A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

CASA COR SÃO PAULO 2013 - Confira como foi o Brunch e os belos projetos paisagísticos


Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto2  Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto4

        Agelo Derenze - Pres. de Casa Cor             Cristina Ferraz - Dir. de Relacões

A cerimônia aconteceu na bela praça do paisagista Marcelo Faisal, e na ocasião, o presidente de Casa Cor, Angelo Derenze, inaugurou a 27ª edição em grande estilo e na presença de personalidades e empresários da alta decoração nacional.

Casa_Cor_Brunch_imprensa

Joia_Bergamo_Ludimila Brunete_Fraccaroli_Casa_Cor

sig_bergamin_e_orsini

Marilia_Caetano Caroline_Elkis

riscala_cris_ferraz mari_polesi_orsini_renata_tilli_marcelo_faisal_2

casa_cor_brunch

Sara_Palamoni_Meire_Lemes_Artefacto lepri 

Araucari_Ricardo_Afiune_Casa_Cor Clarissa_Turra_Marcelo_Faisal

Angelo Derenze fez questão de frisar que os homenagiados de Casa Cor 2013 são os próprios profissionais que usaram seus talentos e ousadias para criar ambientes agradáveis e inspiradores para os visitantes.

Angelo_Derenze_-_Casa_Cor_Sao_Paulo_2013

"Os homenagiados de Casa Cor neste ano são os Profissionais", frisou Angelo Derenze

Como em todos os anos, nosso foco foi captar a essência dos projetos paisagísticos nas áreas externas da Mostra, que diga-se de passagem, estão maravilhosas e com muita novidade em termos de produtos e soluções para o paisagismo, sendo representadas por paisagistas da mais alta qualidade, como: Marcelo Faisal, Luis Carlos Orsini, Roberto Riscala, Renata Tilli, Marcelo Bellotto, Sara Palamoni & Meire Lemes, Chris Pierro e Katya Francisco.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto56  Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto57

Seguindo o trajeto desde a entrada e indo até a saída, vamos começar apresentando o inovador projeto paisagístico de Luis Carlos Orsini – Tributo a Inhotim:

Luis_Carlos_Orsini_-_Casa_Cor_Sao_Paulo_2013

Luis Carlos Orsini

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto5O ambiente tem 1200m², no qual, Orsini criou uma vegetação rica e densa com plantas tropicais adultas, sobretudo as palmeiras, remetendo às paisagens criadas por ele no entorno dos grandes lagos do Instituto Inhotim, instituto brasileiro conhecido mundialmente por sua intervenção paisagística e de concepção do próprio Luis Carlos Orsini. O espaço, além de exuberante pela imponência das palmeiras, conta com um lago ornamental de 500m² de formas orgânicas e filtragem natural.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto7

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto8

Com a colaboração de sua sócia e esposa, Leda Franco de Sá,  o ambiente Tributo a Inhotim recebeu um agradável lounge sob um platô cercado por um imenso deck, além de duas rampas de acessibilidade.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto10

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto9

Avançando em nosso trajeto, agora vamos apreciar a praça decorada com o belo projeto de Roberto Riscala – Jardim das Casas:

Roberto_Riscala_-_Casa_Cor_Sao_Paulo_2013

Roberto Riscala

Seguindo a proposta de criar uma essência através de cores básicas e planos geométricos, Roberto Riscala utilizou recursos desenvolvidos a partir de Mondrian (pintor holandês modernista) para criar o Jardim das Casas. Seu projeto cria um atmosfera de acolhimento, relaxamento e contemplação.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto12

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto13

A instalação de um Spa em meio a plantas ornamentais e vasos com lavandas garantem relaxamento e diversão para adultos e crianças, de dia e/ou a noite. O piso para área externa é de alto tráfego, com linhas retas que possibilitam uma textura altamente antiderrapante com design contemporâneo.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto15

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto14

Seguindo em frente em nosso trajeto, chegamos no ousado ambiente paisagístico de Renata Tilli – Tenda do Café, Lodge da Paisagita:

