A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Confira os ambientes internos da CASACOR SP 2019

Confira os ambientes internos da CASACOR SP 2019


CASACOR SP 2019 Ambientes internos 1

Em 2019, a CASACOR São Paulo chega a sua 33ª edição com o tema “Planeta Casa” em ambientes decorados (entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios, apartamentos e jardins) no Jockey Club de São Paulo. Entre 28 de maio e 4 de agosto de 2019, o visitante conferirá o que há de melhor no design de interiores, decoração, arquitetura, paisagismo e arte no Brasil. Confira abaixo os lindos ambientes internos dessa edição:

Foyer Bienvenue | Profissional: Lisandro Piloni

O projeto é a porta de entrada para os outros 74 ambientes da mostra. Um vão com 12m de largura e um pé direito de 5m moldam a entrada do espaço que mescla elementos da pop art com a base clássica de boiseries, típicos do século XVII e XVIII. Mais adiante, um grande hall revestido de carpete traz a escadaria com uma passarela em vermelho vivo, digna das marcantes cenas da realeza. Obras de arte contemporânea, em telas e esculturas, dão o contraste entre o novo e o antigo. O mobiliário moderno cria uma grande sala que serve de bilheteria para o evento.

LISANDRO PILONI CasaCor Lisandro Piloni Bilheteria 2 Copy

Casa Conecta | Profissional: Ticiane Lima

A arquiteta Ticiane Lima faz sua estreia na mostra com o espaço Casa Conecta, ambiente de 125m², dividido em living, banheiro e terraço. Inspirado em uma arquitetura limpa e moderna, é envolto por grandes portas de vidro e traz uma paleta de cores claras e diferentes tons de madeira, criando uma atmosfera calma e aconchegante. Uma estante nichada, criada pela profissional, emoldura uma estação de trabalho composta por escrivaninha e a cadeira Lucio, de Sérgio Rodrigues. A parte externa do projeto, criada por Flávio Abílio, recebeu paisagismo especial, um banco de granito rosa, com de 6m de extensão e uma rede de descanso instalada na altura do teto. 

ticiane lima Copy

Casa Dendê Duratex | Profissional: Nildo José

O espaço de 115m² propõe ambientes fluidos e minimalistas, englobando living, cozinha com sala de jantar, pátio e suíte master, fugindo de fórmulas prontas e do estereótipo da Bahia colorida. No entanto, expressa em todos os detalhes, a ligação especial do arquiteto com sua terra natal de maneira sóbria, rica em arte, bossa e poesia. Procurando transmitir uma essência elegante e ao mesmo tempo rústica, o profissional optou por uma arquitetura limpa, abundante em traços retos, com curvas pontuais que fazem analogia ao recôncavo baiano. 

NILDO JOSÉ Copy

Casa AOK|02 | Profissional: Moacir Schmitt Jr. e Sálvio Moraes Jr.

Para apresentar um olhar contemporâneo e simbólico sobre o morar, a dupla do renomado Studio CASAdesign apresenta a CASA OAK|02, residência completa de 185m² que promete despertar em cada visitante o desejo de viver no espaço. Idealizada para levar ao público a sensação latente de acolhimento e bem-estar, a construção conta com um amplo living, cozinha e sala de jantar integrados, suíte e um bucólico jardim externo, assinado por Kalil Ferre, que reforça a atmosfera de refúgio, pertencimento, além da impressão de estar por inteiro em uma casa. 

MOACIR SCHMITD E SALVIO Copy

Casa do Fauno | Profissional: Leo Shehtman

Uma casa pensada para um casal sem filhos, que ama celebrar a vida e a arte. Com 144m2, foi toda integrada e presta homenagem a Fauno Barberini, figura da mitologia romana (apropriação do Sátiro na versão grega). Ao entrar no espaço, o visitante se depara com o exótico Mármore Nacarado que reveste uma parede e parece flutuar ao longo dos 18m de espelho d’água. Obras modernistas, como o Pavilhão de Barcelona projetado pelo arquiteto Mies van der Rohe em 1929, também serviram de inspiração para este projeto - uma forma de homenagear o centenário da escola Bauhaus. 

LEO SHETMAN 01 Copy

Casa Sumè Espaço Conectado LG | Profissional: Gustavo Neves

Ressignificando o uso de materiais e destacando as tradições, costumes e memórias de povos milenares, Gustavo Neves traz a Casa Sumè em parceria com a LG, um espaço conectado que exalta a real sustentabilidade em todos os seus pilares: social, econômico e ambiental. Destaque para o método de construção ecológico Straw Bale, comumente usado em construções naturais, que usa fardos de palha como elemento de vedação, tendo em vista a natureza renovável do material.  

