A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Araucari enobrece o conceito de Design em lixeiras ecológicas para áreas externas


 

 
Exatamente por este know how adquirido ao longo dos anos e com o ótimo relacionamento com profissionais de paisagismo e arquitetura, a Araucari foi escolhida para desenvolver as lixeiras ecológicas que hoje são usadas em 2 dos mais importantes parques brasileiros: Inhotim em Minas Gerais e o Jardim Botânico no Rio de Janeiro.
 
Araucari Arte - Inhotim 1
Parque Inhotim - MG
 
Araucari Arte - Jardim Botanico 2 Copy
Jardim Botânico - RJ
 
“Para nós da Araucari, a lixeira é um item de grande utilidade e deve ser uma peça de design, que precisa estar sempre aparente e integrar-se ao ambiente ao invés de ficar escondida”, frisa Ricardo Afiune, designer de produto e proprietário da Araucari. Tanto no Parque Inhotim - MG como no Jardim Botânico - RJ, o objetivo é começar a coleta seletiva para incentivar os visitantes a separarem o que é orgânico e inorgânico, colaborando para que seja dado o devido destino ao lixo.
 
Araucari Arte - Inhotim 3
 Parque Inhotim - MG
 
O conceito das lixeiras foi inspirado nos antigos cestos de palha trançada, aliando o design e a função. Para Inhotim, as lixeiras foram feitas com Tetra Pack reciclado e alumínio reciclado. Para o Jardim Botânico, as lixeiras foram feitas em madeira cumaru com DOF do IBAMA e alumínio reciclado.
 
Araucari Arte - Jardim Botanico 3 Copy
Jardim Botânico - RJ
 
“Ambas lixeiras são cilíndricas com diâmetro de 40cm devido ao fato de terem o mesmo diâmetro das árvores dos parques, com isso, elas se integram melhor ao ambiente de forma harmoniosa. Em caso de chuva, as lixeiras possuem tampas apropriadas para proteção e evitar que a água cause vazamento do conteúdo interno”, explica Ricardo.
 
Araucari Arte - Inhotim 4
Araucari Arte - Inhotim 5
Parque Inhotim - MG
 
Araucari Arte - Jardim Botanico 2 Copy
Jardim Botânico - RJ
 
Ao passear por esses dois importantes parques brasileiros, note as lixeiras e colabore com a devida coleta seletiva, afinal, com a participação de todos e ótimas iniciativas de empresas comprometidas, nosso meio ambiente terá mais vida e beleza para apreciarmos, isso sem falar na qualidade dos nossos parques que também se elevará e garantirá uma opção saudável de lazer para todos nós e para as futuras gerações. Conheça a Araucari e se surpreenda com suas linhas de móveis sustentáveis.