O paisagismo em empreendimentos dos novos tempos

O paisagismo em empreendimentos dos novos tempos


Que a população envelhece. casais gays, trans, e outros tipos de público querem lazer específico. Parece que a tendência é vivermos em “tribos urbanas” cujas pessoas ora se segregam e ora estão juntas e misturadas.

São Paulo hoje oferece apartamentos de 10 metros quadrados onde o apelo é o indivíduo não precisar perder horas preciosas no trajeto casa/trabalho e morar num local compacto mais próximo, tanto que esse empreendimento foi um sucesso de vendas. Parece que as pessoas usarão o espaço do apartamento como dormitórios e a vida diária acontecerá em grupos nas áreas comuns equipadas com lindas salas para co-working, lavanderias interessantes, cozinhas gourmets separadas para receberem grupos de amigos, fitness totalmente equipado, bicicletários decorados, etc. 

coluna benedito abbud 01

Pininfarina Cyrela projeto com foco no público single

Por outro lado, o mercado paulistano oferece também apartamentos caríssimos de 130 metros quadrados com apenas um dormitório e sabemos que existem compradores interessados. Nesses tempos de crise o que está vendendo são os produtos extremos: alto padrão e minha casa, minha vida.

coluna benedito abbud 02

One sixty Cyrela projeto alto padrão

Considerando que uma grande parte do escopo do paisagismo é desenvolver espaços de lazer, a pergunta se coloca: que tipo de atividades em espaços abertos encantaria esses diferentes públicos?

Pesquisas estão sendo elaboradas para atualizar essas respostas, mas já sabemos algumas coisas, como por exemplo.

Espaço pet está sendo muito valorizado tanto para os casais tradicionais que preferem os filhos brincando com os animais dentro do condomínio, quanto para o público single, que cada vez mais têm bichinhos de estimação, principalmente cachorros.

coluna benedito abbud 04

Espaços de confraternização com comidas, louges aconchegantes para reuniões informais, áreas de fitness externas, também estão em alta.

coluna benedito abbud 03

Lounge externo Estação Gabriele Oldebrecht

Embora exista uma onda forte de ligação com a natureza, onde cada vez mais temos pessoas que consomem apenas produtos orgânicos, uma das coisas que mais chama a atenção é que ninguém abre mão da beleza.

Todos querem morar dentro de uma paisagem linda, de fazer inveja aos amigos.

benedito abbud assinatura

www.beneditoabbud.com.br