Gustavo NEVES LCL5725 Copy

Boulangerie | Profissional: Patrizia Genovese e Andrea Camasmie

Nessa edição, a padaria mais badalada da CASACOR respira ares vintage. Projeto assinado pelas arquitetas Patrizia Genovese e Andrea Camasmie, a Dona Deôla faz um passeio ao passado, resgatando a história das antigas boulangeries francesas com decor retrô-chic. Um dos pontos altos do projeto foi a escolha da tonalidade rosa, predominante no ambiente, inspirada pela pantone mellow rose.

patrizia genovese VE29560 Copy

Estúdio Trigo | Profissional: Renato Mendonça

Inspirado na figura de um chef jovem e independente, o espaço busca trazer a sensação de acolhimento e conforto. Na contramão da high-tech, o arquiteto estreia resgatando processos ancestrais para a concepção do estúdio de 48m², com materiais naturais como madeira carbonizada, pedra bruta gnaisse e argila queimada no piso. 

renato mendonca MGL7877 Copy

Estúdio Conexão | Profissional: Barbara Jalles  

Em sua terceira participação, a profissional é responsável pelo Estúdio Conexão, espaço composto por cozinha e living. No projeto, ela abusou da madeira, utilizando a matéria-prima como piso e também para emoldurar as paredes, características pensadas para valorizar principalmente a parte central do ambiente e trazer uma sensação de requinte e aconchego.  A escolha dos tons também fez a diferença, pensada para incentivar o convívio descomplicado e a troca de experiências.

BARBARA JALES CASA COR 1 render Copy

Estúdio da Mulher Contemporânea | Profissional: Marcela Pepe

Idealizado pensando em uma mulher independente, viajada, que se interessa por arte e design tem assinatura de Marcela Pepe. O Estúdio da Mulher Contemporânea tem 29m² e marca a primeira participação da designer na mostra. A profissional quis dar ao ambiente um ar aconchegante, explorando texturas e fazendo uso de materiais naturais como madeira, palha, junco, linho, kilim e couro. Todos são combinados com peças de antiquário e modernas como luminárias e mesas laterais, com destaque para o rack vermelho, que traz vida ao lugar. 

MARCELA PEPE MG 1799 Copy

Cabana Urbana | Profissional: Marcio Michaluá

O espaço é um refúgio urbano. Híbrido, traz referências de arte, design, arquitetura e fotografia. O paisagismo, a cargo de Renata Tilli, abençoa a cabana em uma sintonia de bem-estar, relaxamento e conexão. O artista convidado Antonio Peticov, empresta sua criatividade dando vida aos ladrilhos hidráulicos e à escultura de neon que baliza a cabana em espectro das cores do arco-íris.

MARCIO MICHALUA MGL8070 Copy

Módulo 8.2 | Profissional: Studio Costa+Azevedo

Seguindo a tendência do mercado imobiliário por ambientes cada vez mais funcionais, mas com conforto, praticidade, arquitetura limpa e de qualidade, o módulo 8.2 possui uma planta baixa que pode ser replicada em qualquer espaço. A paleta de cores originou o nome 8.2., referência a cor chumbo e ao elemento químico, que tem 82 como número atômico na tabela periódica, que contrasta com a madeira clara, tornando o ambiente sofisticado. 

studio costa e azevedo Copy

Casa Moysés | Profissional: Triart Arquitetura

Com quatro participações na mostra, pela primeira vez a Triart Arquitetura chega com uma construção que destaca a arquitetura com uma linguagem limpa de linhas retas em referência ao modernismo. Os arquitetos André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado projetaram um espaço de refúgio, onde os moradores pudessem recarregar as energias. Para isso, escolheram mobiliário e piso claro, contrastando com o preto que traz o estilo urbano sofisticado para o projeto e trabalharam com luz natural, que ao longo do dia faz um jogo de sombras criando diferentes cenários. 

triart Copy

Lounge Bauhaus 100 anos | Profissional: Tufi Mousse

Uma imersão na herança Bauhaus. Assim é o espaço de estreia do arquiteto catarinense Tufi Mousse..  O lounge proporciona ao visitante um breve resgate ao imenso legado produzido pela Escola Bauhaus, precursora do modernismo, e seus 100 anos de história completados este ano. A simplicidade na escolha dos materiais, cores e linhas puras marcam o espaço e materializam a célebre frase do professor e coordenador da Bauhaus Mies Van Der Rohe: “Menos é Mais”. O ambiente traz um grande painel feito em cerâmica pintada e queimada a 750°C para vitrificar a pintura, desenvolvido pelo artista plástico Fabrício Silva, que se inspirou na obra ‘Daddy´s Gone Girl’ do americano Eric Fischl.

tufi mousse Copy

Cozy House | Profissional: Olegário de Sá

A sensação de chegar e não querer mais sair de casa; eis a provocação trazida pelo escritório Olegário de Sá. A atmosfera acolhedora distribuída em 100m2 emprega elementos do universo rústico como madeiras e pedras naturais, somadas a modernidade dos vidros estruturados, obras de arte contemporâneas e peças desenhadas em aço que se completam com delicadeza. A fachada, preservada pelo Patrimônio Histórico, foi revestida com vidro e recebeu um espelho d’água em mármore branco, conferindo arquitetura minimalista ao conjunto. No interior do loft, um pé direito duplo revestido com madeira de carvalho comporta biombos em marcenaria com vidros como divisórias.

