A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães apresentam a Cabana na 32ª CASACOR São Paulo

Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães apresentam a Cabana na 32ª CASACOR São Paulo


Cabana CASACOR SP 2018 1

Cabana, de Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães | Fotos: Denilson Machado/MCA

Estúdio Cada detalhe da Cabana, uma das atrações da 32ª CASACOR São Paulo, foi pensado no desejo de trazer a natureza para bem perto das pessoas. Com uma linguagem universal e bem contemporânea, que combina perfeitamente com os climas da cidade, do campo ou da praia, o refúgio de 60 m² assinado pelos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, do escritório Manarelli Guimarães Arquitetura, reúne uma área de estar completa, com living, jantar e cozinha.

Cabana CASACOR SP 2018 4

“Tudo é de fácil manutenção para que a casa não dê trabalho e somente promova momentos agradáveis”, conta Thiago, que junto da sócia participa pela terceira vez da maior mostra de decoração das Américas.

Com estrutura de aço, que compõe o sistema de steel frame, a construção erguida em apenas 18 dias pela Wortsman Associados chegou pronta ao canteiro de obras do Jockey Club de São Paulo e recebeu fechamento de drywall (gesso acartonado) e telhas metálicas. “É uma obra limpa, que não usa fôrmas de madeira nem concreto, e sem desperdício”, fala Ana Paula. “Por se tratar de uma casa feita em módulos, facilita aumentar os ambientes quando a família crescer”, completa Thiago.

Cabana CASACOR SP 2018 2

Na parede de maior destaque, vista logo da entrada, o que parece pedra, na verdade, é concreto com formato, visual e instalação idênticos aos do material natural. “É uma novidade que além de ser mais simples de colocar tem manutenção zero”, explica Ana Paula.

Cabana CASACOR SP 2018 6

Conhecida por criar composições sempre alegres e alto-astral, sem medo de misturar estilos, a dupla, com escritório em Salvador e São Paulo, deu uma nova roupagem à decoração escandinava, com seus tons claros e, algumas vezes, impessoal. Entraram em cena o toque de romantismo dos tecidos florais nas cortinas, além do tapete com grafismo e tons marcantes, e do revestimento de bambu, ecológico e acolhedor, em forro e portas laterais.

Cabana CASACOR SP 2018 7

“Acrescentamos estampas e materiais com alma brasileira para esquentar os ambientes e divertir”, comenta Thiago. Na seleção de móveis, mais um mix bem orquestrado de desenhos, cores e materiais: o sofá azul-claro com design limpo e sem braços (Vitra) contrapõe com o pufe de folha de bananeira, trazido da Costa de Sauipe, no litoral norte baiano, a mesa de centro de pedra e a imponente poltrona de couro, assinada pelos designers brasileiros do estúdio Mula Preta.

Cabana CASACOR SP 2018 5

Claras e iluminadas pela luz natural, as duas extremidades da cabana acomodam áreas estratégicas. Em uma ponta fica a TV, instalada num painel com acabamento de microtextura branca, e do outro está a ala gourmet, formada por uma minicozinha e uma mesa de jantar com pé de concreto e cadeiras num tom de rosa queimado. Dos dois lados, os armários sempre brancos (Florense) trazem portas com delicadas treliças, que lembram o muxarabi. Muito úteis, eles escondem freezer e micro-ondas perto do canto de refeições, e organizam equipamentos eletrônicos e outros itens em nichos, gavetas e prateleiras próximos da TV.

Cabana CASACOR SP 2018 8

Para trazer o clima Casa Viva, tema desta edição da CASACOR São Paulo, vasos com plantas das espécies chifre-deveado, brilhantina e coléus, apoiados em totens decorativos, se sobressaem como verdadeiras obras de arte, e no terraço uma seleção apurada de árvores frutíferas traz a essência do natural. “Dentro ou fora, é uma delícia tomar um vinho, conversar ou simplesmente descansar”, fala Ana Paula. Esquadrias de madeira e vidro dividem espaços internos e externos sem impedir a integração e a transparência entre eles. Prova de que nenhum detalhe foi esquecido, a porta, cartão de visita primordial da cabana, traz um puxador meia-lua de metal, inspirado no desenho dos puxadores originais do Jockey.

Serviço: CASACOR SÃO PAULO

De 22 de maio a 29 de julho de 2018

Terça a sábado, das 12h às 21h

Domingo, das 12h às 20h

Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, 875, São Paulo

Sobre Manarelli Guimarães Arquitetura

Há 11 anos, os arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães comandam o escritório com sedes em São Paulo e Salvador. Como foco de trabalho, eles apostam na essência de viabilizar a arquitetura e a decoração dentro da personalidade e do modo de vida dos clientes. A linha inspiracional que compõe os ambientes carrega uma mistura equilibrada de cores, detalhes e imprime os diferentes estilos de vida dos clientes. Em mais de uma década de trajetória, atuam em diversos estados brasileiros e no exterior, com projetos executados nos Estados Unidos e Portugal.

www.mgarquitetos.com

Instagram: @manarelliguimaraesarquitetura

(11) 3063-0056 e (71) 3341-8744

Foto: MCA Estúdio/Denilson Machado