A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Arte que transforma


Obras de arte têm o poder de trazer vida, beleza e sofisticação aos ambientes. É uma solução incrível para finalizar a decoração. Mas para aproveitar ao máximo o potencial das obras de arte é necessário passar por um criterioso processo

Arte que transforma 1 Copy

Obras de arte inspiram e enriquem os ambientes tornando-os mais charmosos e chiques. Além disso, é uma ótima forma de inserir identidade e tornar o espaço mais original e bonito, principalmente quando as peças são criadas de forma exclusiva. Mas antes de especificá-las é importante analisar qual peça harmoniza melhor com a proposta do décor.

Arte que transforma 2 Copy

“Para uma escolha bem sucedida, devemos analisar alguns itens importantes, por exemplo, que tipo de obra de arte é melhor para o projeto. Em alguns ambientes uma tela cai bem, já em outras uma escultura é ideal. Outro ponto é entender o que é melhor para a harmonia do espaço: se uma única peça ou uma montagem com várias obras. Enfim, são vários itens que é preciso levar em conta”, conta o arquiteto Luís Fábio Rezende Araújo.

Arte que transforma 3 Copy

O profissional especifica muitas obras de arte em seus projetos e ressalta as cores como ponto importante na hora de escolher as peças que irão compor a decoração. “As obras não precisam ser da mesma época e possuir o mesmo estilo ou dimensões, mas acho muito interessante elas terem afinidades estéticas. Mesmo que sejam peças de artistas diferentes e com focos distintos é importante que tenham a mesma gama de cores”, pondera Luís Fábio.

Arte que transforma 6 Copy Arte que transforma 7 Copy

Se o arquiteto é quem vai decidir qual obra de arte é ideal para cada espaço, o artista plástico é o responsável por atender essa necessidade. Os dois profissionais atuam junto e o trabalho de um complementa o do outro, principalmente quando se busca algo exclusivo.

Arte que transforma 8 Copy

Ricardo Carvão, artista plástico, explica como é sua preparação quando lhe é solicitado a criação de uma peça para um ambiente específico: “Normalmente gosto de ir ao local, sentir o espaço, escuto o desejo do cliente, do arquiteto/designer e deixo minha imaginação fluir”.

 

Arte que transforma 10 Copy

 

O artista já produziu várias peças para projetos de decoração e fala sobre o desafio de estar constantemente inovando. “Eu tenho milhares de obras já prontas em meu ateliê, mas quando eu vejo o lugar já quero criar algo especialmente para o espaço. Normalmente, a grande maioria das peças que faço gera trabalho porque eu estou sempre procurando mudar, fazer algo novo e durante a execução vai surgindo vários percalços que vou solucionando à medida que eles aparecem”, analisa Ricardo.

 

Arte que transforma 12 Copy

 

Portanto, não se trata apenas de considerar a beleza ou importância de uma obra de arte. Suas cores, dimensões e estilo vão ser determinantes na escolha da peça que irão fazer parte de um ambiente. Essa é uma decisão importante já que uma obra de arte marca a decoração se tornando, muitas vezes, até protagonista. Para uma fazer uma boa opção e valorizar o espaço é interessante contar sempre com ajuda profissional.

Arte que transforma 10 Copy

Neste projeto, o arquiteto Luís Fábio Rezende optou pela colocação (em destaque) de apenas uma obra de arte de Ricardo Carvão

Já neste outro projeto, o arquiteto Luís Fábio optou pelo uso de telas e também esculturas de Ricardo Carvão para fazer uma rica composição

Mais informações e agendamento de entrevistas:

MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ana Paula Horta: (31) 9852-7018
Fernanda Pinho: (31) 8431-7240