OLEGÁRIO DE SÁ Copy

Casa Pausa | Profissional: Michel Safatle

Para criar o espaço Casa Pausa, Michel Safatle inspirou-se no purismo silencioso de cores e formas, conceituado no construtivismo de influência zen-orientalista, manifestado por meio de uma cartela monocromática baseada no jogo de texturas e tonalidades provenientes da natureza, tendo sempre o preto como base e toques de vermelho Pequim. Com muitas obras de arte e peças assinadas por designers renomados, o projeto expõe, por exemplo, a escultura “O Anjo” (1949/2004) de Tarsila do Amaral, além de uma raríssima carta com sete páginas, escrita em 1969 pelo médium Chico Xavier à sua amiga pintora, desenhista e tradutora, quatro dias após seu falecimento. 

MICHEL SAFATLE Copy

Bistrô CASACOR | Profissional: Habitat Projetos Inteligentes

Os estreantes, Márcia Buschinelli e Rodrigo Ramos, do escritório Habitat Projetos Inteligentes, apresentam sua criação para o restaurante mediterrâneo Limone. O espaço, com estilo neoclássico e toques art déco, é marcado pela dualidade. O contraste entre o preto e o branco, com leves toques de dourado, leva sofisticação ao salão de 90m², que mescla o design moderno e o clássico, a partir de móveis e objetos, além de toda a tecnologia dos materiais, como nos porcelanatos polidos em alta definição. 

HABITAT CCSP 20190511 victoreleuterio 0107 Copy

Living Gourmet | Profissional: WM Arquitetura

Um espaço amplo e arrojado, que imprime uma decoração moderna e atemporal para receber com conforto e personalidade, são as principais características do projeto Living Gourmet das arquitetas e sócias Anete Weber e Rafaella Marques. Construído em uma área tombada, o espaço de 95m² é fruto de uma obra limpa, com soluções que aliam praticidade e sustentabilidade para contemplar o living, hall, área gourmet e lounge. A integração dos ambientes se dá por um piso único, sem desníveis, que confere amplitude e sofisticação ao local, assim como o forro de gesso na cor tubarão branco, que cria uma linguagem leve e atual.

WM arquitetura Copy

Café com Terraço | Profissional: Jóia Bergamo

Assinando o Café com Terraço, da Ofner, Jóia Bergamo surpreende com uma atmosfera acolhedora, suave e funcional no projeto de 250m². Construído a partir de uma das casas tombadas do Jockey Club de São Paulo, o espaço traz aconchego nos tons terrosos em contraste com o grafite. Ao buscar referências para o projeto, a designer pensou nos diferentes estilos e personalidades, preocupando-se em criar formas de receber bem quem procurar por um minuto de relaxamento.

JOIA BERGAMO MGL7937 Copy

Casa das Árvores com Terraço | Profissional: Otto Felix

Conhecido pelas linhas singulares e expressivas, Otto Felix marca presença com um espaço de 250m², que respira traços retos e mistura de forma harmônica, o rústico com o contemporâneo. Dividida em living com lareira, cozinha e uma suíte com closet, a Casa das Árvores com Terraço instiga um morar mais reflexivo e desconectado, onde a proposta por uma vida mais simples foi estabelecida como referência. 

OTTO FELIX Copy

Casa Grão por Starbucks at Home | Profissional: Très Arquitetura

Assinando, pela primeira vez, o projeto de uma residência completa na mostra, Fernanda Tegacini, Fernanda Morais e Nathalia Mouco, sócias da Très Arquitetura, guiaram-se pelo conceito do grão, que se define não só pelo nascimento do café, mas pelo princípio de profusas vidas, para desenvolver o ambiente de 100m². Baseadas nas premissas de uma geração que busca por uma vida mais desprendida, altruísta e humanizada, as arquitetas também se inspiraram nas linhas do pavilhão de Mies Van Der Rohe, em Barcelona, e criaram um espaço em formato de caixa de vidro, que engloba living, sala de jantar com uma pequena cozinha, terraço e uma suíte master.

très arquitetura Copy

Banheiro Voyeur | Profissional: Unik Arquitetura e Estúdio Aker

O banheiro “Voyeur” tem cabines com fechamento em vidro transparente. Porém, quando a porta é fechada, torna-se opaco, conferindo total privacidade. Para estimular ainda mais o usuário, as arquitetas usaram um recurso de trompe l’oeil - no fundo das cabines - com imagens em perspectiva para criar a ilusão de continuidade.

unik arquitetura Copy

Casa Contêiner Cosentino | Profissional: Marilia Pellegrini

Em seu projeto com bases sustentáveis e foco em reaproveitamento de materiais, dois contêineres foram acoplados para dar vida a uma casa de 60m², que conta com living, cozinha e lavanderia integrados, além de uma suíte com um banheiro incrivelmente confortável. Os ambientes foram tomados por tons de branco, clima minimalista e peças de grandes designers, como Oki Sato, que traz sofisticação surpreendente ao espaço. A casa contêiner conta ainda com uma área externa de 100m² com piso em Granito White Lava, uma horta hidropônica auto irrigável e um inconfundível jardim de bambus.

