A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Silvana Novaes da Vasart é destaque na Revista Natureza de Primavera


Planejar o jardim vai ser um prazer. Esta era a expectativa da leitora Silvana Novaes quando decidiu renovar, sem a ajuda de um paisagista, o espaço sobre a laje da garagem de sua casa. A decisão foi tomada depois de ver o projeto da paisagista Ivani Kubo, publicado na edição 296 da Revista Natureza. “O espaço era repleto de frutíferas e dava dicas de execução”, conta. 
O piso de pedriscos e deque, por exemplo, chamou a atenção por não exigir quebradeira. Outra ideia que ela copiou foi a distribuição das plantas em vasos de mesma cor, mas de tamanhos diferentes. “Eles deixam o jardim mais dinâmico”, explica.
Para levar adiante o plano de criar sozinha seu jardim, a aspirante a paisagista não poupou esforços: mediu a área disponível – 4,5 m x 4,5 m –, e usou uma escala de 1 x 10 para desenhar suas ideias antes de executá-las. O que facilitou o trabalho, segundo Silvana Novaes, foi uma técnica que ela mesma desenvolveu. “Em vez de desenhar os vasos no projeto, eu os desenhei à parte, recortei e fiquei brincado de distribuí-los, até encontrar a melhor composição”, explica.

Vasart_-_Na_Revista_Natureza_1
Vasart_-_Na_Revista_Natureza_2
Laranjinha-kikan e limão-siciliano são duas das frutíferas cultivadas em vaso na parte mais ensolarada do jardim

SABOROSO E COLORIDO
Para escolher as plantas do paisagismo, Silvana Novaes levou em consideração duas coisas que a família gosta de fazer: relaxar no spa e convidar os amigos para um churrasco ou pizzada. Por isso, reservou bastante espaço para o cultivo de espécies frutíferas, ervas e temperos. 
Nos vasos próximos ao spa, local que recebe bastante sol, plantou limão-siciliano (Citrus limon) (1) e laranjinha-kikan (Fortunella margarita) (2), entre outras frutíferas. Já o capim-santo (Cymbopogon citratus) (3) e o alecrim (Rosmarinus officinalis) (4) são mantidos em vasos próximos à parede, disfarçada por podocarpos (Podocarpus macrophyllus var. maki) (5) e pleomele-variegado (Dracaena reflexa ‘Variegata’) (6). 
O jardim também ganhou espécies anuais para ficar colorido. Destaque para o vaso mix elaborado com campânulas (Campanula medium – Champion Series) (7) e maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana – Hybrid F1) (8), e para o vaso empilhável Vasart com rosinhas-de-pedra (9) – uma suculenta bastante rústica – e violetas (Saintpaulia ionantha) (10), planta perene que permanece florida por longos períodos.

Vasart_-_Na_Revista_Natureza_3


Vasart_-_Na_Revista_Natureza_5

A parede vermelha e os tozetos marrons delimitando a área da mesa valorizam a decoração do espaço gourmet

Vasart_-_Na_Revista_Natureza_4

Silvana Novaes planejou a churrasqueira e o forno de pizza brancos para realçar o verde das plantas

REFEIÇÕES NO JARDIM

A cozinha gourmet ao ar livre também foi planejada por Silvana. “Optei por uma decoração clean, para valorizar o verde do jardim”, explica. Como o espaço era comprido, a churrasqueira e o forno de pizza de alvenaria, resvestidos por pastilhas Vidrotil brancas, foram dispostos em forma de “L” em um canto. No outro extremo fica a área de refeições com mesa e aparador de madeira. “Os detalhes da ambientação são a parede vermelha e o piso de cerâmica entremeado por tozetos marrons, que delimitam o espaço ocupado pela mesa e as cadeiras”, diz a jardinista.
Para possibilitar o uso do espaço gourmet inclusive nos dias chuvosos, Silvana optou por instalar uma cobertura com estrutura de metal e fechamento em policarbonato canelado, para barrar os raios solares. “Aprendi na prática que o policarbonato tem que ser canelado. Tinha instalado placas lisas e o sol era insuportável”, conta.
O jardim sobre a laje requer pouca manutenção.As plantas são regadas conforme a necessidade e, mensalmente, Silvana acrescenta um pouco de matéria orgânica aos vasos. Afora isso, o único trabalho é repor alguns pedriscos quando necessário. “Uso um rastelo para varrer as folhas que caem no chão e algumas pedrinhas sempre vão para o lixo”, justifica. É um espaço que só traz alegrias: foi agradável de criar e agora rende bons momentos de lazer.
 
Para mais informações, visite www.vasart.com.br
Fotos: André Fortes