas residências. A piscina de borda infinita, por exemplo, é um sonho de consumo, que parece ser possível apenas na ficção ou em hotéis luxuosos, mas não é bem assim.

priscinas com borda infinitas 3

priscinas com borda infinitas 1

Segundo Flávia Gamallo, sócia-proprietária do escritório CoGa Arquitetura, para se ter uma piscina de borda infinita é essencial que o terreno tenha um decline e uma paisagem ao redor interessante

A locação da piscina em níveis mais elevados favorece o efeito da borda infinita e, claro, com uma interessante paisagem ou paisagismo para dar uma amplitude de vista, pode-se fazer da sua casa um elegante cenário digno de novela. De acordo com a arquiteta Flávia Gamallo, sócia-proprietária do escritório CoGa Arquitetura, a correta escolha de materiais e sua tonalidade favorece uma leitura de uniformidade e continuidade à piscina. “Para se ter uma piscina de borda infinita em casa é preciso que tenha um sistema para o retorno da água que transborda. A água, ao cair na calha, é direcionada a um reservatório por um cano, filtrada e impulsionada de volta ao tanque com uma bomba”, analisa.

priscinas com borda infinitas 2

Flávia ressalta que locais que possuem declive acentuado no limite do terreno, favorece uma relação com a paisagem e essa impressão de que a piscina não tem fim. “Caso não haja espaço e paisagem para essa integração, não há sentido em se fazer borda infinita, pois o efeito não existirá. O paisagismo poderá compor essa vista, caso ela não seja tão interessante naturalmente”, aponta.

priscinas com borda infinitas 4

A arquiteta Vanessa Figueiredo finalizou, recentemente, um projeto de uma piscina de borda infinita e conta como foi o passo a passo dessa construção. “Primeiro, fizemos a forma da piscina, concretamos a laje e depois nivelamos tudo por duas ou três vezes. Antes de colocar a manta de impermeabilização já deixei todas as tubulações prontas, pois na manta é preciso ter o cuidado de onde vai sair à iluminação para não ter infiltrações. E também, neste caso, de piscina com borda infinita, é importantíssimo ter a angulação correta, gerando um trabalho bastante minucioso”, explica Vanessa Figueiredo.

priscinas com borda infinitas 5

Ela destaca ainda a importância da utilização correta dos revestimentos, como as pastilhas. “Existia uma grande preocupação sobre qual material de revestimento usaríamos nessa piscina. Apresentei a questão da pastilha, que apesar de ser o sonho do cliente, ele morria de medo delas se soltarem. Fizemos uma parceria com uma empresa e eles nos forneceram um prestador de serviços impecável. Foram mais de trinta dias só para assentar as pastilhas da piscina. O ideal é ter um fornecedor de qualidade”, conta.

priscinas com borda infinitas 6

Para finalizar, Vanessa ressalta a importância de se ficar atento aos ralos, um dos maiores causadores de acidentes em piscinas residenciais. “Tem normas a seguir sobre as distâncias dos ralos para não puxar e prender cabelos, por exemplo. Dessa forma, caso seu cabelo seja preso por um ralo, o ralo para imediatamente a sucção e passa para o outro. Aí ele te solta e você não corre o risco de se afogar, preso no fundo da piscina”, finaliza.

priscinas com borda infinitas 8

Mais informações:

cogaarquitetura.com.br