MARILIA PELEGRINI DSC 9718ok Copy

3 Elements | Profissional: Bárbara Salles

O mundo contemporâneo inspirou a arquiteta estreante Bárbara Salles para criar o espaço 3 Elements - terra, água e ar. Com um banheiro conceitual bem ousado e criativo, promete levar o público a um estado meditativo, com intuito de acionar o consciente e trazê-lo para o momento atual. Ao adentrar no ambiente de 25m², o visitante se depara com uma atmosfera lúdica, que tem como ponto central a arquitetura sinestésica, que estimula percepções por meio de diversas sensações, elevando o bem-estar e contribuindo para o autoconhecimento. 

BARBARA SALES CCSP 20190511 victoreleuterio 0132 Copy

Lite | Profissional: Duda Porto

A proposta do ambiente é apresentar o equilíbrio perfeito na casa de 190m² de área total, construída em apenas 40 dias. Com uma mente inquieta e que busca novas soluções, Duda afirma que o sistema Lite, que batiza seu ambiente, traz o conceito de casa modular atualizado com o novo jeito de morar. Desmontável, a moradia pode ser facilmente transportada para outros terrenos, caso seja o desejo da família.

DUDA PORTO CA 6913 1 Copy

Loft Mobili | Profissional: InTown Arquitetura

A mobilidade foi o principal ponto de partida do Loft Mobili, espaço criado pelos arquitetos Hugo Schwartz e Alexandre Gedeon, do InTown Arquitetura. O Loft tem como principal tendência as soluções viáveis dos módulos habitáveis e suas diversas possibilidades de adaptação e versatilidade. A arquitetura é inovadora e itinerante, pois o rápido e inteligente sistema construtivo permite que sua estrutura metálica seja transportada semipronta para ser remontada em qualquer lugar em um prazo de três a quatro meses, de acordo com o acabamento interno escolhido. Com a arquitetura sustentável em voga, o uso de cobogós permite a ventilação natural e as claraboias a entrada de luz. Toda a cobertura do ambiente é plana e recebeu uma manta que reflete 95% da luz solar e reduz a sensação térmica em seu interior. 

INTOWN CA 8119 1 Copy

Estúdio Plural | Profissional: Fernando Piva

O Estúdio Plural é resultado de um trabalho baseado na vivência e experiência do profissional Fernando Piva em mais de 27 anos de carreira. Em 89m², o arquiteto concebeu um espaço democrático, voltado para as novas formas de morar, priorizando o bem-estar, a praticidade do dia a dia e o uso de materiais que tragam sensação de refúgio, tão necessário para a rotina contemporânea. Por se tratar de um espaço que pode ser usado por qualquer perfil de ocupante, tem a pluralidade de atender às necessidades de um público diverso, que exige praticidade no dia a dia e não abre mão do luxo. 

FERNANDO PIVA 1105 0189 HDR Copy

Linie Lounge | Profissional: Patrícia Hagobian

Numa viagem refinada através do tempo surge o Linie Lounge. Olhando para o futuro e consagrando o passado, a busca é por uma sociedade cada vez mais conectada, onde a casa é espaço de acolhimento e de estar com pessoas que se amam. Na constante busca pela captura da essência da vida contemporânea, o projeto se apropria de uma jornada estilística em sintonia total com a evolução do modo de vida urbano e cosmopolita, caracterizado pela expressão de elegância, marca constante nos projetos de Patrícia Hagobian. 

patricia hagobian 1105 0403 HDR Copy

Coral Hotel | Profissional: Pedro Lázaro

O conceito do Coral Hotel se aproxima dos inteligentes hotéis design, que mundo afora disponibilizam experiências específicas e inovadoras para pessoas que veem nesse conteúdo o seu próprio lifestyle. Ele se apresenta a partir de um lobby e, em seguida, uma suíte master. Uma intervenção de esculturas de pássaros na fachada do histórico edifício do Jockey sinaliza e posiciona a marca dentro do evento. O lobby, com design e objetos da cultura brasileira, é um convite a permanência e interação. 

