A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

XVII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana – CBAU 2013 em Palmas – TO


Para tanto, estamos usando campanhas publicitárias, produtos inovadores para eventos deste tipo e forte comunicação por mídias sociais buscando atingir a consciência nacional – diversos públicos formadores de opinião, e assim dar visibilidade à mensagem: a boa cidade é a mescla do natural com o construído. A imprensa pode tem papel decisivo nesta ação, ao reverberar a causa. Nosso objetivo é atingir conselhos profissionais, associações empresariais, instituições de governos, centros de ensino e pesquisa, terceiro setor e interessados no tema, para que possamos conquistar os corações e mentes das pessoas que querem ver sua cidade melhor usando esta sinergia como um fator de indução e facilitar o trabalho de articulação institucional.

Congresso_Brasileiro_de_Arborizacao_Urbana6

“Com este espírito, já conseguimos – a partir do Tocantins, iniciar a sensibilização de instituições como: Caixa, MPE, TCE, setores da Saúde Pública, da Educação, centros de ensino, SEBRAE, SINDUSCOM, CBIC, CAU, CREA, IAB, ABAP, algumas Prefeituras e negociações que continuam. Muitas outras serão chamadas a participar deste grande encontro”, salienta Ramis Tetu, responsável pela comunicação do CBAU 2013 e também é palestrante.

A idéia central do congresso em si é proporcionar aos participantes uma visão transversal das árvores como: I - indivíduos biológicos e agronômicos; II - base das florestas urbanas; III - infraestrutura eficiente das cidades; IV - objeto crítico do bom planejamento urbano. Por olhares distintos e amplos, de diversas áreas: Ciências Agrárias e Ambientais, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Saúde Pública e Comunicação. As inscrições estão abertas, a programação e demais informações pertinentes estão em: Facebook: CBAU XVII e no site:  www.cbau2013.com.br . Especialistas e iniciantes de todo o país virão à Palmas, vivenciarão o estudo de caso da nossa política de Parques e Jardins e trocarão opiniões e experiências – por meio de palestras, diálogos e mini-cursos, em uma grade de programação especialmente pensada para o objetivo de avançarmos com esta política pública.

Congresso_Brasileiro_de_Arborizacao_Urbana2

PÚBLICO-ALVO - CBAU 2013

- Gestores e técnicos de instituições de governos diversas: municipalidades, secretarias estaduais e órgãos estaduais afins, ministérios – de parques e jardins, desenvolvimento urbano e cidades, meio ambiente, habitação, saúde, educação;

- Órgãos fiscalizadores como TCU, TCE, MPE, MPF, Ibama, etc;

- Parlamentos estaduais e municipais;

- Professores, pesquisadores e estudantes de universidades e centros de ensino superior de diversas áreas - arquitetura, engenharias, ciência biológicas e ambientais, gestão de cidades, etc;

- Conselhos profissionais das áreas com ou sem proximidade direta - CAU, CREA, OBA, CRM, etc;

- Associações empresariais (SINDUSCON / CBIC; SECOVI, ABAP, ABO, ABI,

Sistema 5 S – SEBRAE, SESC, SESI, SENAR, SEST;

- Sociedade civil organizada – ONGs;

- Imprensa;

Congresso_Brasileiro_de_Arborizacao_Urbana4

Arborização urbana não é só plantar árvores. É pensar a cidade verde. Aproveitar florestas urbanas e árvores existentes. É entender, cuidar, defender estes seres fantásticos. É entendê-los como equipamentos úteis a todos, ferramenta de todas as políticas públicas, instrumento fantástico de cumprimento de preceitos constitucionais diversos. É proteger exemplares especiais de forma especial. É organizar a cidade com suas estruturas de concreto e asfalto, mas também a natural, tão ou mais importante do que as primeiras.

Congresso_Brasileiro_de_Arborizacao_Urbana7  Congresso_Brasileiro_de_Arborizacao_Urbana3

É uma oportunidade ímpar para empresas, municipalidades e governos estaduais proverem seus quadros de técnicos e gestores com uma capacitação técnica e gerencial de alto nível e baixo custo.

 

Sobre:

Congresso_Brasileiro_de_Arborizacao_Urbana5A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana foi fundada em 1992 e congrega os especialistas da área distribuídos em diversas profissões e níveis de atuação: ensino e pesquisa universitária; gestão técnica das áreas de Parques e Jardins das Prefeituras, Jardins Botânicos, órgãos ambientais e urbanísticos nos 3 níveis de governo; projetos, obras e viveiros da iniciativa privada. Tem seu estatuto vinculado à promoção do avanço da arborização urbana no país.

É um capítulo da ISA – International Society of Arboriculture, que congrega os profissionais do setor ao redor do mundo. Realiza desde sua fundação os Congressos Brasileiros de Arborização Urbana – neste ano em sua 17ª edição.

Mais informações no site oficial: www.sbau.org.br