Renata_Tilli_-_Casa_Cor_Sao_Paulo_2013

Renata Tilli

A essência do ambiente consiste em apresentar as tendas desenvolvidas em bambu que, aliadas ao aço inox industrial, trouxe inúmeras  possibilidades de uso e praticidade em sua montagem.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto25

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto23

Essas tendas podem ser usadas na praia, sobre decks de madeira, ou simplesmente como um louge no gramado ou como uma sala de massagens ao ar livre, pois, a leveza natural deixa fluir boas energias no ambiente.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto26

O espaço, batizado também de Ecotenda Bambu Carbono Zero, é composto por lindos mobiliários externos, vasos, mesa de jantar, bancos de madeira certificada e arranjos florais, além de seus bambus oferecerem garantia de 10 anos pela empresa Bambu Carbono Zero.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto28

Seguindo em frente, aterrisamos no magnífico ambiente de Marcelo Bellotto – Jardim Itinerante, cujo o foco central está no conceito de jardim móvel agregando praticidade e funcionalidade ao projeto, que é um convite ao relaxamento e bem estar.

Marcelo_Bellotto_-_Casa_Cor_Sao_Paulo_2013

Marcelo Bellotto

Todos os lindos vasos, móveis e floreiras foram idealizados por Marcelo Bellotto e os componentes do espaço são itinerantes, trazendo à tona um novo conceito para jardins, o de mobilidade espacial, que permite o deslocamento das peças bem como sua rápida montagem e desmontagem.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto17

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto18

O Jardim Itinerante é despojado, voltado ao descanso e ao relaxamento, promovendo a beleza e o bem estar. A vegetação se apresenta de forma inusitada, escultural e pontual.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto19

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto20

Durante a noite, o cenário se transforma em um ambiente mais intimista com o uso do elemento fogo da Construflama e Iluminação Light Source, fabricadas em tom cinza especialmente para este projeto.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto21

Caminhando avante, entramos no ambiente considerado o epicentro das áreas externas de Casa Cor: Jardins da Simplicidade, assinado por Marcelo Faisal:

Marcelo_Faisal_-_Casa_Cor_Sao_Paulo_2013

Marcelo Faisal

Os Jardins da Simplicidade nasceram do desejo do paisagista em usar formas puras, opostas complementares e bilaterais com lados parecidos e refletidos. São dois jardins independentes, um orgânico e outro formal.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto29

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto30

No orgânico, Faisal explorou a beleza das formas e a sutileza das cores, com círculos transformados em mandalas. No formal, o jardim seduz apesar de rígido, retílineo e geométrico, ao mesmo tempo que é agradável por conta da água, dos peixes, dos frutos e do frescor que desperta.  

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto33

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto32

Pensando na baixa manutenção, Marcelo Faisal usou, propositalmente, pouquíssimas espécies vegetais, sem ser minimalista.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto34

Aproximando da etapa final dos espaços, seguimos para o corredor bastante conhecido de todos nós, onde a figura emblemática de abre alas é o pergolado sempre esplendidamente ornamentado pelo paisagismo. Este maravilhoso ambiente foi projetado por Chris Pierro e batizado de: Pergolado – Jardim de cores e texturas.

Chris_Pierro_-_Casa_Cor_Sao_Paulo_2013

Chris Pierro

A inspiração de Chris Pierro emanou das cores e das texturas, criando um caminho que acolhe todos os ambientes abrigados ao longo do pergolado vermelho, de forma aconchegante, alegre e harmonioso, sendo um convite a contemplação e um despertar dos sentidos e sensações, por meio dos diferentes verdes que compõem o jardim e a luz e sombra que criam imagens e perspectivas.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto37

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto38

No Pergolado – Jardim de cores e texturas – é de se ressaltar as cores vibrantes do mobiliário, as espécies vegetais revisitadas, as lindas orquídeas no jardim de reflexos, os cantos e recantos.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto40

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto39

Para dar um toque de requinte e valorizar o projeto paisagístico, Chris Pierro ultilizou vasos vietnamitas e exclusivas bacias de cobre envelhecido, além de móveis para áeras externas, revestimentos naturais, seixos e bambus.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto42

Agora estamos no penúltimo ambiente paisagístico da Mostra e a beleza deste espaço surpreende pela sua criatividade e funcionalidade dignas de um terraço aconchegante. O Terraço da Jabuticabeira foi concebido por Sara Palamoni & Meire Lemes, da empresa SM Interiores e Paisagismo.