PEDRO LAZARO Copy

Loft Fétiche | Profissional: Ricardo Borges

Inspirado na atmosfera sensual e intimista das antigas garçonnières francesas, o Loft Fétiche, de Ricardo Abreu, harmoniza obras de arte, mobiliários de vidro selecionados a dedo e jogos de luz e sombra. Traçado com primor pelo arquiteto, o projeto evoca a linguagem visual dos pequenos apartamentos que eram usados para encontros amorosos clandestinos. Para provocar a imaginação de quem adentra o loft, o profissional lançou mão de recursos lúdicos inusitados. É o caso da piscina de bolinhas, elemento responsável por resgatar os impulsos infantis e nos convidar à uma experiência interativa e sensorial.

ricardo abreu Copy

Hall Senhora das Águas | Profissional: Weiss Arquitetura

Inspirado nos rios brasileiros e sua folclórica protetora Iara, a dupla Tide Junqueira e Bárbara Garcia, do escritório Weiss Arquitetura, estreia com o espaço “Hall Senhora das Águas”. Com 25m², o projeto tem como ponto de partida o desenvolvimento sustentável e a valorização das características do prédio tombado. O destaque fica por conta das esculturas de sereia, que deram um toque extremamente impactante e elegante, obras do artista plástico Daniel Paschoalim.

weiss arquitetura Copy

Paredes Mágicas | Profissional: Leo Romano

Pensado para que o visitante possa se envolver num universo lúdico, o espaço criado por Leo Romano tem atmosfera levemente escura, com iluminação pontual a fim de valorizar objetos e cantos específicos. O Paredes Mágicas tem entre os elementos da decoração fotografias com cenas cinematográficas e circenses, sobrepostas por peças cerâmicas que imitam braços e pernas, ampliando as características de mundo imaginário.

LEO ROMANO LCL5531 Copy

Saleta Pausa | Profissional: Ana Sawaia

Em sua primeira participação na mostra, a arquiteta Ana Sawaia apresenta um espaço pensado para resgatar o prazer e a necessidade de parar e respirar fundo. E foi em sua vivência pessoal que a profissional buscou inspiração para criar um dos pontos mais interessantes do espaço: um arco iluminado e revestido por ladrilhos hidráulicos estampados com símbolos musicais e relacionados com o tempo. Ana, que é filha do compositor Almeida Prado, também traz  um painel de aquarelas pintadas pelo pai sobre papéis pautados de partitura.

ANA SAWAIA MG 2137 Copy

WC Linha | Profissional: Trad Dalberto Arquitetura

As arquitetas Vanessa Trad e Nathalia Dalberto marcam presença com o projeto do WC Linha. Com o objetivo de transformar um ambiente frio e impessoal em algo acolhedor e afetivo, as profissionais elegeram três cores-chave para o projeto: Joia da Coroa, Água Persa e Coral Oriental, tonalidades em referência ao fundo do mar e também a sensação de pertencimento. O projeto conta ainda com a  intervenção artística da designer Mari Dabbur.

traddalberto arquitetura Copy

Bar do Jockey | Profissional: Eduardo Franco Correia

O arquiteto Eduardo Correia traz um bar na arquibancada, com vista não só para o hipódromo do Jockey, mas para uma parte da cidade que é cortada pelo Rio Pinheiros.  O espaço tem formato interno que remete a um rio retificado e a sua volta um carpete feito de fibra natural representando as margens devastadas. Um painel de madeira construído artesanalmente recebe a série do fotógrafo Denilson Machado, que ressignifica lugares abandonados com balões coloridos. Gravuras de Oswald Goeldi feitas para o livro Mar Morto, de Jorge Amado, trazem a figura do pescador em contato com a natureza e estimulam a análise sobre a relação dos centros urbanos com o meio ambiente. 

EDUARDO FRANCO CORREA casacor018 Copy

Loft Refúgio | Profissional: Consuelo Jorge

Um projeto único, onde o conforto e a natureza se encontram e o bem-estar alinha-se ao design, proporcionando sensações únicas em um espaço elegante e acolhedor. Essa é a proposta de Consuelo Jorge para o Loft Refúgio. Os 101m² oferecem uma atmosfera sofisticada e calorosa, dentro da praticidade de seus ambientes integrados. 

CONSUELO JORGE Copy

Casa Berilo Leroy Merlin | Profissional: Studio ro+ca

A escolha do nome vem da pedra Berilo, que simboliza a criatividade e o recomeço. Além disso, é um minério que possui muitas derivações, entre elas, a mais preciosa: a esmeralda.  A inspiração foi mais além, com o verde que leva o nome de esmeralda intenso como a cor predominante no espaço, mostrando que é possível criar um ambiente cool e sofisticado com materiais comuns de um home center. 

studio roca Copy

Les Hérons | Profissional: Gustavo Martins Arquitetura

Inspirado na art déco que marcou lobbys icônicos dos luxuosos hotéis do início do século 20, o arquiteto Gustavo Martins é responsável pelo espaço que remete a um hall de apartamento. Com foco na sustentabilidade, o arquiteto escolheu uma superfície para o piso que é resultado do reaproveitamento de materiais, formado por partículas de insumos como argila e descartes de obras triturados ou peneirados, transformados em um revestimento de design exclusivo.

