A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Primavera: Cerca de 300 mil pessoas visitam Holambra em setembro para dar as boas vindas à nova estação


Conhecida como a Capital das Flores por responder praticamente pela metade de todas as flores e plantas comercializadas no Brasil, Holambra, uma ex-colônia holandesa localizada a 140 km da capital paulista e, hoje, com apenas 12 mil habitantes, recebe cerca de 300 mil turistas no mês de setembro para dar as boas vindas à Primavera, que começa oficialmente às 5h18 da próxima quarta-feira, dia 23.

Expoflora

O chamariz para tantos turistas à Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil), é a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que, em seus 17 dias de eventos (em cinco finais de semana) serve de vitrine para mostrar as novidades, lançamentos e tendências do setor. Entre as novas variedades de flores que começam a ser introduzidas no mercado nacional estão kalanchoes, agora de corte, para buquês, e resistentes ao hormônio do envelhecimento, as petúnias (super cal) que suportam o sol pleno, o calor e a chuva e três novos tipos de crisântemos nunca vistos antes no Brasil.

Expoflora 2015 2

Chuva de pétalas

Para receber as centenas de milhares de visitantes, a Expoflora abre o seu lindo e arborizado parque de 250 mil m² para realizar uma alegre festa holandesa, apresentando inúmeras atrações: Exposição de arranjos florais, Mostra de paisagismo e jardinagem, chuva de pétalas de rosas, parada das flores, passeio a uma fazenda produtora e um shopping só de flores e plantas.

Expoflora 2015 4

Para a chuva de pétalas, coloridas e perfumadas, são utilizados cerca de 150 quilos de rosas. Diz a tradição que quem pega uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado. No parque, restaurantes e lanchonetes oferecem comidas típicas. O público passa um agradável dia assistindo às apresentações de danças folclóricas nos palcos, além de interagir com os artistas e bandas itinerantes.

Expoflora 2015 6

Os turistas, vindos de todas as partes do Brasil, chegam em excursões ou em automóveis particulares antes das 9h, horário da abertura dos portões, e permanecem até às 19h, quando as atividades do dia são encerradas. O evento, que começou no dia 28 de agosto, segue até 27 de setembro, de sexta-feira a domingo.

Geração de receita

A atração dos turistas gera um movimento da ordem de R$ 22 milhões nas cidades localizadas num raio de 80 km de Holambra, beneficiando hotéis (todos lotados), bares, restaurantes e o transporte rodoviário. Além disso, o evento gera 1.800 empregos diretos e cerca de 5 mil vagas indiretas.

Expoflora 2015 1

A Expoflora contribui para fomentar o comércio de flores e plantas em todo o Brasil, ajudando o incremento de vendas do setor que, este ano, em vez de crise, vislumbra um crescimento da ordem de 8%, driblando as dificuldades hídricas e econômicas do país.

Serviço:

34ª Expoflora

Localização: Holambra/ SP

Data: 28 de agosto a 27 de setembro, de sexta a domingo

Horário: das 9 às 19 horas

Informações para o público: (19) 3802-1421 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.