A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Silvana Novaes e Ana Maria Gaspar idealizam um lindo jardim na mostra da Expoflora 2015


O projeto teve inicio com uma pesquisa, onde pudemos constatar que hoje no Brasil a maioria dos projetos paisagísticos é lindas áreas com plantas, flores e elementos decorativos, porém são pouco integrados às atividades diárias da família.  Contrariamente, ao que identificamos como tendência na Europa e Estados Unidos, onde as pessoas usufruem dos jardins, pois além de contemplativos, são deliciosos espaços de convivência em família, e são desenvolvidas atividades de lazer em meio as plantas e flores, proporcionando sensações de bem estar, alegria, integração e interação com a natureza em sua mais exuberante expressão.

O tema Frutos do jardim Silvana 2

Para compor este cenário, idealizamos um jardim inserido nas atividades de lazer da família, proporcionando um ambiente agradável, interativo, divertido, relaxante e sustentável, despertando, além de sensações, admiração e interesse em manter e cuidar do jardim, e da natureza.

O tema Frutos do jardim Silvana 8

Escolhemos plantas comestíveis e frutas. As árvores frutíferas, hortaliças, ervas e plantas aromáticas, irão diretamente à mesa em forma de temperos, saladas e frutas durante as refeições, elaboradas e preparadas sob a sombra dos exuberantes exemplares arbóreos, que compõem nosso jardim, e ao som dos pássaros atraídos por este ambiente repleto de cheiros, cores e vida.

O tema Frutos do jardim Silvana 9

Seguindo a forte tendência onde as cores prevalecem para dar vida aos ambientes, adotamos a utilização de charmosos vasos de polietileno, que além de super decorativos, facilitam a manutenção e a construção  do jardim, e são uma ótima opção para incentivar adoção de jardins independente do seu tamanho, muitas vezes adaptados para varandas e para o interior das casas.

O tema Frutos do jardim Silvana 4

Buscamos, também, incentivar e valorizar a utilização de materiais, comumente descartados: com a utilização criativa e ecológica de pallets, descartados da indústria, projetamos uma linda churrasqueira, um forno de pizza e uma horta. E com a utilização de pontaletes, descartados da obra da construção civil de uma residência, projetamos um charmoso pergolado e uma cerca para emoldurar nosso jardim.

O tema Frutos do jardim Silvana 2

Visando o uso inteligente da água e a preocupação com a crise hídrica, o projeto contempla um sistema de irrigação através de gotejamento planejado e programado, que mantém o jardim irrigado com a quantidade de água necessária para cada planta.

Profissionais:

Silvana Novaes – Empresária no marcado de jardinagem,  com formação adicional em decoração e arte floral

Ana Maria Gaspar - Paisagista e artista floral. Atua na região de Alphaville e São Paulo.