Deixe o jardim impecável para a temporada de inverno


benedito_abbud_colunista

 

 

Os dias frios pedem preparo especial de jardins e áreas externas; veja como recepcionar moradores e visitantes com mais aconchego nestes espaços, pois, mesmo com a aproximação do inverno e a queda na temperatura, as pessoas começam a buscar regiões mais interioranas ou serranas para passar suas horas de descanso e lazer. Nas férias e finais de semana dessa época do ano, os refúgios deixam de ser as casas de praia, que dão lugar às casas de campo. E, como o próprio nome diz, campo está ligado à natureza. Então é preciso preparar os jardins e as áreas externas para recepcionar moradores e visitantes.

 

 

 

Para a maioria das pessoas, a vegetação é a grande preocupação no inverno, pois é quando algumas árvores abandonam suas velhas folhas. Mas muitas espécies aproveitam o clima frio para florescer e colorir a paisagem, como os ipês amarelo, rosa e branco, atraindo, beija-flores, borboletas e pássaros, o que aumenta suas chances de reprodução e perpetuação na natureza.

benedito_abbud__-__coluna_julho_-_inverno4

Além disso, com a ausência de suas folhas, a luz do sol passa pelas copas e alcança o solo, enchendo-o de energia. Se no verão é possível ter um espaço aconchegante e sombreado com as copas folhadas dos ipês, o mesmo ambiente ensolarado pode ser criado no inverno, quando os amenos raios de luz são prazerosamente bem-vindos.

benedito_abbud__-__coluna_julho_-_inverno3    benedito_abbud__-__coluna_julho_-_inverno2

Outras espécies também se dão bem no inverno e podem compor de maneira harmônica o jardim, tais como quaresmeira - que também floresce no começo do ano -, pata de vaca e mulungus (entre as árvores); primaveras e flor de São João (entre as trepadeiras); camélias, azaléias, gardênia e orquídeas olho-de-boneca (entre as flores).

Para desfrutar confortavelmente desse jardim, seja sozinho ou em grupo, a dica é criar lounges externos com sofás e mesas resistentes à chuva e dispostos de maneira semelhante à da sala de estar interna. Além disso, uma luz discreta e quente com o fogo das piras e até clareiras externas criam um clima gostoso e agradável para conversar e se aquecer junto à natureza.

benedito_abbud__-__coluna_julho_-_inverno5

Mas esse lazer e descanso não é privilégio de adultos. No inverno, o jardim tem lugar garantido para toda a família: desde as crianças, que podem se divertir em uma deliciosa casa na árvore rodeada por frutíferas, como jabuticabeira, caquizeiro, figueira, pessegueiro e pereira; até os animais de estimação, que podem aproveitar as horas de sol para brincar no pet place.

O ambiente da piscina também merece atenção, embora seja mais um lugar de contemplação do que de uso, nessa época do ano. De qualquer forma, é sempre bom manter o espaço harmônico, bonito e limpo, principalmente em relação à vegetação: as plantas menos indicadas para esse local são as de folhas miúdas e as caducas, já que caem no inverno. Por causa de suas características, elas acabam "sujando" a água, o que requer uma limpeza e manutenção mais frequentes.

benedito_abbud__-__coluna_julho_-_inverno6

Vale também estar atento à boa luminosidade do local onde estão as plantas e às regas moderadas no inverno, uma vez que a evaporação é menor e, portanto, demora mais para secar a terra. "Esses cuidados aliados a elementos e equipamentos empregados no jardim ajudam a compor a área externa de uma casa de campo, tornando-a mais aconchegante e acolhedora em meio a esse clima frio.

benedito_abbud_assinatura

Arquiteto Paisagista