Sara_Palamoni_e_Meire_Lemes_-_Casa_Cor_Sao_Paulo_2013

Meire Lemes & Sara Palamoni

Este acolhedor ambiente nos transmite paz e tranquilidade ao admirar a exuberante jabuticabeira desfrutando de uma sessão relaxante de ofurô.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto43

Os vasos vitenamitas, o deck de madeira, a espreguiçadeira, os jarros e as plantas exóticas dão o toque de bom gosto para a arte de morar bem e desfrutar de um terraço gourmet que conta com mesa de jantar em madeira certificada, ombrelone, churrasqueira, forno e acessórios gourmet.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto44

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto45

Durante a noite, O Terraço da Jabuticabeira conta com luminotécnica que transforma este espaço deixando-o mais intimista e contemplativo para que o visita.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto48

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto47

E para fechar em grande estilo o elenco de profissionais e ambientes de paisagismo em áreas externas de Casa Cor São Paulo 2013, apresentamos o ultimo espaço da Mostra:  Playground e Jardim da Casa de Chá, projetado por Katya Francisco.

Katya_Francisco_-_Casa_Cor_Sao_Paulo_2013

Katya Francisco

A inspiração para este ambiente foi a de criar um Parque da Arte e da Escultura Lúdica Interativa, evidenciando a expressão artística que revela um novo olhar, que muda tudo no momento de conceber uma ideia ou um espaço. A expressão artística que emociona e envolve a nós todos, seres emocionais, e que precisamos criar conexão com as pessoas, e nos realizarmos, e nos divertirmos e sermos felizes.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto50

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto51

O Playground e Jardim da Casa de Chá contam com interação lúdica e liberdade de cores estimulantes, buscando inspiração em jogos de tabuleiros, jogos infantis e jogos de labirintos. Um espaço que, literalmente, cria a oportunidade para que todos se divirtam.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto52

O projeto paisagístico conta com vasos vietnamitas, mobiliários em madeira, mobiliários externos coloridos, piso emborrachado, plantas ornamentais exóticas, placas esculturais coloridas e labirinto feito de eucaliptos envernizados, criando uma atmosfera zen e energizante.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto53

Segundo Katya Francisco, este projeto é o primeiro parque para adultos (e crianças) da Casa Cor, até hoje. A profissinal buscou abstrair o que fosse interessante para atender a temática da Casa Cor, com enfoque no design, na arte, e na arte de morar, reforçando as múltiplas possibilidades de interpretações sensoriais dos visitantes de Casa Cor São Paulo 2013.

Casa_Cor_Sao_Paulo_2013_-_Foto54

E neste clima de festa, estamos felizes em mais uma vez levar em primeira mão até você, caro leitor, todas as novidades apresentadas na 27ª Casa Cor São Paulo. Venha visitar com a família e amigos, afinal, é sempre bom bater um papo agradável em nossos jardins. Parabéns a todos os profissionais!


Serviço - Casa Cor São Paulo 2013:

Período
28 de Maio a 21 de Julho de 2013 

Local
Jockey Club de São Paulo 
Av. Lineu de Paula Machado, 1.173 

Horário de Funcionamento
Terça a Sábado das 12h às 21h30. 
Domingos e Feriados das 12h às 20h.

Passaporte
R$ 90,00 
O passaporte não tem meia entrada. É pessoal e intransferível. Dá direito ao acesso a todos os dias do evento.

Site: www.casacor.com.br/saopaulo

0.0_-_banner_rodape