Gustavo Martins e Karen Becker MGL7865 Copy

Living do Colecionador | Profissional: Naomi Abe

A paixão por arte, design e arquitetura foram a inspiração para o “Living do Colecionador”, um espaço de entrada em forma de cubo minimalista e monocromático de ladrilhos hidráulicos verdes. Obras de Niura Bellavinha, Flavio Cerqueira e Marcia Pastore estão dispostas pelo ambiente. No teto, Naomi projetou um caminho iluminado com círculos interligando entrada e o living, inspirada na arquitetura modernista dos anos 1950. Outra obra que merece destaque é o quadro Mulata de Di Cavalcanti, a arte contemporânea dos neons do artista espanhol Ivan Navarro e uma escultura de Tunga.

NAOMI ABE Copy

Home Office da Família | Profissional: Fernanda Moreira Lima

Leveza e acolhimento são as palavras que definem o trabalho da arquiteta em sua primeira participação na mostra. Um ambiente para fazer a transição entre as áreas social e íntima, e acomodar todos os membros da família, em diferentes momentos, mas sempre de forma acolhedora, leve, alegre e luminosa. 

FERNANDA MOREIRA MGL7972 Copy

Co_Dining | Profissional: Juliana Pippi

Inspirada pelos verbos encontrar e receber, a proposta do ambiente é ser um lugar para estar junto, degustar sabores, conversas, histórias e a própria presença. No espaço de 45m², a mesa We Share ocupa a posição central e é o elemento de conexão e o fio condutor do projeto. A peça, projetada pela arquiteta, tem tampo artesanal de granilite e uma calha central, que combina o corian e inox.  O efeito de acolhimento é potencializado pelo jogo de texturas presentes no espaço. 

JULIANA PIPPI CA 6505 1 Copy

Cucina Pietra | Profissional: Felipe Hess

Em sua estreia em CASACOR, o profissional aposta no minimalismo, aliado à tecnologia e precisão do mobiliário presente no ambiente. Com revestimento de pedra, os armários se fundem com as paredes, compondo um espaço absolutamente sofisticado e atemporal.

FELIPE HESS IMG 4660 PS Copy

Sala Íntima | Profissional: Paulo Azevedo

Um cômodo repleto de referências, cores, texturas e história. Em seu projeto o arquiteto traz a representação das sensações, momentos, sentimentos e identidade da mulher madura, na faixa dos 40 anos, apaixonada por moda, fotografia, arte e design. A atmosfera do ambiente tem um perfume da década de 70 e 80, que complementa perfeitamente a base clássica. 

paulo azevedo D857288 HDR Copy

Suíte Blush | Profissional: Bruno Carvalho

Conforto, sustentabilidade, sofisticação e uma miscelânea dos estilos contemporâneo e art déco conceituam a Suíte Blush. Com 53m2, o ambiente apresenta atmosfera arquitetônica atemporal. Harmonizada com as características dos estilos clássico e rústico, possui uma entrada que permite uma visualização ampla de todo o projeto, composto pelo recinto principal, o quarto, um imponente closet e a sala. Seguindo a tendência de trazer funcionalidade e elegância, o designer de interiores projetou a suíte em tons sóbrios com nuances que transitam entre bege, cinza e rosé, priorizando uma composição feita com móveis, adornos decorativos, tecidos e revestimentos com estilo acrônico.

BRUNO CARVALHO casacor009 Copy

Suíte das Crianças | Profissional: Messa Penna

O projeto do quarto infantil foi criado com a premissa de inspirar a imaginação, a arte, a leitura e ainda, o trabalho manual com o reuso de materiais. A sustentabilidade aliada à criatividade resultou em instalações que compõe o ambiente. Peças feitas de sacolas plásticas recicladas, por exemplo, se tornam peças de arte. As camas e o tapete foram criados com macramê de cordas náuticas, que futuramente podem ser reutilizadas, assim como o balanço feito à mão neste mesmo material.

MESSA MG 2365 Copy

Espaço SER | Profissional: Studio Alex Bonilha

O Espaço Ser convida o visitante a se interiorizar e refletir. Logo na entrada, um elemento em MDF preto acompanha toda a lateral esquerda setorizando um grande hall onde o pé direito baixo e sua grande extensão visam trazer ao visitante a sensação de introspecção. A decoração intimista reflete a contemporaneidade, bem explícita nas formas e materiais do mobiliário. As obras de arte reforçam o caráter provocador do espaço através das diversas representações da figura humana em obras de nomes como DI Cavalcanti, Hugo França e Wagner Costa. Livros garimpados em sebos paulistanos buscam reforçar a memória afetiva, elemento capaz de reconectar o ser humano com a sua essência, dialogando com a proposta do espaço. 

