A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Rafaela Novaes assina o estande da Green Wall Ceramic na Expo Revestir 2015


Para o jardim vertical que fica na entrada principal do stand foi proposto algo impactante, que atraísse o público para conhecer o restante do espaço. Apenas com Monstera (Monstera deliciosa), espécie nativa do México e de grande valor ornamental, devido a suas folhas com furos e recortes que conferem grande beleza a esta espécie, a entrada atendeu todas as expectativas.

Green Wall Ceramic Revestir 2015 13

Localizado na lateral externa ao ambiente, este jardim vertical apresenta uma ideia totalmente diferente. Utilizando apenas espécies que remetessem a lembrança das pessoas e que despertassem a curiosidade, já que as plantas foram distribuídas de forma a criar um “mix”, apenas com espécies como samambaias, renda-portuguesa (Davallia fejeensis), avencas (Adianthum sp.) e pacová (Philodendron martianum). Dentre as espécies de samambaias, podemos citar a Samambaia-americana (Nephrolepis exaltata), Samambaia-paulista (Nephrolepis pectinata), Samambaiajamaica (Phymatodes scolopendria), Samambaia-prata (Pteris cretica), entre outras.

Green Wall Ceramic Revestir 2015 17

Foi gratificante ver o público identificando as espécies em meio ao jardim vertical, pois quase todos já tiveram ou conhecem alguém que tenha alguma daquelas espécies em casa. Pois muitas destas plantas sempre estiveram presentes nas casas de nossos avós, desta forma remetendo às lembranças e emoções da infância, palavras da arquiteta Rafaela Novaes.

Green Wall Ceramic Revestir 2015 27

Já para o jardim vertical localizado no interior do stand foram utilizadas espécies com texturas e cores em diferentes tonalidades criando um contraste com os elementos vazados, os cobogós. Entres estas espécies destacam-se os Caládios (Caladium sp.), plantas que estavam em desuso e agora voltaram a ser produzidas em maior quantidade em Holambra, cidade do interior de São Paulo responsável por grande produção de plantas para o paisagismo.

Green Wall Ceramic Revestir 2015 12

As Marantas (Maranta sp.) e Calatéias (Calathea sp.) com suas folhagens ornamentais foram ótimas opções para esta composição. O do Ripsális (Rhipsalis baccifera) foi utilizado para dar o efeito de profundidade, destacando ainda mais outras folhagens exuberantes como o Asplênio (Asplenium nidus), Íris (Neomarica cândida), Filodendro (Philodendron undulatum), Echevéria-gigante (Echeveria elegans) e Aspargo-rabo-de-gato (Asparagus densiflorus).

Contato: www.greenwallceramic.com.br