A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

CASACOR Bahia celebra a colaboração e o morar compartilhado na edição 2018

CASACOR Bahia celebra a colaboração e o morar compartilhado na edição 2018


Casacor Bahia 3

O tema da CASACOR este ano é “A Casa Viva” e a mostra vai celebrar o futuro e a era do compartilhamento, que chegou de vez ao mercado de habitação em todas as grandes cidades do mundo.

“A CASACOR é a marca mais importante no mercado de arquitetura e decoração do país. Chegamos em 2018 com o espírito de celebrar os ciclos da vida. Se a casa é viva, devemos celebrar o novo ciclo de compartilhamento e colaboração que vive nosso mercado”, celebra Luisinha Brandão, franqueada da CASACOR Bahia.

Casacor Bahia 1

Com 36 ambientes, a mostra inaugura um novo ciclo após 23 anos. No masterplan assinado pelo renomado arquiteto David Bastos, o visitante vai encontrar três grandes espaços: a área dos lofts, o coliving e a costore. “O visitante vai perceber que os ambientes grandes e suntuosos vão dar lugar aos apartamentos individuais e espaços de coliving, que são as tendências em moradias nas grandes cidades”, explica Luisinha.

ESPAÇOS – O coliving é uma celebração ao compartilhamento. Essa tendência, que é bastante conhecida no mercado de turismo (AirBNB) emobilidade urbana (Uber), chegou de vez na Arquitetura e Decoração. Nesse espaço, o visitante vai encontrar 4 apartamentos individuais (20 m²) com conexão para uma área de uso compartilhado, com living, cozinha, sala de TV, coworking e banheiros.

Casacor Bahia 2

Essa é uma tendência mundial que vem na contramão do isolamento proporcionado pelas novas tecnologias e, em especial, os smartphones, que permitem que as pessoas façam quase tudo sem contato com outra pessoa. “O coliving permite resgatar uma convivência harmônica, olho no olho. Um contato que é cada vez mais valorizado atualmente”, comenta Luisinha.

Na área dos lofts (38m²), a principal atração é a vista espetacular da Baía de Todos os Santos. São dez lofts que serão decorados de acordo com as características de cada um dos moradores definidas pela criatividade do time de arquitetos que integrarão o casting da CASACOR Bahia 2018.

Casacor Bahia 4

Por fim, o visitante chega a área do costore, que é uma das novidades da mostra esse ano. Essa área vai reunir uma loja e um restaurante colaborativo. A loja vai reunir trabalhos de artistas, artesãos e empreendedores locais nas áreas de gastronomia, decoração, artigos para o lar e acessórios masculinos e femininos. A curadoria está sendo feito por Geisa Bacellar, que já detém expertise na área de costore.

Casacor Bahia 5

Já o restaurante também será colaborativo e funcionará num sistema de “ocupação gastronômica”. O ambiente vai receber durante a mostra três operações diferentes de restaurantes, o Poró, La Taperia e Carvão. Os visitantes vão poder experimentar as delícias já conhecidas em seus cardápios durante as seis semanas da principal mostra de decoração e arquitetura das Américas.

Os dois ambientes serão assinados e decorados, mas terão uma vida útil e uma programação independente. O visitante vai poder, por exemplo, acessar o restaurante e a loja colaborativa sem necessariamente visitar a CASACOR. A proposta é que esses dois espaços possam ter uma vida própria, ampliando o impacto da mostra na vida do bairro, realizando eventos paralelos.

Casacor Bahia 7

PIERRE VERGER - A paixão pela Bahia é uma das características que definem o fotógrafo e antropólogo francês Pierre Verger (1902-1996), que viveu a maior parte da sua vida em Salvador. Essa paixão pode ser conferida também na mostra.

A instalação é uma homenagem aos 30 anos de história da Fundação Pierre Verger e, nela, os visitantes poderão conhecer fotografias da Bahia registradas pelo antropólogo na década de 1950. As fotos retratam a cultura, os costumes e o cotidiano baianos, com imagens que remetem à capoeira, ao carnaval, aos orixás e à arquitetura das cidades.

Casacor Bahia 8

Serão ao total 40 fotografias que fazem parte atualmente do acervo da Fundação e são uma maneira de valorizar a memória cultural baiana além de dar continuidade ao trabalho de preservação e difusão da obra de Verger no estado.

Casacor Bahia 10

SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO – A Chácara Baluarte, casarão histórico do século XIX, já recebeu a mostra em 2014 e foi um sucesso de público e crítica, com sua vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos.

A escolha pelo bairro também aponta para uma tendência contemporânea. A CASACOR Bahia este ano vai celebrar a ocupação do centro das cidades, que é uma tendência mundial. As pessoas estão voltando a ocupar os centros (downtown) e optando por bairros essencialmente residenciais, onde você possa ir a pé a sua cafeteria predileta, comprar o pão numa padaria da sua confiança e tomar um happy hour com amigos no barzinho daquele garçom que você conhece pelo nome.

Casacor Bahia 9

“A CASACOR Bahia volta ao Santo Antônio Além do Carmo, pois aqui ainda podemos viver uma sensação de vila urbana, que está sendo muito bem retratada, por exemplo, na novela Segundo Sol”, finaliza Luisinha Brandão.

SERVIÇOS:

O quê: CASACOR Bahia 2018

Quando: de 02 de outubro e 11 de novembro

Onde: Chácara Baluarte – Santo Antônio Além do Carmo

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 16:00 às 21:00hs

Ingressos: R$ 40,00 (inteira)  Meia só para idosos, estudantes universitários ou portadores de cartão da UNE. Cartões só de débito.