15 º Congresso Brasileiro de Paisagismo na Fiaflora

15 º Congresso Brasileiro de Paisagismo na Fiaflora


0.0.0_benedito_abbud

 Isso demonstra positivamente que o mercado de nossa profissão já está crescendo bastante a sua área de atuação. E muito bom ver que muitos colegas estão participando de trabalhos urbanos, além dos tradicionais jardins residenciais.

Fico muito feliz de  ver que aquele tempo, quando eu batia na porta de obras em andamento para oferecer meus serviços, implorando para fazer o jardim, já vai longe. Lembro que dessa maneira, entrava em contato com as construtoras e aproveitava para mostrar o quanto o paisagismo poderia agregar benefícios sem aumentar os custos.

 

 

 

 

 

 

 

Que se eles nos contratassem com antecedência, antes do edifício estar terminando, poderíamos melhorar muitas coisas, ao mesmo preço de execução.

Explicava que em geral essas coisas eram objeto de desejodos compradores e infelizmente não estavam sendo oferecidas. Mostrava que a área externa ia muito além de um jardim bonito, era sim, uma importante área de lazer para toda a família.

0.0.0_Calada_Viva

Fico feliz em ver que hoje praticamente toda a casa de um padrão razoável ou um empreendimento imobiliário sempre tem um colega assinando o paisagismo. Alguns temas foram discutidos nesse congresso e mostram as tendências dos novos tempos.

É o caso da palestra da Diana Ceballos da Colômbia, que falou sobre “O Desaparecimento do Autor". Acho que, embora alguns nomes ainda sejam significativos, o processo da criação sem duvida, cada vez mais, passa a ser coletivo, feito por uma equipe e não mais pelo “gênio” solitário. Hoje grandes escritórios com grandes equipes fazem os importantes projetos do mundo.

0.0.0_Cidade_Jardins

É o casoda AECOM (inglesa) e TURESCAPE (chinesa), essas empresas conseguiram criar um portfóliointernacional, que as qualificam para trabalhos de grande responsabilidade. Isso gira o círculo, capacitando-as para esses desafios, inclusive dando-lhes enorme expertise na participação de grandes concursos internacionais. Porém acredito que exista trabalho para todos.

Mas o mercado é cada vez mais exigente. Pede respostas rápidas e precisas. Pede que estejamos capacitados previamente, alinhados com aquilo que existe de mais atual no universo paisagístico do momento.

0.0.0_Calada_Viva_2

Por isso que o congresso foi importante. Ele nos fez pensar em problemas que sem dúvida enfrentaremos num futuro próximo.

0.0.0_Congresso_fiaflora

Serão ferramentas para que possamos enfrentar os desafios quando eles surgirem. Batalhar para ampliar o mercado é sempre positivo, quando isso acontece, fortalece a todos os profissionais da nossa área.

0.0.0_benedito_abbud_assinatura

 

 

 

Arquiteto Paisagista