A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Confira os ambientes de paisagismo da Casa Decor Indaiatuba 2015


Aberta ao público até o 20 de setembro de 2015, a primeira edição da CASA DECOR INDAIATUBA apresenta as principais tendências mundiais da arquitetura, decoração e paisagismo. Com 5 mil m2 de área total, o típico casarão de veraneio que serve como palco para a mostra está localizado no bairro Chácara Belvedere, em Indaiatuba-SP, e agrega grande valorização das áreas externas e de convivência.

Pórtico e Calçada (Raisza Marcia Rissetti - Arquiteta): Primeiramente idealizado como um ponto de referência da amostra, que deveria transparecer a proposta interna da casa, contemporânea e clássica, o que mostrou referencias de classe do mármore, e a rusticidade do concreto aparente e alinhado.

Casa Decor Indaiatuba 2015 1

Eco Bilheteria (Hipólito de Oliveira – Arquiteto e Urbanista): A Eco Bilheteria ocupa a área externa de acesso à mostra. Com apelo sustentável, possui estrutura em tubos de aço. Ela é vedada externamente, com telhas de seção trapezoidal de aço galvalume, na cor natural. As telhas estão fixadas à estrutura de aço por meio de parafusos. Foi instalado na estrutura, um mecanismo antioxidante eletrônico, o qual equilibra os íons do metal, protegendo-os do ataque do meio ambiente (leia-se aços corrosivas de chuvas, ventos, maresias, etc). Este sistema é patenteado no Brasil e em mais de 100 países. Um leitor com LED, do tamanho de uma tampa de interruptor 4x2, acusa a ativação do mecanismo.

02. Eco Bilheteria Hipólito de Oliveira.jpg JUCA FERREIRA

O fechamento interno das paredes, projetado pelo arquiteto e inspirado em ambientes europeus contemporâneos, é feito por tábuas de madeira pinus de reflorestamento. Estas recebem proteção Stain contra ações do meio. São placas com larguras diferentes entre si, formando uma métrica constante. Com espaçamento de 15mm entre réguas, torna visível as estruturas, tubulações e demais elementos construtivos, facilitando a leitura das interferências embutidas. Isto se aplica para os casos como o da eco bilheteria, cuja estrutura deverá ser desmontada no final do evento.

Espaço Sustentável CORPUS (Lourdes Abbade – Arquiteta e Urbanista / Rommel A. Sauerbronn – Engenheiro Agrônomo): O protótipo segue o estilo moderno, utilizado como um escritório longe, para atendimento e realizações de negócios. Totalmente sustentável, desde o pensamento da construção, que é desmontável, com o objetivo de ser itinerante. O sistema construtivo é similar ao americano, sendo que tem todo um estudo de adaptação ao clima tropical do Brasil, no que se refere ao conforto térmico e acústico.

03. Espaço Sustentável CORPUS Lourdes Abbade e Rommel A. Sauerbronn JUCA FERREIRA

Tanto sua estrutura como as paredes internas e externas são todas em painéis (fabricado pela empresa Sharewood) de madeira Teca, nativa da Indonésia onde é utilizada para área naval, sendo que no Brasil, suas primeiras mudas foram plantadas há 35 anos atrás, na região do Mato Grosso. A madeira Teca, que é de reflorestamento, resiste as intempéries e possui grande facilidade de manuseio, além de oferecer versatilidade de uso através dos painéis. A área total interna do protótipo é de 18 metros quadrados com beirais de sessenta centímetros e telhado verde no sistema Tec Gardem, fabricado pela empresa Remaster. O projeto projetado pela Arquiteta Lourdes Abbade contou com a parceria de diversas empresas em sua construção.

Jardim das Boas Vindas (Rogério Ferreira de Freitas e José Ilson de Freitas – Paisagistas): Nosso projeto foi desenvolvido a partir da ideia de formar um jardim mais aconchegante, limpo, sem muita informação, com plantas robustas e muitas folhagens verdes para assim não ficar uma visita cansativa e demorada.

04. Jardim das Boas Vindas Rogério Ferreira de Freitas.jpg JUCA FERREIRA

Como dito antes, usamos uma certa variedade de plantas, com bastante folhagens verdes e alguns vasos, tudo bem distribuído para aproveitarmos bem o nosso espaço e criarmos uma paisagem harmônica e simpática de ser observada.

Dessa maneira, após todas as ideias e a execução do serviço, criamos um típico jardim de uma casa de veraneio.

Varanda de Veraneio (Marcela Buono – Designer de Interiores / Alessandro Oliveira – Arquiteto / Giovanna Greghi – Designer de Interiores): Nossa intenção foi descaracterizar a varanda e criar um ambiente diferenciado, para isso precisávamos "esconder" as paredes criando situações diferentes. Abusamos de materiais e texturas diversificadas para conseguirmos setorizar cada espaço da varanda sendo assim na área destinada ao convívio social, criamos um painel de mármore calacata nacional (semelhante ao calacata internacional, porém muito mais acessível), ladeado por painéis estofados de suede.

11. Varanda de Veraneio Alessandro Oliveira Giovanna Greghi e Marcela Buono.jpg JUCA FERREIRA

Setorizando a área para degustação de vinhos e jogos optamos por um painel fotográfico, remetendo ao hobby do morador, o painel adesivo de grandes proporções foi aplicado sobre uma chapa de MDF colada na parede para evitar possíveis imperfeições desta.

Para remeter a natureza, bem-estar e aconchego, a área destinada a meditação e relaxamento foi revestida com um painel em MdF laminado no padrão madeira, usamos ainda o cobogo cerâmico artesanal trazendo então movimento e profundidade para o espaço, finalizando com um pequeno jardim vertical feito com plantas permanentes!

