Como o isolamento social turbinou o paisagismo

Como o isolamento social turbinou o paisagismo


O fato de as pessoas ficarem guardadas em casa entre paredes, fez com que percebessem a falta do verde, a falta da natureza em suas vidas. Tanto que os canais do YouTube que falam de vegetação como o Minhas Plantas da Carol Costa e Vida no Jardim da Lúcia Borges bombaram, com milhares de seguidores.

coluna abbud abril 2021 2

Isso é muito interessante porque as pessoas começaram a querer ter um vasinho, outras até tiraram móveis para caber mais plantas dentro de casa.

Sabemos de alguns truques pra dar uma sensação maior de verde no ambiente interno: deixando vasos próximos a janela pra que a luz entre através da planta (o que é bom pra ela e pro ambiente) e o verde apareça mais na cena; usando vegetação na frente de paredes com espelho, multiplicando sua folhagem; pendurando plantas pendentes, sobre o mobiliário existente em espaços reduzidos; etc.

coluna abbud abril 2021 3

Mas não foi somente dentro das moradias que o verde foi mais requisitado. Quem tem quintal por exemplo, pôde fazer uma hortinha, plantar uma frutífera pra trazer os pássaros para fazer a trilha sonora do jardim. Ter a presença da água, quer seja caindo pra se ouvir seu murmúrio, ou então num pequeno lago pra relaxar vendo a dança dos peixes.

A necessidade de sair de casa fez com que os espaços livres urbanos fossem mais buscados. Principalmente as praças bem cuidadas, que em geral são aquelas em terrenos particulares e abertas ao público, como a praça ao lado do Shopping Cidade de São Paulo e o Brascan Century Plaza, projeto com mais de 20 anos, onde além de curtir a vegetação, você consegue comer, tomar um cafezinho e até trabalhar através da internet grátis.

coluna abbud abril 2021 4

Por outro lado, estão acontecendo vários movimentos de vizinhos requalificado pracinhas urbanas para que todos possam usar. A demanda por parques também está cada vez maior. Aqui você pode caminhar e respirar, aliás mais do que nunca respirar foi tão necessário.

Nos empreendimentos imobiliários, as pesquisas mostraram a vontade das pessoas utilizarem mais as áreas comuns. Para encontrar os amigos, a família e também pra poder se encontrar!

coluna abbud abril 2021 5O desejo de uma área gourmet, playground para a criançada, áreas para a prática de exercícios ao ar livre. Estão em alta, os launges confortáveis, praças de coworking pra poder trabalhar, fazer reuniões remotas que vieram pra ficar uma vez que são mais práticas, mais econômicas e mais eficientes que as presenciais. Por essa facilidade de trabalho, muitas pessoas estão saindo das cidades mais adensadas e mudando-se para o campo ou então buscando locais mais distantes e maiores, onde o metro quadrado de construção é mais barato.

coluna abbud abril 2021 1

As áreas esportivas nos condomínios como quadras de beach vôlei e beach tênis sobre areia também são objeto de desejo. O tech ball criado pelo Neymar, espécie de tênis de mesa, também está sendo muito requisitado e funciona bem em espaços reduzidos.

Lareiras externas usadas nas regiões mais frias do Brasil, convidam à reunião com os amigos, a conversa junto ao fogo, cujas labaredas nos relaxam e limpam nosso cérebro.

benedito abbud projeto paisagistico 1

Agora... o que mais mudou provavelmente foram as áreas de piscinas. Deixaram de ser um tanque pra nadar e se tornaram local de encantamento, local pra ficar, pra curtir e pra tomar sol, tão importante para nossa imunidade.

Outra função importante das piscinas é serem belas pra mostrar pros amigos e familiares. Os mobiliários vão muito além das espreguiçadeiras: tendas de madeira com cortinas de tecidos e ilhas com futons encantam; também as ilhas de vegetação entre decks molhados que espelham de forma invertida a paisagem criada. Aleias de palmeiras com seus fustes iluminados quando emergem das águas geram surpresa..... e surpresa em paisagismo provoca a sensação de beleza!

coluna abbud abril 2021 6

 Ainda áreas sombreadas são importantes, porque embora as crianças adorem ficar o tempo todo no sol, sombra e água fresca que é bom pra todoa a família.

A pandemia está sendo uma coisa terrível. Trouxe tristeza, trouxe medo, perdemos pessoas queridas, mas tudo tem um lado bom e esse lado bom foi as pessoas valorizarem mais o paisagismo!

coluna abbud abril 2021 6

Benedito Abbud