A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Entrevistas exclusivas com os Paisagistas da Casa Cor 2012


Como de praxe, realizamos a cobertura total do evento trazendo para nossos leitores os ricos detalhes sob a ótica dos profissionais que executaram seus projetos, para que o nosso compromisso com a informação de qualidade seja sempre o nosso maior adjetivo. E fazemos isso de uma forma muito diferente dos demais veículos, pois, vamos a campo para entender cada projeto conversando diretamente com quem idealiza estes ambientes fantásticos.

Por isso, fomos até lá entrevistar todos os paisagistas de Casa Cor 2012 para trazer a você, leitor, as experiências de cada um deles, de modo a elucidarmos as vantagens de fazer parte de um seleto grupo de profissionais que conquistam cada vez mais espaço no mercado da construção civil. Confira abaixo as entrevistas exclusivas concedidas a nossa revista eletrônica:

 

Ricardo Pessuto: O Jardim Secreto


1.1_Entrevista_64_520x347

As Experiências

10ª participação na Casa Cor, entre SP, MT e Brasília, que foi a primeira Mostra em 1999, com Jardim de 9.900 m2 no Lake Side Hotel. Tudo começou com Casa Cor, de lá pra cá foram várias Mostras.

Este anos tive uma sorte em começar pelo espaço onde foi o epicentro da mostra e por onde todos os visitantes passavam para visitar os demais ambientes, sendo de fato um jardim “ponto de encontro“.

O próprio terreno já facilitou a execução do projeto e o local era onde as pessoas passavam tanto na ida, quanto na volta. É  um jardim funcional que desperta o desejo de ter algo mais natural e orgânico, sendo mais agradável aos olhos, por não ter tantas formas geométricas, porém, com 45 espécies de plantas que atraem borboletas e pássaros, dando um aspecto bem natural e aconchegante de se desfrutar do jardim.

 

A experiência privilegiada sobre o prêmio de Melhor Projeto Paisagístico de Casa Cor 2012

É uma realização que todo profissional almeja, e é um prêmio bom pra mim e todos os familiares, amigos e fornecedores. É a sensação ótima de “lavar a alma” que me faz tão feliz e inspirado a continuar minha evolução na carreira. De fato é uma sensação única que só quem passa é que sabe, eu diria que é incrível. Estou realizado!

1.1_-_JARDIM_SECRETO_463x347

 

O retorno da Imagem

Estar na Casa Cor e manter-se nela é o que nos mantem em sintonia com o mercado. Imagens vinculadas aos grandes nomes do mercado, no meio de premiados como Léo Schetman, Brunette e Debora Aguiar me projeta ainda mais neste cenário seleto de alto valor agregado.

1.1_-_Fotos_1

As Dificuldades

Por ser um jardim circulações e por essa razão, dificultava a realização. O erro no cronograma dos vizinhos fez com que tivessemos que trabalhar com muita sintonia e sincronismo. Quando isso não ocorre, temos que tomar providências, e tive que toma-las algumas vezes para que meu jardim ficasse pronto para receber os visitantes.

1.1_-_JARDIM_SECRETO_463x347_1

 

As considerações

Quem não fez, tem que fazer, quem fez, tem que fazer de novo . A Casa Cor é uma escola e uma vitrine para qualquer profissional. Em todos os sentidos e proporções. Eu adoro estar na Casa Cor!

1.1_-_Fotos_2

 

Miriam Escobar & Robson Freitas: Praça Hotel - Esplanadas das Águas

 
1.1_Entrevista_15_520x347

A experiência:

A primeira experiência foi na Casa Cor Trio, com o jardim do pergolado (2011). Após esta experiência, deu mais um horizonte para participar da Casa Cor SP. Neste ano de 2012, com a Praça Casa Hotal o fator motivante foi sermos o agente transformador do espaço, enquanto arquitetos paisagistas, além de proporcionar aproximação dos visitantes com a natureza.

Isso faz com que as pessoas tenham uma ''experimentação'' de todos os elementos do projeto, como a pedra, os móveis, a forma das árvores, a iluminação durante a noite, despertando diversas sensações que temos ao usufruir os caminhos criados para ''guiar'' as pessoas até os pontos principais do projeto paisagístico.

O retorno da Marca/Imagem

Fruto de um trabalho em equipe, esta participação agregou muita satisfação ao ver que objetivo foi além da expectativa, pois a praça virou um cartão de visita. O retorno da Mídia também foi bem expressivo e tivemos exposições nos mais importantes veículos de comunicação do setor, nos projetando ainda mais no mercado e alto nível e a nível Brasil e exterior.

