A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Passeio das Artes na 1ª Mostra EliteDesign

Passeio das Artes na 1ª Mostra EliteDesign


Pensamos esse espaço para conectar os visitantes da mostra à sua essência mais pura. Inspirados por referências de espaços públicos e semi-privados ao redor mundo, onde o visitante é convidado a interagir com o ambiente, criamos uma passarela repleta de cores, obras de arte e muito verde para provocar uma plena experiência sensorial. Queremos que cada pessoa que por ali passar, independente de como tenha entrado, chegue ao fim do caminho sentindo-se em um elevado nível de bem-estar, leveza e alegria.

Passeio das Artes Jardim do Remo 11

O pôr do sol foi a nossa primeira inspiração, por isso, tivemos a ideia de fazer a passarela em sua direção. A partir disto, trouxemos espaços de estares e de contemplação, onde dispomos ao longo do percurso obras de arte em grafite, desenvolvidas pelo Fabio Panone da Flop Studio, e esculturas de ferro. Os espelhos d’água, às margens do caminho, remetem às escuras águas do Guaíba.

Passeio das Artes Jardim do Remo 10

Além disso, nos inspiramos em uma história muito bonita do clube GPA, a Guarnição Júpiter.  Fizemos uma homenagem a ela em um dos grafites. Esta é a mais antiga guarnição do mundo, tem 80 anos e é composta pelos 6 remadores mais experientes do clube.  TODOS os domingos eles tomam café da manhã juntos em uma ilha do Guaíba, demonstrando o amor e a total conexão com o lago, que os proporciona a prática do esporte; é lindo de ver o respeito e o enorme carinho!

Passeio das Artes Jardim do Remo 1

O grafite, que nós tanto admiramos, é uma forte característica no Brasil, reconhecido entre os melhores do mundo! Imprimir esta arte fortifica a identidade que pensamos para o espaço com criatividade, atitude e exclusividade. O mobiliário de cordas da Tidelli e a arte em ferro de Pedro Girardello, com sua permeabilidade e seu jogo sincero de luz e sombra, causam encantamento e ampliam a sensação de plenitude.

Passeio das Artes Jardim do Remo 2

Já o mobiliário em compensado naval foi desenhado por nós com o objetivo de convidar as pessoas a acomodarem-se descontraidamente, aproveitando esta áurea de conexão. Usamos materiais simples, mas de forma criativa! Chamamos a atenção para o muro de blocos de concreto, no qual trouxemos uma nova maneira de aplicá-lo, valorizando os traços retilíneos do material e o efeito desconcertado da iluminação. Ao fundo, o painel amarelo também foi desenvolvido de forma distinta, buscando ressaltar os traços geométricos encontrados ao percorrer em nossa passarela.

Passeio das Artes Jardim do Remo 6

A iluminação foi escolhida para enaltecer a beleza natural, a arte e a alma acolhedora do projeto. Ela é responsável por dar vida ao espaço após o majestoso pôr do sol. Para compor o paisagismo optamos, basicamente, por leves maciços verdes, respeitando e privilegiando as árvores existentes, de médio e grande porte, que já vestiam de verde todo o espaço. 

Passeio das Artes Jardim do Remo 5

A ideia inicial de uma cabana de espelhos -  que permitia que cada pessoa pudesse se observar por diferentes ângulos, evoluiu para os arcos que, além de causar o mesmo efeito da cabana, transforma a visão do espaço em uma colagem de imagens a cada passo do desfilar na passarela, permitindo uma interação provocante com novos pontos de vista da sua própria imagem e de todo entorno.

Passeio das Artes Jardim do Remo 9

O antigo barco de 12 metros disposto na parede em sentido vertical - valorizando a altura da edificação, foi restaurado em busca de homenagear a história do local e de todos os remadores que fazem parte do Clube. Também utilizamos parte da provocante frase de Fernando Pessoa, reforçando a arte de inspirar.

Passeio das Artes Jardim do Remo 8

Com pequenas intervenções buscamos transformar o Passeio das Artes, ambiente adjacente batizado por nós, em um caminho de ligação, reflexão e apreciação. Os toldos em forma de velas, também são uma referência a outros esportes náuticos que fazem parte das relações da cidade e do rio! Os quadros e o grafite do polvo foram pintados pelo artista Renan Canzi, da Casulo Estratégico. Como no mural, fizemos um breefing da ideia e deixamos os artistas livres para criarem, suas artes têm muita expressividade e permitem muitas interpretações, o nosso intuito é fazer com que cada observador possa desenvolver a sua!

Escritório ART | Arquitetos Righi + Tessari

Profissionais Cláudio Righi e Dariana Tessari 

O escritório ART: Arquitetos Righi e Tessari nasceu em 2015 da parceria dos dois arquitetos, que somaram suas experiências e influências para montar uma equipe multidisciplinar focada em oferecer soluções inovadoras para projetos arquitetônicos e de interiores, e para a execução das obras. A equipe trata cada novo projeto de maneira única e especial, para criar ambientes funcionais, bonitos e inspiradores, e para resolver as demandas do cliente de ponta a ponta, do projeto à entrega das chaves.

End.: Rua Auxiliadora, 106 – Porto Alegre/RS

Tel.: (51) 3022-8540

Redes Sociais: (INSTAGRAM, SITE): @arq.righitessari, @righi.claudio,  @tessariarquitetura

Mostra EliteDesign

Clube de Regatas Guaíba – Porto Alegre (GPA 1888)

R. João Moreira Maciel, 470 – Bairro: Marcilio Dias – Porto Alegre / RS

Funcionamento: terça a sexta das 15h às 21h | sábado das 12h às 21h | domingo das 12h às

20:30h | Entrada: R$35,00 (estudante com carteirinha paga meia)