Jardim do Casal (Jane Gonçalves – Designer de Interiores / Rose Panetta – Designer de Interiores): Nosso jardim é algo simples mas com aconchego, fácil de manter. As espécies de plantas podem ser trocadas com facilidade nos casos de necessidade ou desejo por outro visual.

Casa Decor Indaiatuba 2015 144

Tentamos imprimir uma sensação de intimidade e relaxamento para o casal, deixando de lado tecnologias. É um espaço para curtir momentos singelos, degustar um vinho com tranquilidade ou ler um bom livro.

Casa Decor Indaiatuba 2015 145

Optamos em manter a mesma textura da fachada nas paredes da varanda para dar um toque de simplicidade e não poluir o visual num todo. Tinhamos um desafio de cobrir algumas janelas existentes e não pudemos contar com recursos que exigissem perfuração das alvenarias por tratar-se de paredes hidráulicas. A solução encontrada foi recobrir as aberturas com tecido floral que deu um toque a mais de romantismo e cor ao ambiente, além de ter baixo custo e poder ser substituido com facilidade.

Jardim da Contemplação (Allan Ourives – Engenheiro agrônomo e paisagista / Célio Cotting – paisagista): Num processo criativo e harmonioso foi elaborado uma dinâmica combinação de texturas, volumes e inspirações artísticas, criando um ambiente contemporâneo, aconchegante e comunicador. Procurou-se evidenciar a combinação de cores com a linearidade, que é uma forte tendência paisagística, proporcionando beleza e inovação para quem contemplará a paisagem criada.

Casa Decor Indaiatuba 2015 98

- Os dois profissionais possuem 02 escritórios, um em Itu e outro aqui em Indaiatuba.

- Escolha do ambiente: os profissionais escolheram este ambiente por simbolizar o trabalho deles, pois eles transformam sonhos em paisagens contemplativas!

- Destaques do projeto: Num processo criativo, dinâmico e harmonioso foi criado um ambiente contemporâneo, aconchegante e comunicador. Procurou-se evidenciar a combinação de cores e texturas com a linearidade, que é bem marcante no ambiente, como vocês podem ver.

- Inspirações e tendências: A forte tendência desse ambiente é a linearidade. Foi criado uma combinação de cores, texturas e volumes bem interessante e arrojada. Também foi combinado conhecimentos técnicos e botânicos, junto com inspirações de expressões artísticas. Assim, eles conseguiram proporcionar beleza e inovação para quem irá contemplar a paisagem criada.

Casa Decor Indaiatuba 2015 99

PROFISSIONAIS:

- Nome: Célio Cotting - Tempo de profissão: 07 anos

- Site/ contatos oficiais: www.celiocotting.com.br / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Cidade: Itu/SP

- Nome: Allan Ourives - Tempo de profissão: 04 anos

- Site/ contatos oficiais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Cidade: São Paulo/SP

Bangalô das Primaveras e Terraço do bangalô (Bia Gaiane – Arquitetura e Interiores / Lucilla Almeida – gerenciamento de obras): Inspirações: Considerando o grande público que “foge” da cidade grande para o interior nos finais de semana, criamos um ambiente de estar multifuncional para toda a família: reunião com amigos ao redor da lareira em dias frios, uma boa leitura nos dias de chuva e ainda o relax e contemplação do verde nas tardes de verão...

Casa Decor Indaiatuba 2015 104

A utilização dos tecidos aqua block, forro de fibra sintética e piso drenante propiciam a fácil manutenção do ambiente. Tudo isso somado à elegância da madeira de demolição fazem do ambiente o local ideal para estar do nascer ao pôr do sol!

Casa Decor Indaiatuba 2015 106

Piscina (Mariana Trinca Junqueira – Arquitetura e Design de Interiores): A escolha do ambiente baseou-se no desejo da arquiteta de valorizar os espaços de lazer da casa de maneira inusitada, ou seja, agregando a amplitude e a irreverência de uma área de piscina, com o aconchego e sofisticação de um living.

Casa Decor Indaiatuba 2015 73

A natureza entra como inspiração principal do espaço, desde a implantação do projeto, que leva em conta a valorização do entorno, até a escolha dos objetos, das cores e dos acabamentos. Os tons de beges, marrons e verdes, tirados de elementos naturais, unidos a água, bem como a madeira, a pedra rústica e aço desgastado pelo tempo, exprimem o desejo de criar um ambiente leve, aconchegante e natural, que se integrasse à paisagem do terreno em que foi implantado.

Casa Decor Indaiatuba 2015 81

Deck da Chopperia (Rozimeire Trevizan – Arquiteta):  A profissional, que possui 25 apaixonados anos dedicados à arquitetura, que geraram uma vasta produções de projetos voltados ao segmento residencial, comercial e design de interiores. Nosso propósito é a busca constante pela exclusividade e praticidade, e a forma. Este ambiente procurei transformar espaço bem resolvido, aconchegante e único, Com materiais vintage, retro e modernos, combinações perfeitas.

 Casa Decor Indaiatuba 2015 100

Jardim Saída (Raisza Marcia Rissetti - Arquiteta): Idealizado em um ambiente de “até logo” com sua presença marcante e aconchegante. Referências do clássico voltam para esse enlace da saída.

40. Lounge de Saída Raisza Marcia Rissetti JUCA FERREIRA

CASA DECOR INDAIATUBA

Data: De 31 de julho a 20 de setembro

Local: Alameda José Amstalden, 74, Chácara Belvedere. Indaiatuba-SP

Horário: de quarta a sábado, das 14h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 20h.

Bilheteria: R$ 30,00 (inteira). Nos retornos, será cobrada meia-entrada (R$ 15,00).
Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria da mostra.
Informações: 19 3312-1484 | www.casadecorindaiatuba.com.br