ALEXBONILHA MG 1817 Copy

Loft Árvore da Vida | Profissional: Marcelo Salum

 Inspirado no filme “A Árvore da Vida”, do diretor Terrence Malick, o arquiteto buscou referências no drama para dar vida ao seu loft de 107m². A busca da essência, dos primeiros aprendizados e da importância da família foram o ponto de partida para projetar o loft, tudo lembrando o conceito da criação. No hall de entrada, o visitante se depara com uma árvore criada especialmente para o ambiente pelo artista plástico Alexandre Mattos. A cor escolhida pelo profissional para trabalhar o ambiente como um todo foi o amarelo, criando uma alusão ao sol, já que a luz é fundamental para o crescimento de sua árvore.

MARCELO SALUM LCL4656R Copy

Estúdio Hygge | Profissional: Melina Romano

Com a proposta de transformar o ambiente de morar em um lugar acolhedor, sensorial e visualmente agradável, Melina Romano trouxe para o estúdio de 68m² o conceito dinamarquês “riuga”, que prega o bem-estar, conforto e proximidade. Com elementos modulares e mutantes, onde é possível criar uma distribuição de espaço completamente diferente, a arquiteta apostou nas formas arredondadas e orgânicas dos móveis que quebram qualquer rigidez visual.

MELINA CA 6807 1 Copy

Estar Leve | Profissional: Paula Magnani

A arquiteta cria um refúgio dedicado à leitura e à apreciação dos momentos de calmaria. Inspirado em um casal de meia idade que quer vivenciar momentos longe da agitação da cidade, o ambiente de 40m² foi criado em tons neutros, como os terrosos e o rosa antigo, que inspiram tranquilidade e trazem requinte e conforto. A profissional buscou ainda jogar com as texturas: paredes revestidas de porcelanato que imitam as curvas das rochas, madeiras com veios únicos e peças de design com materiais como a palha e tecidos diversos revestem os mobiliários do espaço. 

paula magnani LCL5643 Copy

Terraço Aurora | Profissional: BC Arquitetura

Inspirada pela poética contemporânea e minimalista que norteia o novo morar, a dupla Bruno Carvalho e Camila Avelar assina do espaço de 130m² que segue uma narrativa delicada. Definido como uma experiência sensorial, o projeto esbanja design assinado, assim como intervenções artísticas e um incrível pé direito de 7m. Ele foi idealizado de maneira que os convidados consigam respirar, suspirar e se reconectar através dos elementos ali presentes. 

BC ARQUITETURA CA 7790 1 Copy

Deca Lab | Profissional: Ricardo Bello Dias

Em formato de nave, Ricardo Bello Dias apresenta um laboratório futurista onde a pesquisa é o cerne da inovação do design, um local que permite ao homem explorar o universo sem fronteiras. O Deca Lab possui 8 metros de diâmetro e é feito de uma estrutura metálica nas cores cobre e preto. A nave fica apoiada sobre um espelho d’água, e uma passarela atravessa a instalação, dando acesso pelos dois lados do ambiente.

ricardo bello dias Copy

Lounge dos Aromas | Profissional: Sharon Fliter

O espaço comercial traz uma proposta que alia sustentabilidade, tecnologia e afeto. Inspirado em um “Lounge Store”, o ambiente de 40m2 foi pensado para destacar os produtos da loja e proporcionar mais conforto. A profissional refez a estrutura do espaço com paredes e placas de drywall.  O forro de gesso com sancas lineares, recebe a iluminação de LED, que oferece uma luz indireta difusa, enquanto spots direcionáveis nos trilhos industriais foram estrategicamente colocados para evidenciar os produtos da marca, expostos em prateleiras metálicas finas, instaladas em chapas de madeira maciça. No décor, um jardim de vegetações 100% ecológico. 

sharon fliter Copy

Galeria de Óculos de Luxo | Profissional: Daniela Colnaghi

O espaço traz uma proposta de multifuncionalidade e flexibilidade na disposição do mobiliário. A loja destaca-se pela marcenaria exclusiva criada para o projeto e pelas soluções criativas para exposição dos produtos comercializados. Uma grande estrutura orgânica e paramétrica vai da parede ao teto, que possui propriedades acústicas. Obras de arte e objetos decorativos complementam o ambiente, criando uma atmosfera aconchegante.

Daniela Colnaghi VE29799 Copy

Galpão do Arquiteto | Profissional: Mauricio Queiroz

O Galpão do Arquiteto é um espaço comercial de 100m² projetado para estimular o relacionamento entre os visitantes da mostra. Aconchegante e convidativo, possui wine bar, sofás, poltronas e lareira com vista para um bosque. Criado em uma estrutura desmontável, é 100% reaproveitável e pode reutilizado após o período do evento.