Como somos arquitetos paisagistas, gostamos da abordagem da revista eletrônica Paisagismo em Foco, pois como o próprio nome diz, ''Foco no Paisagismo'', e a equipe toda vivencia nosso dia-a-dia, o que vemos que é de fato um pouco diferente dos demais veículos do setor, e gostaria de parabeniza-los por valorizar-nos no mercado.

1.1_Entrevista_9_520x347

As Dificuldades

Participar de Casa Cor é muito prazeroso ao mesmo tempo que é trabalhoso, e gostariamos de destacar algumas das nossas dificuldades para que continuemos a manter o padrão evolutivo da mostra, sobretudo, para nós Paisagistas:

- Falta de um cronograma eficaz na logística da Casa Cor;
- Falta de pessoas aptas para assessorar os paisagistas;
- Sobreposição dos projetos com cronograma de acompanhamento;
- Cumprimento de prazo por parte dos demais colegas arquitetos e decoradores;
- Oferecer melhores condições de atuação dos profissionais, como apoio publicitário aos parceiros que nos ajudam e ajudam a Casa Cor indiretamente;

- Dificuldade de realizar Eventos, pois, estamos sempre atrelados aos fornecedores deles;

1.1_Entrevista

 

As Considerações

É preciso urgentemente valorizar melhor o paisagista, pois, a área externa é o melhor lugar da Mostra. Os projetos de paisagismo não devem ser apenas frutos de eventos de exposições, e sim, ultrapassar os perímetros residenciais indo para as cidades, visando melhor qualificação dos espaços urbanos, do conhecimento do solo e vegetação, afinal, não é de agora que sabemos que o paisagismo tem que ser valorizado como arte, preservação da nossa exuberante natureza e, sobretudo, como educação socio-ambiental.

 

 

Sara Palamoni & Meire Lemes & Felipe Mascarenhas: Jardim das Estações - Lounge da Saída


1.1_-_Foto

A Experiência


Por ser um evento de grande expressão no mercado de Arquitetura e Decoração, participar juntamente os principais profissionais do mercado nos projeta fortemente no cenário, o qual é formado por seletos e expressivos arquitetos, paisagistas e decoradores.

Foram novos contatos, novos amigos, novos horizontes deixado como legado, para que nós pudessemos hoje estar aqui nesta edição de Casa Cor. Isso é muito importante para as nossas carreiras, pois, pudemos experimentar o fato de ter pessoas que estiveram em nosso ambiente para avaliar nosso trabalho.

As pessoas que nos visitaram tiveram experiências interessantes e nos passaramm o feedback de como estava nosso projeto. Isso nos faz pensar e repensar o modo como atuamos e como devemos atuar no mercado, pois, a Casa Cor é uma vitrine e nós, como profissionais, temos que estar atentos aos anseios dos clientes. Vale destacar que tivemos boa visitação de empresas e escritórios de arquitetura, gerando novas oportunidades de negócios e valorizando nosso projeto pelo fato de apresentarmos novidades para um público seleto e exigente que é o da Casa Cor.

1.1_-_JARDIM_DAS_ESTACOES2_463x347

 

O retorno da Imagem x Responsabilidade

Tivemos uma ótima experiência com novas formas de comunicar nosso trabalho, por meio de entrevistas e veiculação de nosso projeto nos mais importantes veículos de comunicação. E com relação ao retorno da imagem, na forma monetária, acreditamos ter dado um salto para uma estrada mais profissionalizada do mercado, valorizando também o nosso projeto.

Com essa participação, as pessoas passaram a nos conhecer e associar-nos ao patamar elevado de decoração por estarmos dentre os principais profissionais de arquitetura, paisagismo e decoração do mercado, nos projetando a nível nacional e internacional.

1.1_-_JARDIM_DAS_ESTACOES2_463x347_1

 

As Dificuldades

A grande dificuldade foi a localização do ambiente, pois, por estar na saída, o acesso de todo o evento passou por aqui. Por isso, outra dificuldade foi manter o ambiente sempre bonito, devido ao fato de estar na área externa e termos que manter o jardim sempre vívido, sem falar na dificuldade no cumprimento dos prazos dos outros participantes que provocou alguns problemas, os quais tivemos tranqulidade em resolve-los.

 

As Considerações

Sara Palamoni & Meire Lemes: Agradecemos a todos que colaborarm com este feito, como os fornecedores, amigos, familiares e principalmente aos visitantes e futuros clientes, os quais puderam conferir nosso potencial de atuação.

Felipe Mascarenhas : Reitero o que a Sara e a Meire disseram acima, além de deixar  um agradecimento ao Paisagismo em Foco e toda imprensa.

