A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Ana Trevisan assina único jardim da Mostra Casa Cor Santa Catarina 2014


Ana Trevisan - Perfil - Casa Cor

 

A Beiramar Norte, dos mais conhecidos cartões postais de Florianópolis, com topografia baixa e plana, entrelaçada por uma pequena faixa de areia, com abundante vegetação típica de espécies de manguezal, de encontro com o mar, é um cenário de contemplação ímpar.

 

 

Envolta dela está a cidade com seus prédios, avenidas, ruas, carros em movimento, transeuntes agitados, cheios de pressa. Este painel foi predominante importante para a decisão da arquiteta e paisagista Ana Trevisan em participar da edição de 2014 da Casa Cor Santa Catarina, onde assina o único projeto de jardim da Mostra.

Ana Trevisan - Casa Cor 2014 3

“A cidade e o fluxo de pessoas que transitam pelas imediações da mostra me inspiraram para o desenvolvimento de um projeto contemplativo, onde eu faço um convite para que as pessoas possam aproveitar este espaço, para descansar, fazer um picnic, sentar na grama, curtir o local”, explica Ana.

Ana Trevisan - Casa Cor 2014 6

O projeto de Ana Trevisan aproveitou as espécies já existentes no espaço, reorganizando seus lugares e incluindo novas plantas, numa variação de tons verdes. “Minimizei o uso das espécies medianas e forrações (Phormium tenax-formio verde e Ophiopogum jaburan-liriope verde), estabelecendo uma geometria natural bem resolvida.

Ana Trevisan - Casa Cor 2014 5

As palmeiras (Carentaria acuminata) são altas, leves, mas dosadas na questão do volume, para não interferir na vista do Arq.Café, projeto dos arquitetos Sidnei Machado e Karoline Bernardino, meus parceiros nesta Casa Cor”, afirma a arquiteta paisagista.

Ana Trevisan - Casa Cor 2014 1

A iluminação recebeu um tratamento especial explorando o uso de lâmpadas de led, o que significa um consumo mais consciente. Outro detalhe que chama atenção é a Micunfa do escultor e também arquiteto, Rô Rita.

 Ana Trevisan - Casa Cor 2014 6

As cores no projeto de Ana Trevisan vão muito além do verde. Vasos, grandes e imponentes, proporcionam um colorido estético mais denso, utilizando-se de tons como o de berinjela e o preto, mais tradicional. “Escolhi para o jardim da Mostra Casa Cor, vasos desenvolvidos em fibra de vidro, que proporcionam um espaço mais leve, além de serem muito mais resistentes a rachaduras”, pontua a arquiteta, que destaque um banco de madeira, num formato em “u”, como uma peça chave em seu plano de paisagismo. “Inseri um banco para que o clima seja apreciado. Não existe fora e dentro, mas sim um lugar que não exclui, integra os espaços como um organismo só”.

 Ana Trevisan - Casa Cor 2014 13

A Casa Cor Santa Catarina segue até 15 de junho, em duas cidades simultâneas. Em Florianópolis no empreendimento Simphonia WOA Beiramar, na Avenida Beira-Mar Norte, 3.974, e na Praia Brava, em Itajaí, no Condomínio Riviera Business - Mall -, na Rod. Osvaldo Reis, 3281.

Contato: http://www.casacor.com.br/santacatarina/