MAURICIO QUEIROZ CCSP 20190511 victoreleuterio 0012 Copy

Loja da CASACOR, por Armazém do Marton | Profissional: Marton

Estúdio Projetada com sistema de montagem e desmontagem dos componentes estruturais e acabamentos, a Loja da CASACOR foi reformulada através das estruturas MCL (madeira laminada colada) existentes do projeto de 2018, trocando acabamentos internos e externos. O objetivo foi aproveitar todas as matérias primas, mantendo a premissa de sustentabilidade do evento. Todo o fornecimento da energia será através de placas fotovoltaicas e a iluminação de LED. Outras técnicas aplicadas na arquitetura excluem por completo o uso de ar condicionado, promovendo a economia de energia elétrica e emissão de gases.

MARTONPS CASACOR 2019 Horizontal 00 ALTA Copy

Bar do Relógio | Profissional: Marcelo Diniz

Patrimônio histórico da cidade de São Paulo, o edifício que abriga o relógio do Jockey Club se transforma em um bar de 270m² dividido em três ambientes. Sua concepção foi realizada com base na estrutura original, respeitando o valor histórico do projeto arquitetônico tombado. Logo na entrada, a fachada é marcada por grandes painéis de azulejaria criados pelo profissional especialmente para a mostra. No ambiente interno, o rose veneziano foi a tonalidade escolhida tanto para as paredes quanto o teto. O layout é organizado simetricamente por dois sofás curvos em veludo de algodão, mesas de jacarandá e cadeiras em ébano e palhinha em arranjo circular com uma iluminação por pendentes de shantung de seda.

MARCELO DINIZ MGL8031 Copy

Terraço Nohara | Profissional: Lucas Takaoka

O projeto de 20m² traz um layout aberto dividido em box dos banhos (unissex e pne), cubas de lavatório e um pequeno lounge que transitam em perfeita harmonia. O aconchego entra em cena através do pergolado fechado, feito em estrutura de madeira pinus. Para contribuir com a iluminação do ambiente, paredes e as portas dos banheiros receberam um tom claro. Para a bancada, o arquiteto trabalhou com uma composição que mistura madeira com acabamento natural e laca branca. 

LUCAS TAKAOKA MG 2008 Copy

Living do Restaurante | Profissional: Gustavo Paschoalim

Com 600m², o espaço conta com três ambientes: living, lounge do restaurante e salão principal. Inspirado na arquitetura das residências da região dos Hamptons e no estilo de vida cosmopolita de Manhattan, é um mix de estilos entre o contemporâneo e o clássico.

GUSTAVO PASCHOALIM MGL8089 Copy

Dolce Villa Todeschini | Profissional: Débora Aguiar

A casa de 480m² traz estilo contemporâneo e “clean”, propondo um refúgio urbano sofisticado e elegante em meio à natureza. Um grande painel com brises metálicos em alumínio reciclado compõe a fachada, permitindo maior entrada de luz natural nos ambientes. A partir de um eixo central, a casa é dividida entre ala íntima e social, esta última, totalmente voltada para um jardim central com grandes portas de vidro que criam conexão interior-exterior. O hall de entrada expõe uma escultura do artista suíço Not Vital e abre caminho para o restante do projeto, que traz muito verde com seus jardins e floreiras, pedras naturais e ambientes aconchegantes. 

DEBORA AGUIAR CASA COR GOURMET VISTA6 R01 Copy

Atelier do Morar | Profissional: Denise Barretto

Evidenciando a ligação com a arte, o ambiente de 130m² flui por um mosaico espacial de texturas de madeira. Nas paredes, o material aparece em sua forma natural e no assoalho em carvalho claro. As cores cerâmica e terracota, lado a lado com vários tons de pedra, o design contemporâneo e as obras de arte dão continuidade ao fluxo proposto para o Atelier.  

DENISE BARRETO DSC 9618ok Copy

Arena CASACOR | Profissional: Tania e Fabiano Hayazaki

Pensada para receber eventos, a Arena CASACOR  está distribuída em cinco ambientes: hall, living, auditório, sala de relacionamento e um delicioso jardim tropical.  Quem passar por lá encontrará várias boas soluções em design e peças que valorizam o artesanal, com todo o lifestyle que consagrou o escritório Hayasaki Arquitetura. A automação é um show à parte no espaço e entra para representar a tecnologia que é muito presente no trabalho dos profissionais. 

tania e fabio hayazaki Copy

CASACOR SÃO PAULO 2019:

De 28 de maio a 04 de agosto Terça a sábado:  das 12h às 21h Domingos e feriados: das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, nº 1075 – Cidade Jardim

INGRESSOS:

De terça a quinta-feira: Ingresso inteiro: R$ 64,00/ Meia entrada: R$32,00

De sexta a domingo e feriados: Ingresso inteiro: R$ 80,00/ Meia entrada: R$40,00

Valet: R$ 40,00

Classificação: Livre

Gratuidade: Crianças até 10 anos.

As vendas dos ingressos para São Paulo estão disponíveis no site: casacor.byinti.com

Mais Informações: www.casacor.com 

Facebook: www.facebook.com/casacoroficial

Instagram: @casacor_oficial/@casacor_sustentavel