 

 

Ronaldo Kurita: Jardim das Casas


1.1_Entrevista_79

A experiência

Aceitei o convite da Cristina Ferraz depois de perceber o momento certo de estar apresentando meu trabalho como profissional. Mesmo ter tido participado de outras Mostras, participar da Casa Cor é uma forma de carimbar o passaporte de entrada no mercado.

Fui estagiário de Casa Cor durante um tempo e tinha que trabalhar com uma equipe, porém, nesta participação tive que projetar e gerenciar toda a equipe, desde a concepção do projeto, a execução e a manutenção durante toda a Mostra.

O retorno da Imagem

A repercussão na Mídia foi muito positiva, pois, pude ver meu projeto exposto nas principais publicações do mercado, além de fortalecer os vínculos com os meus fornecedores. Além disso, fui escolhido para estar no aplicativo (APP) da Suvinil, que mostra a tendência dos lançamentos.

A Casa Claudia publicou meu projeto como sendo tendência para 2012/2013, pois, fiz um estudo de cores para trazer essa experiência exclusiva na Casa Cor, e isso também serviu para que os fornecedores acreditem no meu potencial.

1.1_-_JARDIM_DAS_CASAS_463x347_2

O retorno de imagem tirou do imaginário das pessoas a idéia do trabalho  feito num escritório pequeno e projetos não tão expressivos, e me colocou num patamar que possibilita realizar projetos de médio e grande porte, como o convite para realizar um projeto no centro de treinamento para os técnicos da Hyundai.

Ganhei um selo de profissional qualificado com a marca Casa Cor e isso fez de mim um profissional consolidado.

1.1_-_JARDIM_DAS_CASAS_463x347_1

As Dificuldades

Neste ano em especifico choveu muito, e mesmo assim tive que superar o tempo adverso para realizar o projeto. O cronograma dos vizinhos e a circulação no meu ambiente também foram fatores críticos, mas com a ajuda da minha equipe pudemos superar todas elas. Mas, graças a Deus, conseguimos cumprir os prazos estipulados pela Mostra e entregamos o projeto pronto dentro do estipulado.

 1.1_-_JARDIM_DAS_CASAS_463x347_2

 

As Considerações

Foi um grande aprendizado por ter gerenciado todo o processo do projeto. Gostei muito do feedback dos visitantes e com os laços fortalecedores durante o evento, sobretudo, com os fornecedores.

 

Eduardo & Beatriz Mera: Praça Casa Cor


1.1_-_Entrevista

As Experiências

Este ano foi a nossa 4º participação no evento e consideramos a Casa Cor a principal vitrine para arquitetos e paisagistas. Em todas às vezes, nossa participação sempre resultou em projeção do nosso escritório.

O público foi muito receptivo ao nosso espaço. Principalmente porque sempre nossas interferências na Casa Cor permitem que os visitantes vivenciem o espaço e isso faz total diferença.

 

 

O retorno da Imagem

Reforçou nossa marca, principalmente pela grande projeção que teve nosso espaço em todas as formas de mídia.

 

As Dificuldades

Não tivemos.

1.1_-_PRAA_CASA_COR_HOMENAGEM_GISELE_BUNDCHEN3_511x347

As Considerações

Em nosso trabalho este ano na Casa Cor, uma praça com 700m2, conseguimos interferir de maneira sustentável, através de escolha de materiais e espécies, o que possibilitou para nossos clientes e visitantes da mostra a possibilidade de vivenciar um espaço com essa consciência e desmistificando que esse tipo de solução deve ser complicada ou com cara de rústica. Pode sim ser elegante e seguindo também o preceitos da moda.

1.1_-_PRAA_CASA_COR_HOMENAGEM_GISELE_BUNDCHEN3_511x347_1 1.1_-_PRAA_CASA_COR_HOMENAGEM_GISELE_BUNDCHEN3_511x347_2

 

 

Neste clima de otimismo e satisfação, despedimos de Casa Cor 2012 com aquele gostinho de "quero mais", tendo certeza de que estes profissionais da mais alta competência representarão a classe paisagística em projetos de grande envergadura.

Queremos parabenizar cada um dos entrevistados acima, e desejar todo sucesso em suas carreiras, pois, com isso, teremos cidades mais verdes, jardins mais belos, espaços de convívio salutar e a valorização da profissão de Paisagista no Brasil. Parabenizamos também a organização de Casa Cor por trabalhar incansavelmente para que tudo pudesse acontecer da melhor forma possível, afinal, a revista eletrônica Paisagismo em Foco sempre prestará todo apoio para que a Casa Cor continue sendo o ponto de referência no mercado de paisagismo, arquitetura e decoração, de prestígio internacional. Sucesso a todos e sejamos felizes!

 

Equipe: Paisagismo em Foco