A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

O banheiro no processo da evolução humana


 De acordo com o arquiteto Paulo de Tarso, que ministra palestra sobre o tema na próxima quarta-feira, 6, às 20h, no Teatro Casa Cor, no CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS nenhuma palavra - toalete, sanitário, WC, casinha, latrina, banheiro ou reservado - parece conter o significado desse ambiente. E não contém mesmo. Ele está além e nós não temos a noção de sua importância em nossas vidas. O banheiro sempre suscita a curiosidade das pessoas. O que fazemos lá (todo mundo sabe!), os ruídos, os cheiros, enfim toda a escatologia, que pode advir deste assunto gera polêmica. No entanto, pouco se fala sobre sua importância na evolução humana.

Paulo de Tarso explica que o banheiro concentra uma atividade que modificou nossa história. Segundo ele, defecar foi uma atividade importante no processo evolutivo da humanidade. A mudança de hábitos alimentares alterou de forma definitiva nossa fisiologia, impondo horários e tempos, o que não ocorria quando o homem era herbívoro. O tipo de alimentação, no caso a carne, trouxe regulação ao ato, e impôs horários à alimentação. Paramos de comer todo o tempo, como os macacos e os coelhos e passamos a caçar, com horários e tempos regulares. Fato que modificou  ossos hábitos fisiológicos. O ato que é comum e público entre herbívoros, para os homens passou a ser privado.  Por outro lado a proximidades das latrinas nos trouxe doenças e infecções. Mas mesmo esses fatores tiveram um lado positivo: permitiram à raça humana enfrentar e adquirir imunidade a um número incontável de doenças.A partir do século XXI, o conceito de Spa (que não significa sanitas per acqua e sim é uma referência ao nome de uma importante cidade belga que se desenvolveu por conta de seus famosos banhos, a partir de 1300) começa a tomar sentido nas modernas residências.

Nos dias de hoje os sanitários permitem que bilhões de pessoas evitem doenças e se protejam através do simples ato de lavar as mãos. Importantes invenções e soluções foram criadas e desenvolvidas para o ambiente, como por exemplo, a bacia sanitária, ou privada, o papel higiênico, o encanamento, a água corrente, o exótico chuveiro elétrico, a torneira, o espelho, o fundamental semicúpio, a incrível descarga, o inútil e perigoso ralo. Cada um desses elementos desempenha um papel fundamental no banheiro. Embora o segmento muito já tenha evoluído, há ainda, muitos detalhes ainda estão por ser descobertos para que a arquitetura do conforto chegue até o mais íntimo dos ambientes.